Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 5 de julho de 2023

A magia e beleza do fantástico Baralho Cigano e os Orixás

BARALHO CIGANO


1 - CAVALEIRO (EXU): 
Significa o movimento, a transformação da energia espiritual em material. O homem em busca da sabedoria, da autoconfiança e do conhecimento interior. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva. A forma positiva leva à ação realizadora, à manifestação das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos. Também é a criatividade presente no ser humano. Representa as ações, a capacidade de mudar o rumo das coisas. A mensagem dessa carta é: Alcançara seus objetivos. Se estiver rodeada de cartas negativas, sua sorte está ameaçada.
 
 

2 - PAUS ou TREVO ou Os Obstáculos: (Boiadeiros)
Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa. A mensagem é: As dificuldades serão passageiras, se acreditar que possui a força infinita da sabedoria.
 
 

3 - NAVIO (YEMANJÁ):
Significa saúde, viagens, mudanças e a transmutação. Está sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptação a novas realidades. A forma positiva demonstra saúde ou grande capacidade de recuperação, mudanças favoráveis, transformação da rotina.
Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas. Essas águas significam segurança na perigosa viagem da vida. Esta carta enfatiza a importância de todos os sentimentos. A mensagem é: Mudanças positivas em todos os aspectos: fisico, espiritual e material. Se vier perto da carta que designa o consulente, é sinal de viagem breve.
 
 

4 - CASA: (Caboclo Sultão)
Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperação, onde se está protegido e em equilíbrio. Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposição de energia ocorre continuamente. A pessoa está protegida das influências negativas externas.
Na sua forma negativa mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares. Essa simbologia, quando positiva, significa e indica, confiança, a prosperidade, o amor e o apoio familiar. Também significa o equilibrio cósmico. A mensagem é: Quando estiver localizada abaixo da que significa o consulente, é melhor ficar alerta com as pessoas ao seu redor. Do contrário, terá sorte.
 
 

5 - ÁRVORE (Cabocla Jurema):
Significa a fartura, a abundância, o crescimento de tudo o que foi plantado. Na forma positiva significa que tudo que se quer semear será colhido em abundância. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos.
Negativa significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa. Demonstra fertilidade permanente na vida do ser humano, a troca de energias positivas e também a força da vitalidade que existe em cada um. A mensagem é: Quando esta carta aparece longe da que indica o consulente, é sinal de boa saúde. Quando aparece perto, indica sorte e progresso.
 
 

6 - NUVENS (IANSÃ):
São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos. Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto. Negativa indica arrogância. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. A pessoa não consegue se ligar em nada, nem a ninguém. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta. Há nessa carta uma forte sensação de incapacidade em resolver problemas. Também é sinal de mudanças lentas e tristeza. A mensagem é: As mudanças de sua vida deverão ser vagarosas, de acordo com as necessidades. Os momentos de tristeza serão passageiros (dependendo claro, de quais cartas a acompanham).
 
 

7 - COBRA (OXUMARÊ):
Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição; inveja. Se positiva, representa o arco - íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas.
Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente maléfico, sempre pronta para dar seu bote mortal. A mensagem é: Se estiver perto da carta que simbolisa o consulente, é sinal que poderá passar por alguns riscos como traições.
 
 

8 - CAIXÃO ou em alguns baralhos A Vela - (EGUNS):
Significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte.
Na forma positiva demonstra que a perda está próxima ou já configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento. Refere-se na verdade as forças do inconciente que podem levar à destuição, mas também à evolução. A mensagem é: Se estiver afastada da carta que representa o consulente é sinal de mudanças benéficas. O contrario significa acontecimentos ruins.
 
 

9 - RAMALHETE, em outros baralhos A Chuva:  (Ewá):
Significa alegria, satisfação íntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento. A mensagem é: Esta carta é um arcano ligado à alegria, realização em todos os setores da vida.
 

10 - FOICE (OMULU):
Significa o corte, a interrupção do crescimento. A perda da colheita na época de colher o que foi plantado. Rompimento. As decisões a serem tomadas. As opções a serem feitas. Positiva simboliza a transformação. Negativa traz a doença e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da própria vida. Representa a destruição do tempo. É a perda dolorosa no momento certo, o perigo e o desprendimento. A mensgem é: Perigo de ruptura e separação. Mas se esta carta estiver rodeada de outras positivas, indica uma nova chance que surge. 
 
 
11 - CHICOTE: (Obá)
Significa o feitiço, a magia negra. A influência maléfica atuando na vida da pessoa. Um feitiço feito na intenção de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que só pode ser combatido com a própria magia Punição, discórdia. Possível punição. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na família. Seja cuidadoso. Representa também a força, como também pode indicar o poder judiciário e a chance de um acordo em familia. A mensagem é: de acordo com a situação, este arcano representa o uso abusivo da força, quando seria melhor uma conversa. Indica o emprego necessário da sabedoria e da intuição.
 

12 - PÁSSAROS: (Caboclos)
Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenções. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento.
Negativa demonstra que está faltando motivação no relacionamento, que se tornou agora monótono e enfadonho. A vida que se está levando não tem prazeres ou satisfações. Falta estímulo e motivação para viver. Este arcano, quando está perto do arcano da Serpente, tem toda a sua negatividade neutralizada. A mensagem é: Indica respeito pelo par. Também é um aviso para não sufocar o companheiro de ciúme.
 
 

13 - CRIANÇA (ERÊ):
Significa força da infância, a ingenuidade, a pureza e a alegria. Também os filhos que se tem ou se terá. Se positiva significa que a pessoa tem proteção e nada de mal vai lhe acontecer. Vá em frente.
Negativa demonstra tristeza, desesperança, descrédito quanto às possibilidades de vencer os obstáculos. Falta de esperança no futuro. Representa ainda a propria inocência e a naturalidade, ainda presente no coração da pessoa. A mensagem é: Um conselho que diz, que o consulente deve ficar bastante atento com atitudes impensadas, repentinas e infantis. Estas ações podem magoá-la profundamente.
 
 

14 - RAPOSA: (Kyumbas e magos negros)
Carta de aviso de fraude, armadilha, malícia, mentiras. É também a carta de estratagema e engano. Significa também emboscada. Raposas têm bons ouvidos e são silenciosas. Alguém está tentando enganá-lo. Mas também pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece. É as traições, deslealdade e a salvação pela astúcia. A mensagem é: Se aparecer perto da carta que representa o consulente significa que este é muito invejado. Já se aparecer longe é sinal de que esta´se prejudicando com sua inveja e cobiça.
 

15 - URSO: (Obsessores ou demônios)
Significa a falsidade daqueles que se fazem de nossos amigos, porém não o são. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Significa a traição, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja; capaz de subserviência para atingir seus objetivos; mau caráter. Ciúmes. Mas também pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante. A mensagem é: Você deve ter cuidado com falsos amigos, do tipo "amigo-urso". Sentimentos ruins como a inveja, podem interferir nas suas energias.
 
16 - ESTRELA: (Orumilá)
Proteção; predestinação. Destino. Realização. Inspiração. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. Seus planos estão sob uma boa estrela. O sucesso está em seu caminho. Seus dons artísticos e de clarividência estão em crescimento. A mensagem é: Um sinal de que tenha fé em sua intuição. Quando o arcano Os Ventos estiver próximo, quer dizer que existe perigo de tropeços sérios na vida.
 

17 - CEGONHA: (Ogum Matinata)
Representa o nascimento ou a mudança. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudança de casa, uma mudança no relacionamento, um novo casamento.
Negativa representa a falta de mudança, a ausência de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos. Está havendo dificuldade no nascimento de novos planos e oportunidades. A mensagem é: Simboliza o inicio de um novo ciclo em sua vida. Também indica que seus caminhos estão abertos a novas experiências e a prósperos empreendimentos.
 
 

18 - CÃO: (O Mentor da pessoa ou Orixá de Frente)
Representa o amigo fiel, a amizade pura e desinteressada, que realmente quer o nosso bem.
Negativa demonstra que está havendo um mal entendido ou uma má interpretação por parte de um grande amigo. Isto deve ser pesquisado para que se possa superar e a harmonia volte ao relacionamento. A mensagem é: significa que pode confiar nas pessoas com quem convive. É sinal para ficar alerta se a carta Os Ventos estiver por perto. Ela indica desequilibrio na vida amorosa.
 
 

19 - TORRE: (Obaluaê)
Significa a postura interior da pessoa, o verdadeiro EU. O lado espiritual. Isolamento; reclusão; posição defendida; afastamento; pouco interesse nos assuntos comunitários; noviciado; iniciação.
Negativa representa o equilíbrio rompido. Um aprisionamento interior, uma falta de comunicação com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um não enquadramento. Simboliza que o consulente passa por uma fase de busca de seu autoconhecimento. A mensagem é: Este arcano mostra a você que as respostas que tanto espera estão dentro de você mesmo. É só procrar as soluções que deseja em seu interior.
 
 

20 - JARDIM (Ossaim):
Família; lazer; semear proveitosamente somente o que compensa; sem interesses materiais; cura; magia das plantas. Poder latente de cura que pode ser desenvolvido. Colher o que se plantou. A mensagem é: O Jardim é um arcano que traz um conselho a você: é hora de colher tudo o que plantou, pois o momento é de paz. Aproveite a tranquilidade para refletir sobre todas as suas ações.
 
21 - MONTANHA (XANGÔ):
Representa a justiça, a imparcialidade de julgamento e os negócios. A rigidez e a segurança. Sua positividade representa sucesso nas pendências judiciais, nos litígios, nos casos de partilha de bens. Significa a segurança da casa própria. Representa o poder de se administrar com justiça e retidão. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder.
Negativa significa que a pessoa tem problemas de papéis ou de justiça. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilíbrio. A mensagem é: Se aparecer próxima da carta que representa o consulente, mostra o alcance de seus objetivos. Longe, é sinal de perda do que já foi conquistado em sua vida.
 
 

22 - CAMINHOS (OGUM positiva, Elegbara negativa):
Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. O livre arbítrio. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos. Positiva significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa, que os caminhos estão abertos e sem empecilhos. Negativa diz que os caminhos estão bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separação (dois caminhos). A mensagem é: Você está no rumo certo e realizará os seus sonhos. Acredite mais na sua felicidade.
 

23 - RATO: (Pombagira positiva, Egum negativa)
Significa perda, a inveja, o ciúme, o roubo. Sempre traz desarmonia, confusão, angústia e desentendimento. Deve - se ter o máximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. Não comentar as alegrias e as vitórias, pois isso aumenta a inveja. Está havendo ciúme por parte da pessoa amada; observe com atenção suas atitudes.
Negativa apenas enfraquece o seu poder, sem modificar seu sentido. A mensagem é: Há possibilidade de contrair doenças sem gravidade. Se a carta A Sorte aparecer próxima à esta, é sinal de que poderá recuperar o que foi roubado.
 
 

24 - CORAÇÃO: (OXUM)
Representa a paixão, o sentimento .
Negativa avisa que a paixão que se está sentindo é algo efêmero e passageiro, que não se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele é enganador. Simboliza ainda o amor fraternal, a solidariedade universal, a paixão forte e a felicidade que está presente neste momento de sua vida. A mensagem é: Você viverá uma grande paixão em breve. Também indica que deverá ajudar as pessoas que pedirem o seu auxilio.
 
 

25 - ALIANÇAS: (Povo Cigano/Povo do Oriente)
Simboliza a união perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo.
Negativa significa que a união está um pouco enfraquecida. A mensagem é: Se aparecer ao lado da carta que representa o consulente, é sinal de casamento feliz. Do lado esquerdo, indica instabilidade no relacionamento.
 
 
26 - LIVROS: (Olofin)
Simbolizam o estudo e o trabalho. Positiva significa êxito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoção por mérito no trabalho.
Negativa significa dificuldades em se alcançar objetivos. Significa a necessidade de aquisição de conhecimento e cultura. A mensagem é: Os estudos ou em qualquer teste a que for submetido será um sucesso absoluto. Por isso, o momento é ideal para se testar. Não tenha medo de colocar a sua capacidade à prova.
 
 
27 - CARTA: (Ifá)
Significa que vai se ter notícia de algo que se está esperando com ansiedade e expectativa, avisos, diálogos, mensagens, visitas. Positiva significa que a noticia será de vitórias.
Negativa quer dizer que a solução do problema ainda demora. Também é um aviso para guardar segredos. A mensagem é: Se este arcano vier seguido de carta Os Ventos, é sinal de noticias boas. Mas, se esta carta estiver perto da que representa o consulente, é sinal que as noticias poderão causar sofrimento.
 
 

28 - COMPANHEIRO ou CIGANO. Representa a nível espiritual o Orí, Pai de Cabeça, o Mentor ou o Guia principal do consulente, mesmo que não seja da linha cigana - depende da configuração geral do jogo.
Mostra o companheiro da pessoa para quem se está colocando as cartas. Alguém com quem se tem certo grau de ligação, podendo significar também pai, irmão, amigo, alguém por quem se tem interesse e que se interessa por nós. Negativa significa que o companheiro está afastado, não conseguindo ficar em harmonia com a pessoa em questão. Simboliza também o homem ideal e honesto para as mulheres. A mensagem é: Este arcano é você, se quem consulta é um homem. Também representa a chegada de uma mulher ideal em sua vida.
 

29 - COMPANHEIRA ou CIGANA: A Mãe de Cabeça, a Mentora ou Guia feminino principal.
A figura feminina. Tanto pode representar a pessoa para quem se coloca as cartas, no caso de ser mulher, como também a mãe, esposa, amiga. A mensagem é: Se quem consulta  é uma mulher, esta carta representa a consulente e indica a chegada de um homem ideal em sua vida.


30 - LÍRIO ou o Rio: (Obatalá)
Simboliza a paz, a beleza, o amor, virtude. Positiva simboliza o amor, o ouro, a tranqüilidade. Traz a maleabilidade, capacidade de se adaptar até para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a visão para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual.
Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito próprio. É a ambição desmedida e sem propósito. A mensagem é: Se esta carta aparecer perto do arcano que representa o consulente, é sinal de que deve agir com honestidade Se a carta Os Ventos vier  perto deste arcano, é sinal de grande sofrimento em família.
 
 
31 - SOL (OXALÁ):
Representa a vida, o crescimento, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo. Positiva significa uma posição patriarcal, respeitada e considerada por todos.
Negativa demonstra que o Sol não está brilhando, que a pessoa não está encontrando soluções e que os planos não estão se desenvolvendo devidamente. Esta carta é alto-astral. A mensagem é: Quando estiver perto da cartra que representa o consulente, é sinal de fortuna e saúde. Se aparecer longe, indica sentimentos como desânimo, fraqueza e tristeza diante dos obstáculos.
 
 

32 - LUA: (Nanã Buruquê)
Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. A intuição. Adaptação. Sensibilidade.
Negativa significa uma falsa segurança, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Pode estar havendo uma conspiração contra a pessoa. Deve - se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traições de amor. A mensagem é: Quando a carta estiver ao lado da que representa o consulente, é sinal de que terá reconhecimento por tudo que faz. Se vier do lado esquerdo, indica que passará por aflição.
 
 

33 - CHAVE: (Odudwa)
Simboliza a solução, a resposta, o objetivo a ser alcançado. Saída para os problemas. Segredo .
Negativa a resposta será afastada, a solução será difícil. É a chave que abre as portas para os dias melhores  que estão chegando. A mensagem é: Quando ela aparece próximo à carta que indica o consulente, é sinal de que momentos de realização a aguardam. Se aparecer longe, indica obstáculos.
 
 

34 - PEIXES: (Logun-Edé)
Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicação. Lucros. É a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais.
Negativa significa falta de dinheiro, trabalho não recompensado, perdas materiais. A mensagem é: Perto da carta do consulente, indica sucesso e bons negócios. Longe, é exatamente o contrário indica crise financeira em seus empreendimentos.
 
 
35 - ÂNCORA: (Oxóssi)
Significa segurança, firmeza de objetivos. Êxito. Representa o patrimônio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz.
Negativa significa que não há segurança, que não é seguro insistir nos objetivos. Deve - se pesquisar seriamente os motivos.  A mensagem é: Para os negócios, segurança e estabilidade. Para o amor, depende da localização da carta: perto da que indica o consulente, é sinal de um relacionamento sólido. Longe, quer dizer que este amor poderá passar por dificuldades.
 
 

36 - CRUZ (Obaluaê e PRETOS VELHOS):
Representa a vitória dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domínio de seu próprio desenvolvimento. A soberania do espírito sobre a matéria. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiança. Negativa não muda o significado. A mensagem é: Perto da carta que simboliza o consulente é sinal de vitória e proteção; longe, indica que energias negativas estão tentando influenciar sua vida.
 

Magia, Astrologia, Umbanda, Oráculos e Destino
Compre o livro de Umbanda Astrológica e saiba mais sobre oráculos, magia, orixás, destino e Umbanda - procure nas livrarias Cultura e Saraiva
 

BARALHO CIGANO

MATERIAL PARA A MESA DO JOGO • 1 BARALHO • 1 LENÇO FLORIDO • 1 VELA • 1 CASTIÇAL • 1 COPO OU TAÇA • 1 CRISTAL • 5 MOEDAS DOURADAS OU DE COBRE (Uma em cada canto da mesa; a quinta moeda fica na frente da pessoa para quem se está jogando) • 1 PUNHAL (colocar sobre o copo, apontando para a pessoa para quem se está jogando) • 1 PORTA INCENSO

MANDALA ASTROLÓGICA:
Este jogo é feito com 12 cartas, e é baseado nas 12 casas astrológicas, das quais tira seu significado.
O significado de cada casa é o seguinte:
1 - Eu sou (disposição básica; apresentação).
2 - Eu tenho (riqueza; talentos; seu modo de obter segurança emocional).
3 - Eu penso (dia-a-dia; aprendizado; comunicação; pequenas viagens; irmãos; vizinhos).
4 - Estou protegido (lar; origem; reações instintivas condicionadas pelo ambiente da primeira infância; figura parental de maior influência da família - pode ser pai ou mãe).
5 - Eu gosto, eu brinco (criatividade; é a conquista da identidade individual através da auto - expressão criativa; romances; filhos; especulações).
6 - Eu trabalho (local de trabalho; comportamento social; saúde)
7 - Eu me relaciono (relacionamentos; sociedades; casamento; aquilo que a pessoa busca para completar sua integração)
8 - Eu renasço (sexualidade; tabus, morte do Ego; os valores que nos vem do outro; crises profundas na vida pessoal e também as transformações profundas).
9 - Eu creio (busca do sentido; convicções, viagens; religião; busca do conhecimento esotérico).
10 - Eu me esforço (carreira; reconhecimento; status social; a escolha da profissão; como a pessoa acredita ser; como a pessoa é vista ou percebida).
11 - Meus amigos (amizades; grupos; alianças e convívios entremeados por idéias partilhadas).
12 - Eu anseio (anseios; libertações; segredos; Karma; área de maior conflito interior).
Jogo com 4 cartas (Peladan):
A ) a primeira corresponde à questão formulada ( é a TESE ). B ) a segunda complementa a primeira (é a ANTÍTESE ). C ) a terceira mostra as facilidades e obstáculos que encontraremos para solucionar o assunto da pergunta (é o CAMINHO ). D ) a quarta corresponde ao resultado que só ocorrerá após havermos superado o caminho ( é o RESULTADO ). E ) a quinta carta representa a pessoa que fez a pergunta e também nos dá uma visão mais ampla em relação à pergunta formulada (é a SÍNTESE ). Ela é obtida pela soma dos valores numéricos das outras 4 cartas. Caso o resultado obtido seja maior do que 36, soma-se os algarismos deste resultado. Ex: 17+20+15+24= 66 . Neste caso soma-se a seguir 6+6=12 CRUZ CELTA:
São necessárias 10 cartas, as quais vão ter os seguintes significados: 1 - O tema da pergunta. 2 - Os problemas relativos à pergunta. 3 - A visão consciente (ou o objetivo). 4 - A visão inconsciente (ou aquilo que a pessoa não percebe). 5 - O que já aconteceu (passado). 6 - O futuro próximo. 7 - A própria pessoa. 8 - O ambiente em relação à pergunta feita. 9 - O que a pessoa deseja ou teme em relação à pergunta. 10 - Representa a resposta propriamente dita (ou o futuro mais distante).

JOGO DE RESPOSTA COM 6 CARTAS:
Retiram - se 6 cartas , as quais terão os seguintes significados : • A primeira representa a questão em si e é o significador ou síntese; esta carta pode ser escolhida pela pessoa, de acordo com a pergunta. • A segunda mostra o que é favorável (é o PRÓ). • A terceira mostra o que é CONTRA. • A quarta mostra o que ainda está por vir. • A quinta o resultado possível. • A sexta mostra a evolução da questão.

RESUMO DOS SIGNIFICADOS DAS CARTAS CIGANAS
1 - CAVALEIRO: estrangeiro; visita; notícia; acontecimento próximo.
2 - PAUS: Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço,
a pedra no caminho. Obstáculos.
3 - NAVIO: Viagem; mudança de rumo.
4 - CASA: Equilíbrio.
5 - ÁRVORE: Progresso. Fartura.
6 - NUVENS: Tristeza; instabilidade.
7 - COBRA: Traição.
8 - CAIXÃO: Morte; perdas materiais; fim.
9 - RAMALHETE: Felicidade; altruísmo; generosidade; fraternidade.
10 - FOICE: Corte; rompimentos; necessidade de abrir mão de algo.
11 - CHICOTE: Contrariedade; brigas; aborrecimentos; confusões; rivalidade; demandas.
12 - PÁSSAROS: Pensamento amoroso.
13 - CRIANÇA: Esperança; siga em frente sem preocupações.
14 - RAPOSA: Cautela.
15 - URSO: Inveja; ciúme; despeito.
16 - ESTRELA: Êxito; novas oportunidades.
17 - CEGONHA: Mudança; novidades; imprevistos; surpresas.
18 - CÃO: Fidelidade; amizade; vida social.
19 - TORRE: Intimidade; espiritualidade; mundo interior; reflexão.
20 - JARDIM: Família; respeito ao próximo; causa e efeito.
21 - MONTANHA: Perseverança; firmeza; coerência.
22 - CAMINHO: Caminho; força de vontade; persistência; livre arbítrio.
23 - RATO: Perda; roubos; prejuízos; pessoas suspeitas.
24 - CORAÇÃO: Sentimento; paixão; amor.
25 - ANEL: União; amizade; relacionamento profissional ou afetivo; pessoas
ligadas a você.
26 - LIVRO: Segredo; crescimento intelectual; segredo desvendado ou não.
27 - CARTA: Notícia; comunicação.
28 - HOMEM: A pessoa para quem se joga, se for homem, ou alguém do
sexo masculino.
29 - MULHER: A pessoa para quem se joga, se for mulher, ou alguém do
sexo feminino.
30 - LÍRIO: Virtude; honestidade; proteção.
31 - SOL: Força; energia positiva; crescimento; prosperidade; melhorias.
32 - LUA: Glória; reconhecimento; misticismo; intuição.
33 - CHAVE: Sucesso; solução.
34 - PEIXES: Dinheiro; bens materiais.
35 - ÂNCORA: Sucesso; vida profissional; estabilidade financeira.
36 - CRUZ: Destino. Algo que se completa.
CIGANOS

• SUA ORIGEM
• SUAS TRIBOS (CLÃS)
• SEUS HÁBITOS ORIGEM
Há muita controvérsia a respeito da verdadeira origem do povo cigano . Para alguns eles seriam originários da Índia, para outros atribuem sua origem ao Egito; ainda há aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim, o que muitas lentas, mitos e livros secretos, especialmente os que revelam segredos de Tubalcaim, tambem afirmam, sendo este um forte indício.  

Na verdade trata-se de um povo que além de não possuir linguagem escrita, o que permitiria que ficasse gravada de alguma forma sua verdadeira história, mas também pela maneira como foram perseguidos através dos tempos, é fácil compreendermos que eles tenham procurado envolver-se em um clima de mistério, até por uma simples questão de sobrevivência. Levando-se em consideração também que suas atividades muitas vezes os levavam a trabalhar com magia, nada mais atrativo para despertar a imaginação do povo do que esta aura de mistério que os envolvia e ainda envolve até os dias de hoje. 

 TRIBOS (CLÃS)
(ROM, o homem cigano; ROMLI, a mulher cigana) agrupam-se em 7 (sete) grupos ou famílias: • KALDERASH, • MOLDOWAIA, • SIBIAIA, • RORARANÊ, • HITALIHIÁ, • MATHIWIA, • KALÊ, HÁBITOS
A cultura Cigana nos oferece belos exemplos, que infelizmente a nossa cultura dos não ciganos (GAJE , homem não cigano; GAJI, mulher não cigana) parece ter esquecido nos atropelos da vida moderna. Dentre eles destaca-se o respeito e amor aos mais velhos, o amor e cuidados com as suas crianças, o sentimento de família. Para eles o velho representa a fonte de sabedoria e experiência que deve ser ouvida e acatada. A criança representa a possibilidade de continuidade, a certeza da preservação de sua cultura. Certamente não encontraremos um velho cigano em um asilo, nem tão pouco uma criança cigana em um orfanato, sequer abandonada pelas ruas. Uma cigana nunca pratica voluntariamente o aborto. O casamento para o Cigano representa a garantia da preservação. Um casamento entre o povo cigano é sempre muito comemorado, pois representa uma oportunidade de reunião e de alegria; não devemos esquecer que o cigano é acima de tudo um povo alegre, que gosta de dançar, de festejar. Geralmente). atribuímos ao povo cigano o Dom de ler a sorte através das cartas (cartomancia) ou da leitura das mãos (quiromancia), mas eles são um povo com uma habilidade privilegiada para a música. Muitos músicos famosos eram ciganos. Aqui no Brasil tivemos muitos ciganos que para cá vieram no início da colonização e além de alegrarem a corte aqui instalada com sua música, também muito contribuíram para a nossa expansão territorial, participando das entradas e bandeiras que desbravaram nosso território. Não fossem eles nômades e andarilhos. Dizem que um de nossos presidentes, aliás aquele que nos tempos modernos mais se envolveu com o abrir estradas e conquistar o nosso próprio espaço era de origem cigana. Antigamente os ciganos viviam sempre em barracas e viajavam em caravanas; atualmente muitos deles tornaram-se sedentários, talvez até pelas contingências da vida moderna, mas mesmos estes procuram de vez enquanto acampar, para de alguma forma preservar uma tradição. 

Ler uma seqüência de cartas é semelhante à leitura de uma frase escrita. Cada figura representará uma palavra ou idéia. Todas juntas apresentarão um conteúdo. Deixar que a imaginação flua naturalmente é um fator importante para uma boa leitura. Não existe uma técnica de arrumar as cartas melhor que outra. A melhor de todas será aquela com a qual você sentir mais afinidades. Procure deixar sua mente livre de preocupações ao fazer uma leitura, pois isto permitirá mais veracidade na sua interpretação. Não deixe que outra pessoa use ou manuseie seu baralho. Ele é de uso pessoal. Use sempre uma toalha ou lenço para forrar o espaço em que colocará as cartas. Este lenço não deverá ser usado para outra finalidade que não seja esta. Troque sempre a água do copo que estiver sobre a mesa de jogo, pois ela irá armanezar qualquer energia negativa que acaso seja trazida pela pessoa para quem você for jogar. Antes de usar o seu baralho pela primeira vez, purifique-o com incenso. Seu cristal da mesa deverá ser limpo com água e sal e depois colocado ao sol da manhã para ser energizado.

Carlinhos Lima - Pesquisas

BIBLIOGRAFIA:
Spacassassi, Geraldo Baralho Petit Lenormand S.Paulo Mandala
Martinez, Margarita Fasanella Cartas Ciganas, A Estrada Da Vida. S. Paulo , Pensamento 1996.
Bastos, Katja Tarot Cigano, R. Janeiro. Microart, 1993.
Oxum, Conceição O Livro Encantado da Cigana, RJ. Pallas, 1993.
 
 
  • ...
  •  Magia na UMBANDA ASTROLÓGICA   Horarios dos orixas e chacras Orixalá A ESSÊNCIA DIVINA FORTALEZA CHAKRA C...
  • Os Voduns são ícones ou "Orixás" da Cultura Jêje. São diferentes dos Orixás tradicionais pois não pertencem somente à estr...
  • Normalmente cultuados no esoterismo são considerados seres integrantes do reino elemental (os outros dois reinos são humano e angélico). Tam...
  • Você conhece as chaves da magia de Salomão? As magias cerimoniais do grande Sábio e Rei As Clavículas de Salomão é um dos livros m...
  • Barabô - Uma das denominações de Exu. O nome tem origem na seguinte frase inicial de um dos cânticos a ele dedicados, no Brasil e em Cuba: ...
 

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola.

Por curiosidade, quem é o criador deste tarot? caso eu queira compra-lo?

Obrigada!

Solange

Canil Iqbal disse...

Adorei também o tarô... Onde posso comprá-lo...Aguardo

Unknown disse...

Querido Carlinhos, não seria diferente. Que matéria maravilhosa! Que página digna de ser realmente sua. Tudo feito com tanto critério e comprometimento que, singularmente, é sua marca mais registrada. Que honra tê-lo em nossas vidas. Asé!!! Bjs carinhosos,
nossa família

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)