Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

A Trindade na Umbanda Astrologica

Na Astrologia, o signo onde o Sol está no dia de nascimento corresponde ao que as pessoas se acostumaram a chamar de “meu signo”. E, com certeza, esta é uma das coordenadas mais importantes de um mapa astral, porque é o portal onde está a luz e portatanto é o espirito, a essencia. 
 
No entanto, não é a única a merecer destaque, mesmo, que seja o principal significador de nossa Vibração Cosmica a qual usamos pra identificar nosso Orixá: ascendente, Lua e planetas, como os regentes do ascendente e do Meio-do-Céu, são também decisivos para a compreensão da personalidade de alguém. Esses outros fatores, como tambem os pontos derivados de somas, como pontos medios, Partes Arabicas, etc, são importantes pra que identifiquemos a ação das linhas. 
 
No caso do Sol, o que está em jogo é a consciência de si mesmo e das atividades através das quais você se sente realizado e em harmonia com o propósito da sua vida. Ou melhor, a parte consciente desse propósito. Numa acepção ampla, poderíamos associar a posição do Sol à “natureza do espírito”. Enganam-se os que pensam ser o Sol a característica mais visível/ perceptível a respeito de uma determinada pessoa. Na verdade, salvo em algumas exceções, este é o papel exercido pelo ascendente, mais determinante na expressão e nas impressões que causamos nas pessoas. É por isso que muitas pessoas teimam em dizer que tem um determinado Pai de Cabeça, só porque uma determinada Entidade age de frente na vida dele, o que faz com que os chefes de terreiro confundam qual realmente ele tem como seu Orixá de Cabeça. 
 
A consciência da diferença entre aquilo que pensamos que somos e o modo como as pessoas tendem a nos enxergar é fundamental, qual seja o indivíduo. Naturalmente, não estou me referindo às pessoas nas quais Sol e ascendente estão num mesmo signo. Nesse caso, há praticamente uma via única de consciência e expressão. Mas, sem dúvida, o Sol é o ponto de partida para o autoconhecimento. E tem sim muitas pessoas que tem o Sol no Ascendente e fica muito mais facil de detectar o Orixá da pessoa. No entanto, uma coisa importante a se observar num horoscopo de Umbanda-Astrologica é a configuração geral. Porque não é só o signo, a casa ou aspectos que esclarecem qual é o nosso orixa, mas, a soma de todos os fatores. 
 
E mesmo que seja claro pra nós se torna importante saber que tipo de entidade atua por essa vibração. Ou seja, se um determinado Orixá é da agua, terra, fogo ou ar. Ainda que o conhecimento astrológico não permita generalizações simplificadoras, vimos que o Sol simboliza a consciência de si mesmo e o ascendente representa a imagem que mostramos ao mundo. Mas, não se iludam só com essas descrições tecnicas, porque uma coisa muito importante é analisarmos, qual ponto está mais forte ou evidente no mapa. Porque um ascendente fraco diante de um Sol muito forte, revelará uma imagem tambem solar, refletindo ao mundo a nossa essencia. 
 
É claro que o Ascendente, sempre continuará atuando como filtro, mas, de forma mais obediente ao Sol. Já quando o Ascendente é mais forte e o Sol, fraco, percebemos que a imagem mostrada pode ser a do Ascendente totalmente sem representar o reflexo da sua essencia interior. Assim encontramos muitas pessoas que tem uma Entidade de Frente mais evidente que o Pai de Cabeça e por isso se confunde nos terreiros.  
 
Analisemos, agora, o papel da Lua. No mapa astral, o signo e a casa onde a Lua se encontra revela, sobretudo, a estrutura emocional e psicológica dos indivíduos. Sendo assim, ela remete às experiências da infância e da adolescência, quando o senso de segurança de cada indivíduo estava sendo formado, na maioria das vezes, dentro de um núcleo familiar. E assim ela é uma grande esclarecedora da linha maternal e familiar, por isso assciada a Iemanja e sua falange. Na carta natal de um recém-nascido, entre 0 e 2 anos, a Lua é o astro principal. Ela representa a mãe, sendo que nesta fase a consciência de vínculo junto a ela é ainda maior que a consciência de si mesmo, remontando à fase uterina. 
 
Desta forma, a Lua é uma das principais referências para a compreensão da relação entre mãe e filho. Mas seu significado vai mais além: ela representa a vida familiar como um todo e as seguranças e inseguranças geradas por esta vivência. A Lua fala, portanto, do nosso passado e, em função dele, como tendemos a agir e reagir emocionalmente nas situações e nos relacionamentos que estabelecemos ao longo da existência. Mas, devemos lembrar que ela não age sozinha sobre nós, temos que observar a sua ligagação com o Sol e como é filtrada pelo Ascendente. 
 
 Ela é uma espécie de repositório de experiências de grande importância psicológica que, ao passar dos anos, estrutura a sua emoção e os seus sentimentos. Por outro lado, ela vai reger a vida doméstica e a família que pode ser formada após a saída da casa dos pais, trazendo as marcas e as alegrias da convivência obtida junto à mãe e ao pai. Quando buscamos entender o modo como um casal se relaciona, saber se há sintonia entre a Lua de uma pessoa e a de outra é crucial. Ela é, ainda, um ótimo significador de como funciona o humor de um indivíduo. Assim quando a Lua está mal no horoscopo e consequentemente a Vibratoria de Iemanja age desarmonicamente na vida do nativo ele terá a vida toda problemas relacionados com os sentimentos e as relações amorosas, Mas, como eu ja afirmei é importante que se olha a configuração do mapa como um todo.  
 
Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador. 13/12/2009


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)