Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

domingo, 21 de junho de 2009

A Umbanda de cara nova



Quando surgiu no Rio ao final do século 19, "a religião brasileira" já misturava teologias. Do candomblé (versão brasileira de crenças africanas) ela manteve o sincretismo religioso, os paralelos entre deuses africanos e santos católicos. Para completar, adotou rituais indígenas já presentes em muitos terreiros e explicou tudo com o espiritismo de Allan Kardec, recém-importado da França. Dessa junção afro-católico-tupi-espírita nasceu a umbanda. Para muitos, a data de nascimento é 15 de novembro de 1908, quando o médium Zélio Fernandino de Morais teria incorporado o Caboclo Sete Encruzilhadas pela primeira vez. Rejeitado pelos espíritas, que o viram como hospedeiro de uma entidade inferior, Zélio fundou a primeira casa de umbanda.

A capacidade de absorver elementos como um mata-borrão resulta em um panteão que parece, sem a menor sombra de brincadeira, o bar do primeiro filme "Guerra nas Estrelas": seres de toda a galáxia religiosa em singular comunhão espiritual. É óbvio que um credo de tamanha expansão não prescinde de Jesus. Cristo é Oxalá, filho de Obatalá, o criador, e se destaca nos altares. Junto dele estão os orixás, quase sempre na imagem de santos católicos, e as entidades, espíritos que se manifestam nas giras (principal diferença para o candomblé, no qual quem desce à Terra são os orixás).

Hoje começamos a notar que a Umbanda não se liga apenas ao religioso, mas, têm sua essencia no esoterico, no astral e não apenas no conceito espiritual, como muitos sempre achavam que as divindades atuantes nos terreiros, eram apenas habitantes das matas, rios, cachoeiras e mar. Na verdade, nossos Ancestres, têm ligação mais antiga, profunda e é por isso que nos ligamos num conceito mais cosmico e menos terreno. É por isso que o verdadeiro magista, admira e comtempla as estrelas, tentando enxergar ou ter um insight que mostre sua verdadeira origem no Universo.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores