Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 19 de dezembro de 2021

Quebrando os Arcanos em sua essência

Justificar
 
Observando o tarô há muitos anos, sempre me interessei pela parte simbólica dele. Dai cheguei a uma conclusão. Ele não abrange com totalidade todos os fenômenos da vida com muita clareza. Digo isso porque noto sempre a dificuldade de iniciantes em se adaptar com o tarô. E é por isso que nunca nos devemos se apegar a métodos de terceiros e a simples simbologia. Essa critica que faço aqui, não é contra os cursos, que alias eu considero que são fundamentais para os iniciantes. Inclusive minha grande colega Marcela Alves está preparando um ótimo curso de Tarô Egípcio para o mês de agosto. E você que quer iniciar nesse mundo fantástico dos arcanos, não deve perder esta chance especial, pois ela é uma das melhores tarólogos que conheço na atualidade e está preparando um ótimo curso pra quem quer conhecer este excelente tarô. 
 
 A minha critica aqui é não para o tarô, mas, para limitações que certos mestres impõem as pessoas em captar a essência dos arcanos. É justamente por causa disso que muitos tipos de tarô são lançados todos os anos pelo mercado editorial. Porque Tarólogos, encontram dificuldade em se adaptar ao tarô tradicional e criam seus próprios métodos e cartas, numa tentativa de aprender com maior facilidade. Eu particularmente acho isso muito positivo, porque os Arcanos são apenas os pilares e a criatividade humana pode sim trazer novos métodos que melhor se adapte a consciencia de cada um. O que não pode é limitar as pessoas impondo seus métodos, mas deixar o astrólogo fluir. Em meus contatos com buscadores, percebo que cada um tem uma inclinação a certa direção. Por isso o "Mestre", não pode bloquear o ditar de quer forma aquela pessoa tenha que captar a essência dos arcanos. 
 
O melhor a fazer é quebrar a energia dos arcanos pra que as pessoas possam se infiltrar com facilidade no mundo da simbologia oculta do tarô tornando-se uma só com ele. Unindo sua energia mental e espiritual, com o poder oculto do tarô. Tem pessoas por exemplo que captam mais facilmente a energia sexual das cartas do que outras que tentam ver esse lado como sujo, obscuro ou demoníaco. Assim, ao interpretar o Arcano 15, esta pessoa cheia de bloqueios e preconceitos nunca sentirá o poder do Arcano em sua totalidade e todas as dicas dele nunca serão sentidas. Isso também acontece por que os arcanos de modo geral foram montados numa simbologia muito seca e quase inatingível. Por exemplo, ao buscar amor nas cartas dos Arcanos Maiores, fica muito difícil de perceber essa essência com amplitude, porque está muito ocultado pelo ocultismo empregado nas cartas. É por isso que diversos autores tentaram ao longo do tempo, traz um novo perfil a cada baralho, captando cenários e personagens diferentes. Mas, na verdade ninguém nunca conseguiu mudar isso, nem mesmo Osho com todo seu excentrismo
 
Para encontrar uma cena de amor quase que explicita só vamos ver na verdade, lá no fim no Arcano 19 onde namorados se encontram sob a luz do Sol, mas que no baralho tradicional, nem se tocam com caricias ou demonstrações de amor. Usa-se muito o Arcano 6 para se referir ao amor, mas ele mostra uma situação meio desconfortável mais ligado a traição do que amor puro. Sendo mais confusão e indecisão do que amor propriamente dito. O que quebra o amplifica na verdade o teor do Arcano Maior é sua sincronicidade com os Arcanos Menores. Alias, eu recomendo sempre que se faça consultas usando ambos. 
 
Nos demais arcanos vemos até sinais de amor, mas em todos temos figuras sozinhas, olhando para o nada, como, imperadores, imperatrizes, magos, etc. Apenas se salvando o Arcano 5 onde vemos um Sacerdote abençoando um casal, que não sabemos ao certo se são mesmo amantes, ou apenas fieis que buscam seu mestre. Tudo dependerá do sentido dado a ele. É por isso que o método de ensino e a sensibilidade do seu mestre e consultor, é de fundamental importância. Acima de tudo saibam de uma coisa fundamental! O tarô não tem só que ser interpretado, nos manuais, em seu simbolismo seco. Ele requer, uma sensibilidade fina, uma conexão mental e até sentimental com os Arcanos. E acima de tudo, a prudência, o respeito as cartas e o amor são fundamentais sempre. Namaste a todos!  
 
Carlos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)