Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 14 de novembro de 2021

Veja no seu lado oculto inconsciente

[exu.jpg]
 
 
EXU É COMO UM ESPELHO. 
 
Exu é uma entidade que muitas vezes funciona como um espelho, refletindo em seu comportamento os defeitos e qualidades de seu médium se o mesmo tiver uma mediunidade bem desenvolvida e harmonia energética com ele. Não se trata de mistificação nem animismo e sim de um comportamento em que pela convivência um exterioriza qualidades e defeitos do outro, infelizmente na maioria os defeitos sempre aparecem mais. Exu manifesta a opinião de seu médium mesmo tendo a sua própria, numa linguagem simples e direta de forma que todos entendam. 
 
[2.png]
 
 
Sendo Ele a entidade mais próxima a nossa realidade e anseios materiais por ser muito ligado ao subconsciente, a terra e a fertilidade. O médium costuma ouvir que há a necessidade de doutrinar seu Exu quando começa a se desenvolver, mas a grande maioria não consegue com perfeição; outros tentam anula-lo, gerando um grande desequilíbrio. No inicio de sua jornada espiritual é natural que o médium não tenha doutrina e Exu exterioriza isso em seu comportamento, mostrando até um comportamento um tanto rebelde e estranho, após boa doutrinação da entidade veremos a necessidade de doutrina também para o médium que acaba de chegar a casa. É ainda natural que o Exu se apresente pedindo sua oferenda durante o desenvolvimento mediúnico, pois sua força é muito potencializadora e vitalizadora da mediunidade. 
 
E assim, este mesmo médium que está iniciando na Umbanda encontra vasto universo novo aos seus olhos e o Senhor dos Caminhos, o Grande Elegbara, costuma ser algo intrigante e fascinante ao mesmo tempo deixando confuso, as vezes maravilhado, outras vezes com medo; porque quase sempre uma entidade, força, que assusta um pouco os que não o conhecem essa força desafiadora, a qual de certa forma faz parte da natureza humana e que fica escondida se apresentado apenas de forma inconsciente. Enquanto o médium estiver preocupado com a doutrina de “seu” exu estará também se doutrinando, subconscientemente! Essa é a questão real. 
 
 Quando nos deparamos com entidades de esquerda sem doutrina, devemos, estar atentos sempre, pois, muitas vezes estão chamando nossa atenção desafiando a seu médium para que tomemos uma atitude doutrinária em relação a ambos. No entanto, tudo isso é bem diferente de um obsessor ou os chamados quiumbas, trazido por transporte, que normalmente tem comportamento rude e agressivo. Falamos aqui do Exu de lei que acompanha o médium como entidade de trabalho na esquerda. Sendo este o grande defensor dos terreiros e casas de culto. 
 
Não se deve subestimar exu, achando que é entidade sem luz desprovida de evolução, pois se pensarmos assim nós estaremos observando apenas um aspecto externo e superficial como fazem à maioria dos umbandistas de nosso país. Exu não é burro, ele é sim muito astuto com raciocínio rápido. Quando pensamos que Ele ainda está indo já está é voltado. Por isso devemos sim ficar atentos com o que nos dizem nas entrelinhas ou o que querem nos passar, quando não podem ou não se sentem à vontade para revelar. Eles são as entidades mais experientes de trabalho dentro das Correntes de Umbanda. Pois conhecem muito mais os rituais magisticos, segredos e a natureza oculta das pessoas do que as outras entidades atuantes. 
 
Quanto ao que pode revelar, pergunte a ele sobre seu médium e o comportamento do mesmo e verá que Exu é o primeiro a apontar os defeitos de seu “cavalo” e isto está ainda dentro da qualidade especular de Exu. Pois essa é sua forma de atuar no trabalho em busca da evolução. No desenvolvimento mediúnico é ele um elemento de muita importância, pois dá força e potencializa as faculdades mediúnicas, não é difícil encontrarmos exu pedindo para ser oferendado logo no inicio da vida mediúnica. 
 
Na Umbanda Astrológica, poderemos observar a direção de sua influencia através dos aspectos desafiantes e da presença dos pontos obscuros que chamam a atenção do indivíduo para o carma. Para isso observar a influencia de Lilith e Plutão no mapa é de extrema importância. Além disso, os aspectos fortes dirigidos a casa 8 da carta natal, como um quincúncio exato pode mostrar que Exu tem muito controle sobre este nativo. Em um terreiro de umbanda de fato iluminado, exu não aceitará trabalhos de ordem negativa a favor de futilidades ou egoísmos. Veremos exu trabalhando com seriedade e em sintonia com as entidades da direita, ou seja, não virá em terra para contrariar todo um trabalho de doutrina realizado por caboclos e pretos velhos, pois se assim o fizesse estaria gerando um confronto que traria desequilíbrio carmico. 
 
Encontraremos até exus dando consultas, limpando e descarregando consulentes, fazendo desobsessão e outras coisas mais dentro do mesmo objetivo e até dando bons conselhos aos que a ele procuram. E não são poucos, pois suas respostas são inteligentes, conclusivas e diretas, ao contrario de muitas outras entidades. Através da observação dos trânsitos, progressões, revoluções solares e em especial influencias dirigida a casa 8 poderemos perceber se há necessidade de oferendas. Ademais se pode analisar que tipo, como e quando se fazer oferendas. Tudo baseado nas energias cósmicas do individuo e não somente em descrições de alguma entidade. 
 
Que na verdade eu respeito muito, pois sabemos que tem grandes magos que conhecem todos os segredos da Astrologia trabalhando na Corrente de Umbanda. Mas infelizmente temos muitas entidades fracas que induz os filhos de fé a erros muito grandes. Somos gratos a exu e Pomba gira por tudo isso, por trabalharem a favor da luz, e muito do que se fala de exu e pomba-gira ligado à magia negativa, quase sempre é mentira. Sabe-se que a grandes Exus trabalhando na Umbanda e no Candomblé auxiliado os sacerdotes. Ele ajuda a interpretar os búzios, o Taro e a própria Astrologia. 
 
Provavelmente sem sua ajuda nada disso existiria mais hoje. Sabe-se que muitos tentam se passar por exu, mas aí já não é mais Umbanda. Umbanda acima de tudo são Amor e Caridade, exu não deve vir em terra para dar o contra no trabalho de direita. Porque se assim o fizesse estaria prejudicando sua própria evolução espiritual. E ao contrario do que muitos pensam Exu não é ignorante da Lei, pelo contrario ele a conhece e obedece muito bem. Por isso quando buscarmos sua força nós devemos buscá-la para ajudá-lo a evoluir e consequentemente receberemos em troca auxilio valioso para nossa evolução. 
 
Porque se sabemos que a Umbanda é amor e caridade ela deverá atuar principalmente na Esquerda, para tornar mais fácil o caminho que nos leva a iluminação Plena. O tarô é uma outra ferramenta para interpretarmos não só os segredos ocultos, mas para que nos orientemos em que caminho seguir. Não é só através da carta do Diabo que podemos identificar um Exu em um jogo. Ele pode ser percebido também através de um amplo estudo de todas as configurações dos arcanos. Para isso é preciso preparo e muita concentração.

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
18/10/2010
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)