Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O poder feminino incompreendido das Pombagiras



As pombagiras, como eu já escrevi aqui, são muito enigmaticas, forças complexas de difícil compreensão e por isso gera medo, como tudo que é incompreendido pelo homem. O medo e o desconhecido geram duas forças atuantes sobre o homem, uma delas é a curiosidade que faz os insensatos e corajosos se jogarem de cabeça pra tentar descobrir respostas ou compreender. A outra força é o preconceito. Ou seja, quando o homem não conhece ou não consegue compreender certas coisas que existem no universo, ele tem a mania de querer formar conceitos e muitas vezes ou na maioria das vezes esses conceitos são distorcidos. Muita mistificação e tambem pela propria força oculta dos temas espirituais, o homem divide as forças e entidades atuantes em dois lados, bom e mau. E aquilo que ele acha indecifravel ou inaceitavel pra ele será sempre uma coisa maligna.

Nesse contexto, vemos em exu e pombagiras, a demonização. Em alguns momentos até se tem razão, pois, demônios e outras forças perigosas, muitas vezes se fazem passar por verdadeiras guardiãns. Temos nomes famosos, como Padilha, Rosa e outras tantas, muito bem divulgadas e conhecidas em nossa terra que na verdade são militantes que evoluiram ao grau de guardiã, mas, são apenas espiritos desencarnados que ascenceram na sua missão. Só que as verdadeiras forças fertilizantes são bem mais poderosas, incompreensiveis e não corrompidas, mas, julgadoras.

O MITO - A legítima Maria Padilha, rainha dos sete reinos, adora contar que quando viva, não conseguia manter seus maridos vivos além da lua-de-mel. Entre gargalhadas ela conclui que deita com o esposo e amanhece viúva, os pobrezinhos morrem de infarto, e não agüentam sua orgia sexual. Conta a lenda que ela teve sete reis como maridos. Por isso é dona de sete reinos, sete caminhos, sete territórios por onde ela transita, para fazer seus trabalhos e receber sua oferendas.

A MISTIFICAÇÃO - infelizmente a mistificação é muito comum nas casas de culto, pois nem todos os dirigentes, observam com atenção seus ocupantes. Eu como já fiz parte desse meio. Presensiei muitas vezes cenas de bebedeiras de algumas mulheres, pois se estivessem com suas Bombogiras, jamais ficariam bêbadas. Isso é uma vergonha aos integrantes da religião que trabalham com seriedade.

Considerada como o Exu Mulher, assim como os demais deuses afro-negros, assume uma bissexualidade que se apresenta na própria concepção do mito. A predominancia dos aspectos femininos. Nas tradições do Culto passou a se chamar de Pomba-gira, assumindo variantes nomes, formas e classificações. É a síntese social da mulher que, por excelência, se rebela aos padrões e normas convencionais. É a impulssividade da comunicação, outro aspecto bem marcante do mito sobre Exu. É um símbolo do amor, da sedução e da liberdade. É bombogira a verdadeira personagem poderosa sabedora da magia.

Ora loura, ora morena, mulata, ruiva e raramente negra. Muito reverenciada e procurada nas casas de Culto pelo publico feminino. Exerce um grande papel também como a grande companheira do conjunto de Exus ( servidores da espiritualidade). Possuidoras de muita vaidade e sedução, que encanta a todos e deixa sempre um ar de mistério em seus trabalhos.

Gosto refinado por perfumes, flores especialmente as rosas vermelhas, acessórios em ouro, cigarrilhas, roupas de cetim e principalmente as bebidas como espumantes e licores. Sorriso escancarado e debochado, ocultando nele seu desejo de triunfar onde muitos já desistiram. Seu local de domínio são as encruzilhadas em forma de um T, fora do perímetro urbano. Abaixo algumas das mais tradicionais do culto. " LAROIÊ BOMBOGIRA".

Apesar de ter citato aqui rituais, quero afirmar que mais importante do que oferendas pra pedir a realização de desejos mesquinhos, o mais importante é saber usar esse axé para nossa proteção, evolução e firmeza.

Carlinhos Lima - Mago de Umbanda Astrológica

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)