Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A importancia dos sagados orixás, exus e odús

Nossos Orixás são forças da natureza, estão ligados aos elementos naturais sendo, portanto, seres elementais por excelência, de altíssima hierarquia e atributos que lhes confere o poder de comandar e submeter às suas ordens, os seres elementais de categorias inferiores. É na ação destes servidores, sob o comando de seus mandatários que serão operadas as magias, os feitiços e todos os sortilégios. Mas importa saber que, os signos de Ifá, embora tenham o poder de evocar e de estabelecer o contato entre o homem e estas entidades, não são estas entidades, da mesma forma que, um ponto riscado de Umbanda que serve para evocar uma entidade, como um Caboclo, por exemplo, não é esta entidade. 

Quando nos referimos aos Odu, não nos referimos às entidades de todas as ordens que podem, eventualmente, se comunicar através deles. Nos referimos, isto sim, à símbolos ou signos que compõem um sistema oracular. Símbolos que não carecem nem são merecedores de culto, oferendas ou presentes, mas que merecem respeito pelo que representam o que nos encita a compreender seus significados e interpretar as mensagens de que são portadores. 

Isto é por demais abstrato e inacessível à compreensão de muitos. Quanto à afirmativa de que deve-se assentar um Odu para garantir uma situação, na verdade, nada do que foi é mais. O universo é dinâmico, o mundo gira, sempre... Nada é estático, nada é definitivo, nada é permanente. O nascer, crescer, envelhecer e morrer para renascer e recomeçar tudo, nos serve de prova para isto. Eu mesmo já não sou o mesmo de horas atráz. Estaremos, todos, mais velhos, e mais próximos do dia de nossa liberação da casca material. Quanto aos ebós e oferendas, existem sim, e devem ser oferecidos e despachados como manda a velha tradição. Nenhuma novidade nisto, nenhuma inovação. O que pega é que são os ebós e as oferendas que devem ser despachados e não os Odus. Serão oferecidos à Exú ou a outras entidades, de acordo com a orientação oracular e nunca, jamais, aos Odus que serviram de canais de orientação para suas confecções.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (298) signos (204) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)