Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 9 de outubro de 2011

Oxum, Orumila e Exu: o mito



No início, quando eles chegaram à terra Orixás e estabeleceu seu culto, Obatalá pensou que era hora de preparar os homens para eles a cultura como seus designios. Assim, Obatala Oxum chama de modo que é ela quem preparou o homens iniciados no culto e, posteriormente, se espalhou pelo mundo, começando com os seus pares em diferentes hierarquias bem definidas. 

Assim, Obatalá, Oxum escolhe para levar a cabo esta tarefa. E ao fazê-lo Oxum aceitou de bom grado. Oxum tinha plena certeza da importância da missão, ele recomendou: o seu desempenho dependem do destino do mundo, o futuro da adoração. Humanos necessários para receber instrução religiosa para que eles pudessem eles mesmos, oferecer os seus próprios sacrifícios, de acordo com a vontade do grande Deus. Mas ele não tinha meios só, transmite todos os segredos. No final do dia, cada Orixá tinha criado seu próprio culto. 

Seria necessário então, que todos os humanos trabalham juntos de ensino, sendo seus próprios segredos, suas preferências e rituais. Oxum pensou que era necessário consultar o oráculo de todos, saber onde encontrar o ser humano com todas as qualidades necessárias para a formação de um sacerdote. No mesmo dia Orunmila foi para casa e foi recebido com honras de rei. Consultou Ifá, Odu Osáyekú entrevistado é formado pela interação com Oyeku Osa. 

Orunmila permaneceu muito tempo observando o sinal de que surgem: Este Odu fala, alguém que é esperado e quem é dado o domínio da terra. Foi neste Olofin tudo forma distribuída entre os Orixás criado. O interessado deve oferecer sacrifícios e cultura para todos os orixás, ao longo de sua vida. Seu destino será magnífico e seu nome vai se tornar imortal! 

Os seres humanos estão procurando, mas, não existe!? É uma criança nascida em Oxogbó há sete anos, filho de um caçador e uma mulher de ascendência nobre, concluiu Orunmila. No dia seguinte, Oxum enviou um emissário para encontrar a criança. Durante sete anos ele ensinou a maneira correta para evocar cada Axé Orixá, para acalmar, para torná-lo propício ao desenvolvimento da humanidade. 

Ao final de sete anos e cerimónia pública, a criança recebeu das mãos de um Obatala abóbora contendo vários símbolos de sua nova posição, Ika Ade, a coroa do poder. O menino tornou-se padre e foi dado o título de Babaloxá, o padre de Orixás, e todos eles tinham sido ensinados a maneira correta de ser reverenciado e cultura para os homens. 

No entanto, o Babaloxá reclamou: - Que maneira posso e aqueles a quem eu ensinei os segredos que me foram confiadas, sabendo que tipo de mal aflige nossos fãs se não pode acessar os segredos do Oraculo? Como posso convencer Orunmila que este conhecimento é essencial para sustentar o serviço? O que fazer sem ele será irremediavelmente incapazes de estabelecer contato com os seres do Orum? Oxum ao ouvi-lo  não conseguiu encontrar uma solução. Eu sabia que era Orunmila irredutível em suas decisões e que ele estava organizando para si mesmo, independente do culto culto dos orixás. E determinada a resolver o problema Orunmila, Oxum  foi para casa. 

Sabendo que Orunmila sucumbiu a seus encantos, Oxum como feiticeira boa, banhados em ervas, na esperança de seduzir Orunmila e uma esposa para levá-la, afinal de contas, ele era um bom negócio para casar com o senhor da sabedoria e ela certamente levaria boa vantagem dessa relação. Não demorará muito antes que ele Orunmila propôs casamento. Porém, as condições impostas Oxum: -Em primeiro lugar, depois do casamento, continuam a viver no seu próprio palácio, deixando-a dormir à noite só quando achar melhor. Segundo, pode não haver segredos entre nós. Vou dizer-lhe tudo sobre mim e da mesma forma, você vai confiar em mim todos os seus segredos. Terceiro, eu exijo que eu tenha um título e um título de grande importância na sua especial cultuação Oxum.

Orunmila havia criado uma espécie de sociedade patriarcal, orientada por normas rígidas e que as mulheres tiveram acesso negado. Só os homens, que escolheu pessoalmente pôde ser iniciado, e só depois de passar o início do processo de aprendizagem do Oraculo, dos 256 Odus e seus itans e se é. Estes sacerdotes chamados Babalawos Orunmila que tinha o poder de conhecer o destino de um ser humano, se casa antes de seu nascimento e poderia ensinar a essa pessoa para controlar o destino evitando o mal através de proibições alimentares ou de natureza ritualística. 

Sem dúvida, os sacerdotes representavam um poder maior do que os sacerdotes do culto de orixás. Eles tinham uma desvantagem: a de que poderia ser aceito na sociedade teve de substituir a adoração de seus Orixás próprio Orunmila não poderia "fazer" qualquer um Orixá. Dizem que um homem apaixonado perde muito de seu status e Orunmila pensou claramente, encantado com Oxum, apesar de um Orixá efeitos que tinha toda a humanidade. 

Sem pensar, guiado pelo desejo de homens à procura de uma mulher, movido pela paixão, o senhor do Ifá aceitou as condições impostas por sua amada, sem considerar as conseqüências. Oxum apresentou rapidamente a uma reunião dessa sociedade, para exigir seu direito de receber o título de honra que alegou sua amada. 

Orunmila, em seguida, com a ajuda de seus sacerdotes, iniciados no Culto de Ifá Oxum, dando uma abóbora com um único Ikin e dando-lhe o título de Iyapetebi: -Você pertence a nossa religião. Como eu prometi, eu dou o cargo de Iyapetebi, dá-lhe o direito de participar na primeira parte da consagração dos sacerdotes. Você será responsável por providenciar as refeições são oferecidas a mim, assim como cozinhar a carne de animais que são abatidos para minha honra. 

Não pode contudo, ter acesso aos segredos DE IFA ODUs 256. Isto é porque eles são muito poderosos, possuindo esse conhecimento, então deitou-se sobre o seu poder sobre os homens que o mundo vai viver em desequilíbrio constante. Agora acalme-se, você já é parte do culto, mas não a própria Ifa. Isto despertou a ira de Oxum, que respondeu: Promete-Mais para revelar todos os segredos! Então, como você se atreve a esconder o conhecimento do Odus Ifá? 

-Estes segredos não são meus, não a minha, são os Oráculos  de que eu sou o Guardian. É assim, Oxum, quais são suas verdadeiras intenções, por isso não empurra, nada revelam sobre Ifa. 

Orunmila concluiu. Percebendo que a decisão do marido era final, Oxum fingiu estar contente com ele. Afinal, ele já pertenceu ao culto de Ifá, e o resto correu por sua astúcia ele sabia, não foi falta. Depois de muito pensar Oxum, arquitetou um plano para resolver, ainda que parcialmente, o problema na mão. Sabendo amizade de Orunmila com Exu, decidiram apresentar um grande entretenimento para Exú para atingir seus objetivos. 

Exu foi convidado para um banquete no Palácio de Oxum, que serviu licor muito para ficar bêbado. Docemente, dengosa, Oxum astutamente convenceu Exú  de que roubar os segredos do Odus e passar em suas mãos seria bom. Exú prometeu que a manhã do dia seguinte, o problema seria resolvido ... No dia seguinte, antes do nascimento do sol, hit Exú na porta Oxum. Ele trouxe com ele um pequeno baú de madeira e um tapete enrolado debaixo do braço. -Aqui está o que você me perguntou Lady Mel ... Deixe-me ver Exu não imagina como quão ansiosa eu sou! Oxum respondeu. "Vamos lá, fácil! Como você me disse ontem, eu sou um bom empresário e entrega antes do pacote, eu Exú quero o meu  preço disse. 

- E qual é o seu preço? Fala! Estou disposta a pagar! "Não cabe a mim preço que você paga e se todos aqueles que consultar o oráculo, todo mundo que usa o novo sistema criado por você mesmo oracular, pagar o preço. Sempre que vejo alguém usando esse oráculo, vou determinar quem serão oferecidos sacrifícios aos seus problemas podem ser aliviados. Mesmo que os sacrifícios exigidos para outros Orixás e Egun, Eu Exu serei recompensado com alguns deles, caso contrário eu não permitirei atingir o seu objectivo ... e esta senhora doce, é o preço dos meus serviços ... concluiu Exu. Assim foi que roubou os segredos Exú para Oxum e são apresentados pelo oráculo novo ... e toda vez que se consulta o oráculo e alguem tem que ofertar algum orixá, precisa ofertar a Exu primeiro!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)