Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Orixás Supremos: Orixás do pano branco

 
Os Orisas Funfun, Brancura. Olorun Baba Olodumare, a entidade suprema, é o grande detentor de todos os poderes. Olorun nos tempos em que a existência se originou, nos primórdios do universo, transmitiu seu axé (força) e seus domínios de ação, aos Irunmales, os Orixas, entidades divinas, que participaram da criação do universo e do aiye-orun, Terra e Céu, do mundo natural e sobrenatural. Awon irinwo irunmale oju kotun
Ati awon igba male oju kosi.
Os quatrocentos irunmale do lado direito
e os duzentos irunmale do lado esquerdo.


Os quatrocentos irunmales do lado direito são os Orixás, e os duzentos irunmales da esquerda são Eboras (Orixás gerados).
Os Orisas funfun, do branco, encontraremos Obatalá a frente de todos os Orixás e Eboras.
Orisala, Orisanla, Osala ou Obatala, são elementos fundamentais do começo dos começos, elementos que deram origens a novas formas de existência, a formação de todos tipos de criaturas, no aiye e no orun. Os funfun são entidades divinas que manipulam e têm o domínio sobre a formação dos seres deste mundo e do além. Os vivos e os mortos, todos os planos de existência, são controlados pelo axé (força) de Orisanla. São conhecidas algumas qualidades de Osala tais como:

ODUDUWA, OBATAL, OSAGIYAN, OSALUFON, ORISA OKO, DENTRE OUTRAS. Outro Orixá funfun, que tem uma importância primordial e fundamental no culto dos Orixás, e que acompanhou Orinsanla na criação do mundo nagô é: Òrúnmíla.

Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores