Total de visualizações de página

A pombagira

Meus livros de Magia Astrológica no link

sábado, 3 de março de 2012

Protetores: A Hierarquia dos Anjos


Seguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins,Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídas em três Hierarquias.

PRIMEIRA HIERARQUIA:

É formada pelos Santos Anjos que estão em íntimo contato com o CRIADOR. Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a DEUS numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos.

SERAFINS:

serafins.jpg
O nome "seraph" deriva do hebreu e significa "queimar completamente". Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor ao Sumo Bem, que é o nosso DEUS Altíssimo.
Na Sagrada Escritura os Santos Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaias: (Is 6,1-2)

QUERUBINS:

querubins.jpg
São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria. No início da criação, foram colocados pelo CRIADOR para guardar o caminho da Árvore da Vida.(Gn 3,24) Na Sagrada Escritura o nome dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. São também os Querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação: (Ez 10,12) Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o SENHOR habitou, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins: (Ex 25,8-9.18-19) Estas considerações atestam que os Querubins são conhecedores dos Mistérios Divinos.

TRONOS:

tronos.jpg
Acolhem em si a Grandeza do CRIADOR e a transmitem aos Santos Anjos de graus inferiores. São chamados "Sedes Dei" (Sede de DEUS). Em síntese, os Tronos são aqueles Santos Anjos que apresentam aos Coros inferiores, o esplendor da Divina Onipotência.

SEGUNDA HIERARQUIA:

São os Santos Anjos que dirigem os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no Universo. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes.

DOMINAÇÕES:

dominacoes.jpg
São aqueles da alta nobreza celeste. Para caracteriza-los com ênfase, São Gregório escreveu:
"Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes". São enviados por DEUS a missões mais relevantes e também, são incluídos entre os Santos Anjos que exercem a "função de Ministro de DEUS".

POTESTADES:

potestades.jpg
É o Coro Angélico formado pelos Santos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da "forma" ou "maneira" como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de DEUS, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao CRIADOR.

VIRTUDES:

virtudes.jpg
As atribuições dos Santos Anjos deste Coro, são semelhantes aquelas dos Santos Anjos do Coro Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Santo Anjo do Coro das Virtudes.

TERCEIRA HIERARQUIA:

É formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.

PRINCIPADOS:

principados.jpg
Os Santos Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro.
No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos: (Dn 10,13) Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.
Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do SENHOR, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente.

ARCANJOS:

arcanjos.jpg
A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os "Arcanjos" entre os "Principados" e os "Anjos". Pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deve estar colocado no mais alto Coro dos Santos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a MARIA que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo CRIADOR, para MÃE DE DEUS. Por outro lado, também Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo. A respeito de Rafael, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de DEUS:
"Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR". (Tb 12,15)

ANJOS:

anjos.jpg
Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros superiores e as executam. Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os Santos Anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa. O CRIADOR inspirou o escritor sagrado no Livro Êxodo, da Bíblia Sagrada:
"Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários". (Ex 23,20-22)

O Equilibrio pela bio-energia






BIOPSICOLOGIA

Segundo as novas pesquisas da medicina, nossas emoções estão intimamente relacionadas com os hormônios produzidos por nossas glândulas endócrinas. As técnicas de Biopsicologia são baseadas no controle sistemático dessas glândulas endócrinas e dos centros psíquicos que as energizam (CHAKRAS). Através dessas técnicas, seremos capazes de transformar nossas emoções perturbadoras e atingir harmonia psíquica, física e espiritual, gerando saúde integral.

Estudos médicos demonstram que as secreções produzidas pelas glândulas endócrinas têm forte influência em nosso temperamento. Substâncias como adrenalina, dopamina, endorfina, serotonina e cortisol agem diretamente no organismo, provocando sensações que se refletem tanto em nossa conduta quanto em nossa saúde. A depressão, por exemplo, é uma doença associada a um desequilíbrio hormonal, no qual o organismo passa a produzir altos níveis de cortisol e baixos níveis de serotonina. Segundo especialistas, algumas técnicas da biopsicologia auxiliam a harmonizar e a equilibrar essas substâncias no organismo, combatendo naturalmente a doença. “A biopsicologia pode regular a ação dessas substâncias por meio de técnicas como respiração, exercícios e relaxamento, capazes de transformar a bioquímica do corpo e manter o equilíbrio emocional”.

Alinhamento dos Chakras

palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida física, mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas. Atuam diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver. Os sete principais chacras estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça. Quando seu fluxo é bloqueado, podem surgir distúrbios físicos, emocionais, mentais e espirituais. A qualidade do ar, da alimentação, dos pensamentos e sentimentos também interferem positiva ou negativamente nos chacras.
Para nos abastecer, os chacras captam a força vital. O realinhamento dos chacras purifica nossos canais, alimenta, regula e equilibra os órgãos, células e as funções vitais.
Quando estamos em harmonia, a energia penetra naturalmente através desses centros de força e cumpre sua função. Essa atividade natural de reabastecimento energético possibilita a nossa boa condição de saúde física, emocional, mental e espiritual.
O realinhamento auxilia na tomada de consciência dos motivos que estão gerando o desequilíbrio e bloqueio das energias. A consciência traz o entendimento que, conseqüentemente, favorece a auto-cura através da transformação das atitudes e qualidade dos pensamentos e sentimentos.

Chacra laringeo


Armazena informações de: Autoconhecimento, verdade, atitudes, audição, gosto, cheiro.

Em desequilíbrio produz: Dificuldade de se mostrar e expressar-se, tomar decisões. Insegurança, crítica, timidez, medo da opinião alheia e falta de autoridade.

Em equilíbrio traduz: Livre expressão de pensamentos, conhecimentos e sentimentos; criatividade na comunicação, voz potente e clara, eloqüência, capacidade de ouvir com atenção e com o coração honestidade interior, fé, vontade, sensação de total integridade.

Armazena informações de: Convicções familiares, superstições, lealdade, instintos, prazer físico, dor, toque.
Em desequilíbrio produz: Irritação, raiva, medo de viver, apego excessivo e pouca auto-estima.
Em equilíbrio traduz: Confiança na vida, segurança pessoal, satisfação, estabilidade, força e coragem interior e bastante auto-estima.

Chakra energético


Armazena informações de: Dualidade, magnetismo, controlando padrões, sentimentos emocionais (alegria, raiva, medo).

Em desequilíbrio traduz: - Ciúme, possessividade, instintos reprimidos, tensão, tristeza.

Em equilíbrio traduz: Fluidez natural da vida em todos os sentidos: corpo e mente, entusiasmo, ações produtivas, franqueza, naturalidade.

Chakra plexo solar


Armazena informações de:consciência do próprio ser dentro do universo (senso de pertencer).

Em desequilíbrio produz: Tendência a moldar tudo sob seu próprio ponto de vista, egoísmo, inquietação, insatisfação, descontrole, nervosismo, ansiedade, falta de concentração, medo de novas experiências e medo de rejeição.

Em equilíbrio traduz: auto-estima, sensação de paz e harmonia, aceitação da vida e do próprio crescimento, autoconfiança, valorização das riquezas interiores e exteriores.

Chakra cardíaco


Armazena informações de: conexões com aqueles que amamos, amor incondicional.

Em desequilíbrio produz: doação excessiva de si, desespero, ódio, inveja, medo, ciúme, raiva, depressão, angústia, indiferença, brutalidade e frieza.

Em equilíbrio traduz: Amor, compaixão, confiança, inspiração, esperança, generosidade, solicitude, calma, alegria, equilíbrio.

Chakra da visão


Armazena informações de: Ver com clareza e sabedoria, sabedoria, intuição, intelecto.

Em desequilíbrio produz: Rigidez mental, racionalidade excessiva, vaidade em relação a própria inteligência, medo da verdade, confusão, fixação em determinadas idéias.

Em equilíbrio traduz: Agilidade mental, visualização desenvolvida, transcendência, abertura da intuição e visão interior, discernimento, inteligência emocional, conceito de realidade, capacidade de ver além das formas físicas.

Chakra coronário


Armazena informações de: Integração e conceito do todo.

Em desequilíbrio traduz: Falta de propósito, perda da identidade, medo de estar só, sentimento de separação do próprio "eu" transmitindo bloqueio aos demais chakras.

Em equilíbrio traduz: Descoberta do divino, facilidade para acessar diretamente o conhecimento superior a partir da conexão com o "eu universal", confiança, abnegação, humanitarismo, habilidade para ver o todo no fluxo de vida, devoção, inspiração, valores, éticas. Irradiação da vida com total plenitude e pureza.

Não tema a Quimbanda - ela é necessária! Só precisa prudência



QUIMBANDA, OU AS "LINHAS DE ESQUERDA" 
Nunca se deve confundir o orixá com as entidades que integram sua Linha de Força. A questão mais polêmica, sem sombra de dúvida, cerca o orixá Exu. Ele é uma força da natureza, imaterial e incorpóreo, como os demais orixás. Dentro da Umbanda, a Hierarquia deste orixá denomina-se Quimbanda, recebendo ainda os nomes de Banda dos Exus e Falange dos Exus. Na verdade ele nunca encarnou, sendo apenas os de grau mais baixo e kiumbas que passaram por este processo. Os Exus bem evoluidos, são chefes de suas linhas, e nem todos devem ser cultuados da mesma maneira. Uns trabalham mais, para evolução sexual, como é o caso de pombagira, outros mais os vicios, como Tranca Rua, outros mais a saude como Exu Caveira etc... Como tambem nem todos querem bebida alcoolica, alguns só preferem agua, mel, chás etc. Cada um é cada um e nunca devemos generalizar.
Na Umbanda, entende-se que este orixá e as entidades que fazem parte de sua falange atuam "à esquerda". Isso, porém, não significa que sejam de agentes do Mal! Simplesmente, o orixá Exu - que erroneamente tem sido associado às forças diabólicas do ideário cristão - é uma força complementar às Linhas da Direita. Do mesmo modo que homem e mulher são opostos-complementares, e que tudo no Universo interage e se interpenetra, também as forças da "Direita" e da "Esquerda" se unem e se completam. Na verdade o Diabo é que muitas vezes se passa por Exu, pra denegrilo.
As entidades que constituem a Quimbanda são denominadas Exus, Pombas-giras e Exus-mirins. Têm missão cármica definida e trabalham no sentido de evoluir no plano espiritual, exatamente como os integrantes de todas as outras falanges. 
Os Exus são responsáveis pelos trabalhos de proteção, além de terem energia vitalizadora e promoverem a desagregação de energias maléficas. Existe ainda um outro papel, muito delicado, que cabe aos integrantes desta hierarquia: é o de liberar o consciente e o inconsciente do fiel que estiver se preparando para desenvolver um trabalho mais ativo no terreiro. As entidades de Quimbanda podem trazer à tona os traumas e os segredosreprimidos - conscientemente ou não - pelo "filho de fé". E se os bloqueis for na area sexual? Como vai se vencer esse bloqueio se o medium foi um prisioneiro do preconceito e hipocrisia? Exu tem justamente esse papel, que é abrir a mente das pessoas, ele atua em nivel do subconsciente, agindo como filtro entre o Inconsciente e a nossa Consciencia.
Conheço muitas pessoas que vivem com a Biblia na mão e o pensamento no beijo do vizinho! E porai vai. A melhor evolução parte do instante, que cada individuo passa a conhecer seus bloqueios e trabalha pra se livrar deles. Muitos encarnados hoje com problemas, vem de vidas passadas, onde foram forçados a casar, transar e viver com quem lhe impunham, ou que foram, mortos em sacrificios ou abusados em orgias, e que por isso não conseguem entender certos traumas que carrega dentro de si. Ai começa agir como se o sexo fosse uma praga e inutilmente tentam se afastar dele. Por isso não evolui.
Sendo assim, pode acontecer de os "cavalos" que estejam incorporando essas entidades de Esquerda usarem linguajar torpe ou adotarem comportamentos duvidosos. Nestes casos, deve-se entender que aquele não é o procedimento da entidade em si - na verdade, pode tratar-se de uma "faxina" no inconsciente do próprio médium. Esse é o papel de Exu, o agente carmico da limpeza mental.
É bom ressaltar, porém, que a natureza complexa da missão confiada aos espíritos da Quimbanda os torna bem mais difíceis do que as demais entidades. Sendo assim, é necessário ter muito CONHECIMENTO e, principalmente, DISCERNIMENTO, para lidar com essas forças. O grande perigo é que pessoas que começam a tirar proveito de Exu nos terreiros começam a abusar e indo assim de encontro ao desequilibrio muitas vezes sem volta. Prudencia é a palavra chave pra evoluir. Libere seu eu e busque equilibra-lo.

Carlinhos Lima - Tarologo, Astrologo e Pesquisador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores