Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 15 de dezembro de 2012

Momento mais esperado da iniciação (Orunkó)


Orunkó. Hora do nome do Iaô candomblé. A terceira saída do Iaô é a mais esperada por todos da comunidade, nota-se um momento de tensão muito grande e a expectativa dos sacerdotes que contribuíram nesta sagrada iniciação, que pode ser afirmada ou negada pelo noviço de que tudo foi bem feito ou não, com o grito triunfal do seu nome. Novamente o Iaô é trazido ao ile axé, desta vez sem a pintura geral, só com uma pintura de wáji no centro da cabeça (cuia de wáji) ou borilé (ritual feito com ejé do pombo branco) e ornado com penas do mesmo. O Orixá dirá seu Orunkó para todos ouvirem, nesse caso é escolhida uma pessoa (normalmente um Babalorixá ou Iyalorixá de outra casa) presente para tomar o nome do Orixá, são feitas algumas cerimônias onde a pessoa pergunta por três vezes o nome do Orixá e na terceira ele grita em voz alta seu Orunkó para todos ouvirem. Depois do nome dado o Iaô é recolhido novamente para trocar a roupa.
A quarta e última saída o Orixá vem todo paramentado com roupas e ferramentas características de cada Orixá, para dançar e ser homenageado por todos os presentes. No final canta-se para Oxalá e a festa é encerrada.

Exús e Pombagiras: Administradores dos desejos

Exú e Pombagira
Sexo e desejo
Desde o principio quando o o ser-humano foi criado e passou a se desenvolver, Deus designou por sua grande misericórdia e bondade um auxilio maravilhoso. Deu-nos a proteção e orientação de um Anjo Guardião, para que podessemos passar mais fácil pelas tribulações da vida, desde que nos apeguemos ao nosso amor a Deus e ao Bem.

Deus também criou os orixás, seus ministros, responsáveis pelos elementos da natureza. Sendo eles também responsáveis por trabalhar no aprimoramento do homem através dos tempos. Cada orixá ligado a um elemento, a uma força cósmica planetária e a funções necessárias ao nosso crescimento  No entanto todos nós temos o nosso lado sombrio, e que foi pra isso que nós encarnamos, pra evoluir e ficarmos plenos em luz.

Então foi criado a outra parte do equilíbrio  o que muitos chamam de esquerda, parte negativa ou natureza oposta. Assim foi criado o grande Elegbará para trabalhar nosso inconsciente, agindo sobre nossos desejos, medos e mistérios, pra nos orientar a evoluir espiritualmente. Estes os Exús cósmicos que trabalham da sombra para luz, visando nosso aprimoramento, pra que não caiamos nas garras do Dragão cruel.

E assim desde o principio ja existe na alma do homem, a malicia, maldade e sensualidade. E juntamente com Exu, foi também criada a Grande Bombojira  que são as grandes responsáveis junto com Exu pelo desenvolvimento da raça humana, controlando-a a sexualidade e os desejos em especial. As Pomba-giras que se apresentam nas casas de culto são na verdade espíritos de eguns buscando evolução através da linha cósmica de Exu. Por isso existe tantas confusões adulterações e mentiras quando o homem confunde o papel de cada entidade.
Devemos ficar atentos, pois nem tudo que reluz é ouro. Por isso buscar o conhecimento é muito bom, mas com prudencia, respeito as leis e a natureza.

Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)