Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 12 de novembro de 2016

Animais no altar: a raposa e os males sempre a espreita.


A simbologia sagrada


A raposa aparece várias vezes na Escritura como imagem de maldade destruidora e da astúcia. O próprio Jesus comparou Herodes a uma raposa (Lc 13,32) pelos roubos e iniquidades que praticava com a esperteza e impunidade. Na simbologia cristã, que aparece nas telas famosas ou ornamentos de altar, a raposa simbolisa também o herege que invade, confude e saqueia a área doméstica, isto é, a comunidade. E como vários hereges foram monges ou bispos, às vezes ela está revestida de vestes religiosas ou segura numa das patas um livro fechado, isto é, que não leu e por isso desconhece a verdade. Alguns quadros que pintam a vitória de Jesus sobre o Diabo depois das tentações no deserto pintam uma raposa correndo para a toca (o "esperto" demônio se mandando para o inferno), enquanto Jesus é servido pelos anjos.


No Baralho Cigano, a raposa também é uma simbologia de cautela. Ou seja, ela indica perigos a espreita que podem vir por intemédios de inimigos ocultos, amigos falsos ou algum mal inédito que pode surgir. Se aparecer essa carta numa análise é muito bom analizá-la muito bem, pois sempre é um prenuncio de algum perigo. Agora, como sabemos tudo depende das questões e respostas que se busca. As configurações, as cartas associadas e se ela se refere ao presente, passado ou futuro.

Em se tratando de Umbanda, essa simbologia representa o mal sempre a espreita, como  por exemplo um Egun, um mago negro, um feitiço lançado por um inimigo ou um olho gordo de um amigo falso. Claro que tudo depende como já falei das configurações, com quais cartas saem. Mas, se a pergunta é sobre espiritualidade, a raposa, vai sempre representar a rival que quer tomar seu marido, a esposa que trai ou a amiga falsa que cria armadilhas. Por isso é sempre importante analisar bem as cartas e vê qual é o antídoto para este mal...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)