Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 12 de novembro de 2016

Dominicani: Animais no altar - jamais maltrate um cão


  jamais maltrate um cão
Dominicani: Animais no altar - jamais maltrate um cão

Conexão entre homens, animais e Deus...

Para os padres da Igreja do primeiro milênio, o cão lambendo feridas era símbolo dos pregadores que, por assim dizer, com sua língua (palavra de Deus) deviam tocar e salvar a alma dos pecadores. Esse símbolo se encarnou em São Domingos (+1221), fundador da Ordem de Pregadores, chamados em latim Dominicani (que significa "cães do Senhor"). A assonância encontrou terreno fácil. E criou-se a lenda de que, estando a mãe de São Domingos grávida, sonhou que daria à luz a um cão preto e branco, que trazia na boca um facho de luz, capaz de iluminar o mundo. Por isso muitas vezes S. Domingos é apresentado com um cão ao lado, tendo entre os dentes uma tocha.

Como vemos, as lendas, mitos e mística, não estão presentes apenas nos cultos afro-brasileiros. Na verdade toda crença se conecta ao inconsciente coletivo e também a parte mais mística do inconsciente...

Todos os animais são sagrados, desde ao menor ao maior que existe em nosso planeta, até mesmo os répteis. Mas, em se tratando em termos de "animais no altar", ou que tem uma forte simbologia no sagrado, notamos que alguns se destacam mais do que outros, especialmente porque estão ligados a alguns santos, divindades e orixás.

Na Umbanda por exemplo, o cão tem uma forte ligação com Ogum e também algumas personificações de Exu. Eu recomendo a todos os que não se dão com cães, simplesmente ignorá-los, porém jamais agredi-los e muito menos matá-los. Aliás, jamais espancar ou matar um cão, a não ser que seja por légitima defesa, como um ataque de um cão raivoso incontrálavel. Mas, mesmo assim, tentar de todas as formas, jamais ser culpado pela morte ou sofrimento de um cão. Não só pela simbologia sagrada que ele carrega, assim como os gatos e passáros, mas, porque é um animal que como poucos sabe demonstrar amor, perdão e tá sempre pronto a ser companheiro. Quantas vezes cachorros companheiros, ao ver seu dono triste não tenta alegrá-lo. Ele sente a tristeza do dono, sente sua alegria e é um amigo fiel sempre. Até quando é agredido ele semper volta, abanando o cabo como se ele é que fosse o culpado, só não pede desculpas porque não pode falar! Por isso, se algum de vocês gosta e sente prazer em humilhar, espancar ou matar um cão, um gato ou qualquer animal, mude e jamais faça isso. Respetar a vida é sempre primordial e de um inocente é ainda mais importante, pois não sabe se defender e muitas vezes ou quase sempre não saberá porque está sendo agredido. Por isso jamais seja covarde...

Carlinhos Lima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)