Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Ou a Umbanda volta a ser Umbanda e o Candomblé a ser Candomblé ou serão extintos!


Hoje em dia é difícil dizer o que é Umbanda! Na verdade tá difícil identificar os cultos afrobrasileiros como um todo. Não foi só no tempo em que a Igreja Católica perseguia os adeptos dos cultos aos orixás, que tudo foi desvirtuado, hoje, mais do que nunca a Umbanda está sendo dizimada, sufocada e transformada num novo seguimento que nem dá pra definir qual! Se o sincretismo dilacerou a Umbanda, por outro lado, ajudou a manter sua essência viva, apenas camuflando-a. Porém o que está acontecendo agora é mais grave, pois interferências mais graves estão ocorrendo. Em primeiro lugar, por causa do populismo, estão desvirtuando a Tradição Oral, e por isso acho que ela precisa ser decodificada ou vai se evaporar no esquecimento ou nas distorções. As pessoas por causa dos ataques e da pregação ferrenha dos sensacionalistas, se curvam ao cristianismo e abrem mão dos conhecimentos ancestrais. 

E isso vem por meio do espiritismo (que não tenho nada contra, mas, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa), por meio da influência de católico incubados que militam a espiritualidade com medo e fica chamando orixá de santo e por meio de tanta guerra de informação distorcida. Eu não tenho nada contra o Espiritismo, absolutamente nada! Apenas, vou continuar insistindo que ele não tem nada haver com Umbanda! Se você gosta do espiritismo, ótimo! Seja espírita. Mas, não diga que tem um terreiro que é ao mesmo tempo espírita. Não diga que é espírita e mãe ou pai de santo ao mesmo tempo. Uma coisa não tem nada haver com a outra.

Onde vamos parar? Terreiros que leem a Biblía antes da giras! Igreja evangélica que faz macumba! Pai de Santo jogando búzios em centros espíritas! Medium kardecista recebendo preto velho na Umbanda! Oxe... que patacoada é essa? Já tô cansado de receber email todo dia sempre com essas definições! Quando falo em espiritualismo, estou falando de busca espiritual, não confunda com espiritismo que é do Kardecismo. 

Quando falo com 9 em cada dez pessoas pra procurar a Umbanda, pode ter certeza que a resposta vai ser a seguinte: "estou frequentando um centro espírita, tomando passes e a mãe de santo..." Êpa! Mãe de santo em centro espírita? Que coisa estranha é essa! No Rio de Janeiro em especial é de onde temos mais essas notícias! Cadê as federações de Umbanda que não corrigem essas coisas? Umbanda não é espiritismo!

Quanto mais tempo passa, mas, tenho certeza que a Umbanda de verdade vai acabar, vão ficar apenas, bagunças dominadas pelo cristianismo e que usarão equivocadamente o nome dos orixás! Sabe porque? Porque o consulente hipócrita, ele não vai entrar num lugar onde está escrito "Terreiro de Ogum"! Mas, se tiver escrito "Terreiro de São Jorge", aaaaaaaaaaaaa, ai sim! Ele entra. Porque colocou na cabeça que Ogum é coisa de macumba e São Jorge é santo! 

Se colocar "Terreiro de Iemanjá", não vai atrair adepto como se colocar "Centro Espírita Nossa Senhora não sei das quantas...". Mas, os orixás e os ancestrais estão vendo toda essa ignorância e preconceito. Só que pra Umbanda de hoje o marketing é mais importante!

Se a pessoa vai no terreiro, toda assustadinha, toda cheia de dedos e preconceitos, se tremendo de medo, e a suposta mãe de santo, pega a Bíblia e lê antes dos trabalhos... Ufa, exclama o visitante: "nossa, não era macumba como pensei é coisa boa". Porém se ao invés de ler a Bíblia que nada tem haver com Umbanda, a suposta mãe de santo, cumpre a tradição e a sua ancestralidade, fazendo os rituais originais, imagina ai o que o visitante hipocrita e preconceituoso vai pensar!? Pois é! No Brasil e em outros países onde o poder midiático dos cristãos imperam, enfiaram goela abaixo das pessoas que a  "Bíblia é a verdade absoluta e a palavra de Deus", quando na verdade ela apenas guarda ensinamentos, fragmentos e que tem muitos mitos, muitas adulterações e muitas opiniões dos autores. Mas, como jogou com força a imposição até mesmo no inconsciente coletivo, as pessoas tem medo de contestar isso...

E assim fica. Tudo, os massacres, as chacinas e os absurdos políticos que tem em boa parte da Bíblia, jogados como se Deus assinasse embaixo, como se ele fosse o autor de tudo, quando qualquer estudioso sério sabe que não é bem assim. Na verdade, não se sabe nem quem escreveu cada um dos livros da Bíblia.

E enquanto isso, a Umbanda se esvai, se acaba e se transforma em mais uma adaptação sensacionalista dos novos tempos. Não se respeita mais os rituais, a magia sagrada, os sinais riscados, os pontos cantados e passam cada dia mais, pra agradar os visitantes e pagantes, a ler a Bíblia, a dar passes e a ignorar ou rejeitar as tradições originais. Agora todo mundo se diz "branco", não faz rituais, não faz pontos e daqui uns dias vão tá ouvindo músicas gospel nas giras, cantadas por Pombagira! Que rídiculo. Se quer ser evangélico ou kardecista, que seja, mas, não digam que são umbandistas.

To parecendo intolerante? Intolerante são os que fazem atos pra agradar e anulam as tradições originais. Que se sujeitam a pregação europeia, por achar que a Africa é primitiva ou atrasada, como já disseram alguns líderes espíritas e que outras "religiões europeias são mais avançadas"! Quando na verdade, a religião cristã, tá inserida nas bases dos sacrifícios, das barbáries e de guerras sangrentas. Mas, é fácil dizer que a crença dos outros é mito, mas, a nossa é "dogma de fé"!

Não existe Umbanda sem axé, seu ritual, sem ponto, sem orixá e não existe Umbanda Branca ou Negra. Na verdade a Umbanda vem de origens distantes, remotas, bem antigas e ancestrais e pertence a raça humana como um todo. Por isso não tem que se sujeitar ao cristianismo, muito menos combatê-lo. Apenas saber separar as coisas! A Umbanda e o Candomblé são bem mais antigos que o que conhecemos aqui no Brasil e são bem mais antigos que o cristianismo.

Na verdade o culto abramico e patriarcal é apenas uma ramificação da Umbanda Antiga de milênios atrás. Por isso o povo hebreu fazia muitos sacrifícios. Só na inauguração do Templo, Salomão matou milhares de cabeças de gato e queimou a carne em brasa para o sacrifício do Senhor.

Já que os que se dizem donos de faculdades de Umbanda e os que tem seus terreiros luxuosos, não defendem a Umbanda, eu cumpro minha missão e peço, que não descaracterizem a Umbanda. Não misturem com aquilo que só sufoca a tradição oral. 

A culpa dessas distorções da Umbanda é de livros mau feitos, onde supostamente psicografados, entidades do espiritismo, imprimi distorções na Umbanda. Agora tá na moda, romances, sendo vendidos como psicografias de entidades, só pra transformar Umbanda em um seguimento que é apenas espírita. Não se iludam com esses romances que dizem ser psicografados, aquilo não é Umbanda. A Umbanda Original tem que  ter seus oráculos, os búzios, o Ifá, a magia, os rituais sagrados e os orixás. O resto é invencionice. As lendas que temos que observar são as dos orixás, dos inkices, dos encantados, das linhas sagradas e dos odus de Ifá. E não do livro dos espíritos de Alan Kardec. O livro dos espíritos é pro kardecismo, assim como o Ifá é pros cultos afrobrasileiros.

Axé a todos e que Oxalá, Orunmilá, Obatalá, Odudwa, Nanã, Iemanjá, Oxum, Iansã, Obá, Oxumaré, Ewá, Xangô, Oxóssi, Ossaím, Ogum, Ibêjis, Obaluaê, Omulú, Logun-Edé, Exú, Pombagira e Iroko, abra a mente de todos vocês e que os códigos de Umbanda sejam respeitados e preservados. Axé

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)