Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Irmã água


Irmã água: Em seu famoso Cântico das Criaturas ou do Irmão Sol, São Francisco de Assis assim exclama: "Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, que é tão útil e humilde e preciosa e casta". Imaginemos um riacho ou um grande rio. Nascem pequenos, humildes, no escondido de uma floresta, descem as encostas vencendo os obstáculos sem estardalhaço, abraçam pedras e lambem as margens, sem perder a noção de seu destino que é o grande mar. Não é a água uma imagem do ser humano que também nasce pequeno, cresce e amadurece vencendo etapas, ansioso pelo mar de seu destino que é Deus? Como os regatos se tornam maiores quando perdem suas águas no mar, assim o ser humano, ao perder-se, um dia, no mar da Santíssima Trindade, far-se-á um só com Deus.

Pra quem cultua os ancestrais e os orixás, vê em Iemanjá a força do grande mar e oceanos, de onde a vida possivelmente surgiu e a vida representa não só o a força vital que mantém o homem sobre a terra, existindo e se transformando, mas, também representa-nos esse grande mar de águas, as vezes calmas, as vezes amedrontadoras e revoltas, o próprio inconsciente, coletivo ou individual. Iemanjá representando a fertilidade, assim também como Oxum, que já é mais ligado aos rios ou Nanã que se revela quando a água se encontra com a Terra, para formar a lama da vida. Enfim, a água é sagrada e por isso temos que respeitá-la sempre. E se pela crença cristã o rio do destino ruma a Trindade Santa, para tornar-se uno com Deus, entre os orixás, o caminho é bem mais ritualístico, sagrado e de entrega. Só que da mesma forma, continua ligado ao amor, ao respeito a vida e a Criação. Mas, para a Umbanda, a Trindade santa se revela e age em caminhos distintos, cada um com uma função importantíssima. Esses caminhos que são a mente, o coração e o espírito, se apresentam como Ori, Bará e a ancestralidade, apresentada pelos orixás.

Saudemos a água da vida, a força inconsciente que gera fertilidade, amor e respeito a Natureza. Tenhamos consciência sempre que sem água não a vida. Que as bênçãos de Iemanjá traga chuva onde precisa, sem destruição, inundação e sem mortes, pois a água de Iemanjá, estendida por Oxum é doce e se derrama no movimento equilibrado de Oxumaré. E quando o exagero acontece, é porque o homem quebrou seus limites, invadiu áreas onde só o ambiente era pra reinar. Que os orixás das águas nos traga, fartura, amor, saúde, prosperidade e vida.

Axé.

Carlinhos Lima.

Você é um Anjo



Quem já não ouviu ainda esta expressão: - Você é um anjo! - E como é bom, aprazível, ouvir isso! Geralmente, nós a ouvimos em situações difíceis por que passamos. Anjos são criaturas de Deus, como mensageiros de sua Palavra, intermediários da sua salvação. Eles nos conduzem, guardam-nos, confortam-nos, protegem-nos. Também nós podemos ser anjos: alguém que nos ajude no caminho do bem, quem quer que anuncie a Palavra do Criador, dizemos, é um anjo de Deus. Somos chamados a tornar-nos Anjos do Senhor. Você é um anjo quando ajuda os irmãos a se libertarem da escravidão dos vicios; é um anjo quando cura os males de alguém (Deus é quem cura através de nós e de nossos dons dados por Ele). Você é um anjo quando auxilia os irmãos nas dificuldades (e assim podem fazer experiências da força de Deus). Seja um anjo do Senhor: Anjo da Luz, do bem, da Paz, do amor, Anjo de Deus! E jamais, anjo mau de tentação. Quem fica oferencendo drogas ao próximo, incita o crime, a violência e a corrupção, ao contrário de anjo, torna-se semelhante a demônios. São apenas escravos das Sombras.

Seja um herói que ajuda, que salva e tira o seu irmão dos precipcios e não queira empurrá-la pra caminhos ruins. Façamos como Ewá, a bela rainha que ao ver Orunmilá, fugindo de Ikú (Morte), cobriu o mesmo com panos e enganou Ikú, salvando a vida de Orunmilá. Em troca o moço e senhor dos oráculos agradeceu e deu a ela parte do dom de advinhação, como também fertilidade, pois ela não conseguia engravidar... Não que esperemos nada em troca, pois fazer bondade esperando compromissos e pagamentos não é caridade é apenas vaidade, como fazem os falsos pregadores que gritam, gritam e pregam esperando apenas doações e dízimos. A caridade tem que vir sem interesses. Como a bela deusa Ewá fez, sem esperar nada em troca e apenas por generosidade e por isso Orunmilá a abençõou.

Axé a todos!

Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)