Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 4 de maio de 2014

As vezes só entendemos algo se olharmos pelo prisma do outro e não do nosso...

Ter a mente aberta exige uma tremenda humildade; a humildade de reconhecer que podemos ter noções erradas e preconceituosas da vida, a humildade de estar disposto a ouvir, analisar e processar o mundo sem julgá-lo. Abrir a cabeça para o diferente é uma das maiores e melhores maneiras de nos fazer crescer, intelectual e espiritualmente.

É muito tentador e cômodo simplesmente desconsiderar ideias que desafiam nossos gostos e filosofia. É muito comum deixar de ouvir pessoas com visões distintas da nossa, não se esforçar por tentar entender de maneira sincera as ideias diferentes que os outros possuem. Todos nós temos ideias fixas sobre diversos assuntos, de amor a educação dos filhos, de religião a política. Geralmente, não lidamos nada bem com opiniões que conflitam com o nosso entendimento da vida. Novas ideias, abordagens radicais e formas de expressão pouco convencionais costumam ser difíceis de engolir. 

Behar (בהר, no monte)
Levítico 25:1 - 26:2

Antes de fazer julgamentos preciptados, estude e busque a verdade

Umbanda também requer estudo e busca pelos fundamentos



"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8:32

A mentira é o grande mal desse mundo. Por causa dela que muita gente cai na ilusões e tentações malignas que nos tiram do foco que é nos tornarmos uno com o Pai. Não é a toa que dizem que Satanás é o "Pai da Mentira". Pois com todas as suas faces ele cria armadilhas, usando ilusões e falsas alegrias pra nos desviar dos caminhos sagrados. Porém o espiritualismo moderno, tenta eliminar a figura de um ser do Mal, especialmente porque o homem tende a agir bruscamente quando rejeita uma ideia que o perseguiu, ou seja, porque as igrejas cristãs abusaram da imagem do Diabo pra amedrontar e fazer seguidores que desenvolveram um profundo medo do inferno, acabou gerando uma reação contrária e a meu ver também confusa. Isso porque o ser humano tem mania de escolher apenas entre uma coisa vigente e outra, nunca se voltando a captar o que há de bom em todos os lados. Geralmente as pessoas querem se dividir em ser contra ou a favor, nunca cogitando um meio termo. Assim os que julgam ser um exagero dos pregadores cristãos que usavam a figura do Diabo pra amedrontar, preferem simplesmente deletar a ideia de que ele existe. O que é um erro! Pra mim Deus é um Criador puro, cheio de bondade e sem a figura do Mal para contrapor, tornaria esse Deus um ser confuso e não faz sentido isso.

Enfim, esse e outros temas, deixam as pessoas muito confusas e requer muito debate e estudos, teológico, filosófico, histórico e espiritualista. Por isso os debates e a união de pessoas que visam buscar a verdade é importante. Em termos de Umbanda por exemplo, as pessoas preferem se apegar ao que acha mais prático e sair por ai falando o que nem mesmo ela acredita. A Umbanda Tem fundamentos e como tal tem códigos e não pode ficar refém apenas das teorias e pregações de outras religiões. Filosofismos espiritualistas tomaram conta da Umbanda, sufocando suas reais tradições e seus verdadeiros ensinamentos. Grande parte por merchan, pois associar-se ao marketing cristão de puritanismo e suposta caridade é mais bonitinho. Ao demostrar "desapego" ao dinheiro a pessoa sente-se mais cheia de uma falsa modéstia sem saber que este é um dos piores orgulhos e egoísmos humanos. Alguém que quer se passar por santo, puritano e humilde só pra agradar não passa de vaidade.

Os fundamentos umbandistas nada tem haver com a ideologia distorcida e hipócrita que muitos terreiros adotaram país a fora. Não use a Bíblia numa mão e o Livro dos Espíritos na outra pra ignorar os fundamentos dos cultos afrobrasileiros, pois os ensinamentos divinos se aplicam a todos, como mencionei um versículo no inicio desse post, mas, os fundamentos políticos e culturais de um determinado povo não pode sufocar a ancestralidade de outros.

A Umbanda não tem nada de maligno, tem de primitivo em suas origens, assim também como o cristianismo tem em suas raízes ancestrais, uma enorme história de barbárie, desde os hebreus aos primeiros cristãos. Tudo cometido em nome da fé e sem saber sequer pra que certos atos eram cometidos. Mas, preferiram colocar "na boca de Deus" como se Deus fosse contraditório, a favor da morte e violência por causa de política e poder religioso.

Tem gente que é profundamente vítima do animismo e fica adaptando coisas a Umbanda como se determinada entidade tivesse pedido. Mas, não é qualquer entidade que tem o poder de baixar num terreiro e lançar uma nova filosofia, jogando no lixo as tradições e se achando o grande reformador. As entidades não podem trabalhar fora dos pilares primordiais, que são filosofia, tradição, arte e magia. Muito do que está na Bíblia é apenas imaginação de seus autores, nem tudo que tá lá é realmente inspirado por forças divinas, assim como nem tudo que se lê num livro supostamente psicografado é revelação de entidades, muita coisa apenas passeia pelo inconsciente ou até subconsciente do médium. 

Por isso a codificação da Umbanda é importante. Se não fossem as lendas e mitos, os cultos afro-brasileiros já estariam extintos. É engraçado que a maioria desses livros "psicografados" por médiuns reformadores, alegando ser um Preto Velho, quase nada tem de tradição ancestral, nem mesmo revelações dos orixás e sim sempre a mesma lenga-lenga que mais parece um padre ou uma entidade kardecista falando. Hoje em dia vemos mais Pretos Velhos em centros kardecistas do que em terreiros! Por quê será em? Bem, nada contra a isso, mas, desde que não seja pelo simples marketing da fé, tudo é válido.

Pra quem me pergunta se eu tenho algo contra o Kardecismo, simplesmente eu responde: nada! Sinceramente acho um seguimento espiritualista fantástico. Tenho amigos kardecistas, acho um trabalho fantástico realmente. No entanto o que afirmo e reafirmo é que Umbanda não é e nem tem nada haver com kardecismo. Apesar de misturarem com tudo quanto é coisa, temos que saber que ancestralidade na busca espiritual é tudo. 

Você que já tem consciência que tem proteção de orixás, não se preocupe com policiamento cristão sobre você não. Cada um responde por si. Não é porque o cara paga dízimo e vai gritar na igreja que ele tá aceito no céu não. Aliás, de que céu estamos falando? Bem a Umbanda se desviou tanto de suas tradições que o céu que ela acredita hoje é a que tem nos catecismos católicos. Não lembra-se da criação por Olorun, Olodumaré, Zambi e assim por diante... Não tem nada de errado em se cruzar preceitos, sincretizar conhecimentos e identificar a fé pelo prisma divinista. Porém se curvar a supremacia, por se julgarem santas e sua maligna ai já é demais.

Tem gente que se rende ao movimento protestante e a partir dai acha-se o "policial divino", passando a agir como se fosse o dono da verdade, querendo enfiar a Bíblia goela abaixo dos outros! Pera lá! A Bíblia nem é a verdade absoluta. Nem um décimo dos mistérios divinos estão esclarecidos para a maioria dos grandes teólogos. A Bíblia apesar de ser usada o tempo todo por pessoas que montam impérios da fé, não responde a maioria dos questionamentos, prova disso é que temos milhares de religiões em volta dela e divergências constantes.

Dia desses vi um pastor no Programa do Ratinho, querendo ensinar regras de comportamento e pessoas perguntando as mais idiotas das questões, e ele se sentindo um Salomão, ao responder, segundo ele "conforme a Bíblia", mas, uma prova que nem ele entende a Bíblia que se ele realmente a compreendesse, saberia que pra ser sacerdote tem que ter preceitos como disse Paulo em conformidade a "Melquisedeque". Ou seja, ter sacerdócio, tem que ter ritualística, liturgia, poderes sobrenaturais e não apenas ler a Bíblia em voz alta e querer enfiar preceitos judaicos goela abaixo das pessoas. Além disso, a humanidade evolui, conceitos de 2 mil anos antes de Cristo, criados por reformistas que acabava de tirar um povo da escravidão do Egito e que tinha que criar regras, não serve pra todos os povos do mundo. E o engraçado é que nossa sociedade ocidental é muito hipócrita, pois se diz adotar a Bíblia, mas, rejeita tudo aquilo que seu preconceito não permite. Diz que isso ou aquilo é pecado e tem que ser evitado, mas, o que a Bíblia aprova, eles também rejeitam. Assim pra acusar perseguir e apontar o dedo eles vão lá no Antigo Testamento, mas, pra aceitar o que lá está, fingem e ignoram. Como por exemplo, a questão de um homem ter várias esposas. Pergunta a uma crente se ela quer que o marido dela arranje outras duas esposas pra ver se ela aceita! Ou aquela história de o primogênito ter mais direitos e assim por diante.

Enfim, a sociedade evolui e os preceitos também. Portanto se você se identificou como Umbandista, saiba que os preceitos e conceitos a serem seguidos são os de toda ancestralidade dos orixás. Bem, da mesma forma que o cristianismo tem que evoluir, as religiões afrobrasileiras também. Então no que se refere aos tais sacrifícios de animais, porque ainda tem seguimentos que fazem? Porque fazem parte da ritualística. Abraão e os demais patriarcas, matavam carneiros e gado pra queimar ao Senhor e não vemos ele ser julgado nas Escrituras nenhuma vez por isso. O que deve ser evitado é a banalização. A macumbaria pra fazer mal aos outros, a imposição de que todo mundo tem que fazer oferenda animal ou a de usar os inocentes pra conquistar poder. Ou seja, só algumas pessoas precisam se seus signos pedirem. E devem ser usadas quando é pedido e não porque quer pegar aquela pessoa ou porque quer derrotar aquele inimigo. Por isso  tem que ser avaliado por quem ter outorga e conhecimento pra isso. 

Assim tem muita gente que sequer tem o dom ou chamado pra ser pai de santo e monta um terreiro pensando em ganhar dinheiro e de quebra ainda prejudica diversos seguidores. Não pense que só porque você sentiu que tem mediunidade e orixá que é pra você virar mãe de santo. Cada um tem uma missão.

 Você que é buscador e sabe que tem uma missão espiritual, estude, não se prenda a pregações corrompidas, respeite seus ancestrais e estude muito.

Axé a todos!

Carlinhos Lima
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)