Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 3 de janeiro de 2016

Astrofísica: De olho no céu - Conheça os eventos astronômicos imperdíveis de 2016

Astrofísica: De olho no céu - Conheça os eventos astronômicos imperdíveis de 2016
A Eta Aquáridas será a principal chuva de meteoros do ano. Em 2016, o ápice do fenômeno acontecerá no dia 7 de maio, a partir das 3h.

O trânsito de Mercúrio, a conjunção de planetas e a oposição de Marte estão entre os destaques


Se 2015 foi o ano de belas 'superluas' e chuvas de meteoros, 2016 será o ano de conjunções planetárias, do trânsito de Mercúrio e da oposição de Marte. "O grande destaque do ano será o relativamente raro trânsito de Mercúrio, em maio. No mesmo mês teremos também uma bela oposição de Marte, que só acontece a cada dois anos", disse Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Eclipses do Sol e da Lua não serão visíveis do Brasil, e apenas uma chuvas de meteoros, a Eta Aquarídeos, em 7 de maio, poderá ser observada.

Trânsito de Mercúrio

Na manhã de 9 de maio, o céu será palco de um raro fenômeno astronômico: o trânsito de Mercúrio, nome dado à passagem do planeta entre o Sol e a Terra. O evento, que acontece 13 vezes em um intervalo de 100 anos, é como se fosse um “eclipse”. No entanto, devido ao seu tamanho diminuto e à grande distância que está da Terra, Mercúrio poderá ser observado como uma pequena bola negra passando em frente do Sol, sem encobrir o grande astro. Em 2016, o fenômeno terá início às 8h08 e terminará às 15h36. “O trânsito só poderá ser observado usando instrumentos óticos (binóculos e telescópios) e tomando as precauções necessárias a toda observação solar: observar somente pelo método da projeção – binóculos ou telescópios – ou com filtros astronômicos especiais. Em hipótese alguma se deve utilizar materiais caseiros como chapas de raios-X, filmes velados, pois podem causar danos a visão do observador. Para observar, tomando as devidas precauções, deve-se olhar para o Sol: Mercúrio aparecerá como um pequeno disco se deslocando lentamente em frente ao Sol”, diz Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Conjunções planetárias

Durante as conjunções planetárias, dois ou mais corpos celestes aparentam estar muito próximos um do outro no céu. Em 2016, o destaque será para as aproximações de Vênus e Saturno, em 9 de janeiro, e de Vênus e Júpiter, em 27 de agosto, que poderão ser vistas de todo o país. Os planetas poderão ser vistos tanto a olho nu como com o uso de equipamentos (binóculos e telescópios). A conjunção de Vênus e Saturno acontece a partir das 4h até o amanhecer, na direção Leste do céu. Já a aproximação de Vênus e Júpiter terá início no entardecer e será visível até às 19h30.

Oposição de Marte

Na noite de 22 de maio, a Terra estará entre Marte e o Sol, o momento mais adequado para observar o planeta da superfície terrestre. O fenômeno, chamado de "oposição", pois é o instante em que Marte e o Sol estão em posições opostas, poderá ser visto em todos os Estados brasileiros, sem o auxílio de instrumentos. “Em 2016, Marte atingirá a melhor posição de observação desde 2005, quando ficará a 76 milhões de quilômetros da Terra e atingirá magnitude -2, mais brilhante que qualquer estrela no céu”, disse Rojas. Para observar um astro em oposição, deve-se olhar, no começo da noite, na direção Leste, onde o Sol nasce. O ponto mais brilhante será o planeta, que ficará visível durante toda a noite.

Chuva de meteoros Eta Aquarídeas

A principal chuva de meteoros de 2016 será a Eta Aquarídeas, que atingirá seu ápice em 7 de maio e poderá ser observada a olho nu de todo o país. O fenômeno está associado ao cometa 1P/Halley e é visível, anualmente, entre os dias 19 de abril e 28 de maio. “Deve-se olhar para a constelação de Aquário a partir das 3h, sendo que o melhor horário para a observação será cerca de uma hora antes do amanhecer”, diz Gustavo Rojas, astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Neste ano, a Geminídeas, que costuma ser a mais intensa chuva de meteoros anual, não poderá ser vista, pois será prejudicada pela iluminação da Lua Cheia.

Superluas

“Superlua" é o nome dado ao fenômeno em que a Lua parece estar maior e mais brilhante. Ele ocorre quando o perigeu lunar – ponto da órbita em que o satélite está o mais próximo possível da Terra – coincide com a fase cheia da Lua. Nesse momento, ela pode parecer até 14% maior e até 30% mais brilhante. Em 2016, o céu terá “superluas” nos dias 16 de agosto, 14 de novembro e 14 de dezembro.
Fonte/Veja

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)