Total de visualizações de página

Meus livros de Magia Astrológica no link

segunda-feira, 4 de julho de 2016

A beleza e encanto dos poderoso Pretos Velhos

A beleza e encanto dos poderoso Pretos Velhos
A beleza e encanto dos poderoso Pretos Velhos

Guias de luz - trabalhando pelo amor, união e paz


Com a forte influência do Kardecismo, que preza muito o contato com desencarnados, a Umbanda ganhou um caráter muito de contato com os ancestrais mais simples, como é o de evocação ou invocação de linhas mais humanas, como por exemplo, ciganos, boiadeiros, mineiros, marinheiros, índios e os mais populares, os pretos velhos. Na verdade, as religiões com maior profundidade no africanismo, prezam mais pelos orixás, como forças da natureza, como deuses e como uma força mais complexa. Até mesmo no que se refere aos odus, buscando orixás da criação, temos orixás que sequer encarnaram ou mesmo incorporem. Porém, tem o contato sim com os ancestrais, que é o que assemelha-se um pouco mais com a Umbanda que temos hoje, como é o caso do culto a Egum, o que o Candomblé trabalha muito bem, além de outros diversos rituais que envolvem reencarnação e obsessão. Mas, a Umbanda que temos hoje, é bem diferente dos cultos originais mais milenares do Continente Africano. Até porque há na Umbanda, desde sua idealização com Zélio, a forte influência do cristianismo, que se sobrepõs a muitas tradições, podou saberes, destruiu tradições e adotou em muitos casos, o sincretismo ou um lado mais popular, até para ser mais aceito e menos perseguido todo o ritual da Umbanda que nasceu mais populista, até mesmo que o Candomblé ou a Macumba.

Bem, não há mal em nada disso, desde que seja organizado, aplicado e vivenciado com verdade, sinceridade e equilibrio, mas, sem demagogias, sectarismos, populismos, manipulações e simples vontade de agradar aos cristãos preconceituosos. Só que devemos reconhecer sim, o quão difícil isso é! Pois vivemos num pais de predominância cristão, dura intolerância religiosa, apesar de demagogos, querer que acreditemos nesse sonhado "país laico". Na verdade, sabemos bem que até as leis, a Constituição e os poderes estão submissos as leis biblicas e que outras religiões pouco podem fazer. Então, muitas delas, decidiu se sujeitar mesmo aos seguimentos mais cristãos pra ter mais aceitação. Por isso, muitos líderes de Umbanda, querem posar com ar de supreiores, mais iluminados, mais cristãos e mais sábios, até mesmo que os irmãos do Candomblé. Porque é mais fácil, receber as pessoas, mostrando um santuário, que um congá, repleto apenas de imagnes de orixás! Como também é mais fácil, passar um ritual pra um santo que para uma entidade africana! Então, as pessoas que vão em momentos de aflição, buscar contato com pessoas no Kardecismo, também querem encontrar o mesmo contato no seguimento afrobrasileiro, assim, as linhas humanas, como citei acima, são mais receptivas e mais aceitas. 

As pessoas, preferem julgar pela aparência, do que pela profundidade e essência. Então, encontrar um terreiro, onde todo mundo só veste branco, se diz mago branco, reza e lê a Bíblia, ao invés de evocar mantras mais primitivos, será sempre visto como "lindinho", não dá medo e é mais aceitável, pois o nosso inconciente ocidental e ameríndio, está todo subjugado aos dogmas cristãoes e preconceitos religiosos. Sempre iremos ouvir de pastores demagogos, que "orixás são demônios", que a Bíblia "é verdade absoluta", que Jesus é Deus e que o resto não serve pra nada e que pagar dízimos e ir gritar na igreja é que é "aceitar a Cristo", mesmo sem saber se o Cristo o aceitou e se acieta isso!

Bem, a linha mais popular e realmente carinhosa, caridosa e bonita da Umbanda são os pretos velhos, que pra Umbanda Astrológica, são Pais Velhos, ou seja, não apenas com roupagens de pretos, mas, também de índios, brancos, orientais, enfim, de todas as raças. Mas, respeitando o estigma e tradição popular, sabemos que o mais divulgado é mesmo como forma de linha de Pretos Velhos. E com a Lei Áurea sancionada pela Princesa Isabel que completou 128 anos, lei, que libertou milhares de africanos trazidos para o Brasil para trabalharem como escravos, contribuiu ao longo do tempo para a formação da atual sociedade. Da senzala para as fazendas e casarões, os homens, as mulheres e as crianças passaram a se integrar ao coletivo. Como muitos deles eram sacerdotes de religiões africanas, seus costumes e fé também se integraram ao cotidiano brasileiro.

Uma fé num Deus (Olórun-Olódùmarè e Zmby) que distribui seu Axé (poder) em cada elemento da natureza. Muitos desses sábios sacerdotes e sacerdotisas fundamentaram os alicerces das religiões afro-brasileiras. Até porque eles foram grandes baluartes, com suas rezas, benzimentos e carinho, com poder de cura e libertação. Porém sabemos bem que os cristãos intolerantes, podaram muito das tradições, fizeram os mestres esquecerem ou deturparam as tradições, para que não fossem perseguidos. Além disso, aproveitadores e demagogos, que pregaram de forma populista ou maligna para ganhar dinheiro. Então muito desse axé se perdeu infelizmente.

Nos dias atuais, vários deles são venerados como Ésà (espíritos ancestrais) no ritual do Ìpàdé, no Candomblé e Pretos Velhos, na Umbanda. Na Umbanda, os Pretos Velhos são reverenciados com muito carinho e considerados como espíritos sábios, humildes e pacientes. Sentados num banquinho, que muitos deles chamam de "toco", fumando cachimbo ou cigarro de palha os Pretos Velhos passam suas mensagens e orientações com zelo e ternura. Conhecedores das mais diferentes mirongas-mandingas, os Pretos Velhos têm sempre uma resposta para cada problema. E o mais importante no contato com essas entidades, é que elas não vem com patacoadas ou assustando os consulentes, mas, passam sempre carinho, proteção e bons conselhos. Por isso são  tão aceitos, apesar de alguns deles  tere respostas e críticas duras. No entanto, seja defumando o consulente, esses amados chamando carinhosamente de "Zi-fio, filho", dando passes ou lhes ensinando uma magia, todos saem com uma solução. Os Pretos Velhos nos passam o exemplo de como o espírito pode crescer através da luz, da sabedoria e da humildade! O que diferencia o atendimento é que o atendimento pode ser corropido pela ganância do médium que recebe a entidade, muitos distorcem as coisas pra tirar proveito depois. Como também o interesse do consulente, pois muitos vão cegos de consciência, fingem não escutar os conselhos e só querem ouvir o que querem, por isso a maioria se frustra muito, pois não querem a verdade e sim as soluções que suas ambiões desejam.

Saravá! Salve os Pretos Velhos! Axé! 

Peçam meu novo livro As Clavículas de Salomão ou compre o meu primeiro que vem com grande successo a Umbanda Astrológica.

Veja um vídeo de humor pra descontrair


Carlinhos Lima
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Seguidores

Seguidores

Marcadores

orixás (263) magia (257) espiritualidade (181) astrologia (165) (156) amor (118) Umbanda (117) umbanda astrológica (104) sexo (98) CONCEITOS (96) signos (96) Umbanda-Astrologica (93) religião (82) mulher (77) previsões (71) exu (64) conceito (59) pesquisas (58) 2016 (56) anjos (56) carma (52) comportamento (52) signo (52) destino (51) pombagira (51) candomblé (50) astral (49) mediunidade (47) Cabala (45) rituais (43) UMBANDA ASTROLOGICA (41) Astrofísica (38) poder (37) CONCEITOS DE UMBANDA - ASTROLOGICA (33) Livro (30) ancestrais (30) arcanos (30) sucesso (30) espaço (28) fé religião (27) odus (26) oxumaré (26) pesquisa (26) busca (25) comprendendo o simbolismo (25) desejo (25) magia sexual (25) sorte (25) estudos (24) oxum (24) vida (24) Ogum (23) deus (23) PESQUSAS DE UMBANDA ASTROLOGICA (22) ifá (22) pombagiras (22) sexualidade (22) proteção (21) anjo (20) horóscopo (20) protetores (20) energia (19) magos (19) orixas (19) Umbanda-Astrologiaca (18) baralho (18) oxalá (18) Iansã (17) brasil (17) sagrado (17) 2014 (16) Caminhos da fé (16) INICIAÇÃO (16) Obaluaê (16) Saturno (16) UMBANDA ASTROLOGICA E MAGIA (16) astros (16) Comportamento na vida (15) Xangô (15) ano (15) atriz (15) axé (15) dinheiro (15) jesus (15) livro de umbanda astrológica (15) mapa astral (15) CONCEITOS DE UMBANDA (14) Lua (14) Omulú (14) carma sexual (14) oráculos (14) terra (14) Guias (13) Júpiter (13) linhas (13) magia negra (13) odús (13) paixão (13) vibrações (13) Yorimá (12) mapa astrológico (12) ritual (12) 12 signos (11) Marte (11) Orumilá-Ifá (11) caminhos (11) conhecimento (11) nova era (11) planeta (11) Estudo (10) OS SENHORES DO DESTINO (10) REENCARNAÇÃO (10) bem estar (10) ciclos (10) céu (10) história (10) numerologia (10) oração (10) Astrônomos (9) Horóscopo Chinês (9) OFERENDA (9) anjo da guarda (9) clavículas de Salomão (9) estrela (9) luz (9) poderes (9) umbanda-astrológica (9) vibração (9) 72 anjos (8) Caboclos (8) ciência (8) cães (8) homem (8) mestres (8) obsessão (8) oraculo (8) pemba (8) Astronomia (7) CATIMBÓ (7) Era de Aquário (7) Macaco de Fogo (7) busca espiritual (7) cientistas (7) cosmos (7) dons (7) missão (7) solidão (7) agente do carma (6) arcanjos (6) astrólogos (6) chacras (6) essência (6) Câncer (5) EXU GUARDIAO (5) Escorpião (5) Mitologia (5) amarração (5) esquerda (5) feitiço (5) misterios (5) Linha do Destino (4) advinhação (4) ebós (4) era de Aquario (4) macumba (4) mapa astrologico (2)