Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 31 de maio de 2016

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko: Rosetta encontra em cometa dois ingredientes-chave para a vida

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko: Rosetta encontra em cometa dois ingredientes-chave para a vida
Essa é a primeira vez estes que são encontrados em cometa elementos essenciais para o desenvolvimento do DNA e das membranas celulares (ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA/VEJA)

O aminoácido glicina e o fósforo, dois elementos essenciais à vida, foram encontrados no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko


Cientistas conseguiram detectar em um cometa, pela primeira vez, a presença de dois ingredientes fundamentais para a vida: a glicina – um aminoácido – e o fósforo, segundo estudo de pesquisadores europeus publicado na revista especializada Science Advances. O achado foi realizado no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko (apelidado de ‘Chury’ ou 67P), descoberto no fim dos anos 1960 e investigado pela sonda Rosetta, projetada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). Ainda que tenha sido detectada a presença de mais de 140 moléculas orgânicas diferentes no espaço, essa é a primeira vez que são encontrados estes elementos, essenciais para o desenvolvimento do DNA e das membranas celulares. Os resultados da investigação foram obtidos graças à Rosina, o espectrômetro (instrumento óptico que mede propriedades em feixes luz) da sonda Rosetta.

Os elementos descobertos trazem mais evidências para uma longa discussão entre os cientistas sobre a possibilidade de que a água e outros elementos orgânicos necessários para a vida foram trazidos à Terra pelos cometas, logo após a formação do nosso planeta. Traços de glicina, elemento necessário para formar proteínas, já haviam sido encontrados nos restos da cauda do cometa Wild 2, que a Nasa conseguiu obter em 2004. Mas os cientistas não puderam descartar por completo a possibilidade de as amostras terem se contaminado de alguma maneira durante a análise feita na Terra.

A nova descoberta permite confirmar a existência de glicina e fósforo nos cometas. “Trata-se da primeira detecção com total certeza de glicina na atmosfera de um cometa”, assinalou Kathrin Altwegg, da Universidade de Berna (Suíça), chefe do projeto Rosina e autora do trabalho. Segundo os pesquisadores é bastante difícil detectar a glicina, pois ela passa do estado sólido ao gasoso abaixo dos 150 graus Celsius, o que significa que este aminoácido se decompõe na forma gasosa na superfície fria do cometa. Diferentemente de outros aminoácidos, a glicina é a única que pode se formar sem a necessidade da presença de água em estado líquido, assinalaram os cientistas.

A origem do fósforo detectado na fina atmosfera do cometa 67P não foi determinada, acrescentou a investigação. “Demonstrar que os cometas são reservatórios de materiais primitivos do sistema solar e que eles podem transportar esses ingredientes-chave para a vida na Terra é um dos principais objetivos da Rosetta”, assinalou o cientista encarregado desta missão da Agência Espacial Europeia, Matt Taylor. Rosetta – Em um feito inédito, a sonda Rosetta entrou em 12 de novembro de 2014 na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko e baixou o robô Philae até sua superfície, com a missão de enviar informações sobre o corpo celeste. No entanto, ao tocar o cometa, Philae quicou e se afastou do local cuidadosamente escolhido pelos cientistas. O robô permaneceu hibernando desde que sua bateria solar acabou e, em junho de 2015, fez o último contato com os cientistas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)