Total de visualizações de página

domingo, 22 de janeiro de 2017

O bom nome pra ficar rico, ter sorte no amor e sucesso - a numerologia cabalística e a Bíblia

  a numerologia cabalística e a Bíblia
O bom nome pra ficar rico, ter sorte no amor e sucesso - a numerologia cabalística e a Bíblia - imagem reprodução

O bom nome lhe trará sucesso, amor e riquezas


Olá pessoal! Que a paz do Criador esteja com todos nós!

Bem, eu tenho falado nos últimos artigos, com muitas referências ao que eu acho da numerologia, especialmente a numerologia "cabalística" (ou sei lá o que, pois seus defensores, teimam em dizer que ela não tem nada haver com a Kaballah), mas, estou fazendo isso, porque me chegam muitas perguntas sobre o tema e sabemos bem como é brasileiro, as vezes temos que repisar um tema, quase como um liquidificador, pra ele se convencer de algo. Latino e não só brasileiro é assim: em geral eles são muito tradicionalistas, teimosos e duvidam de tudo, mas, quando algo entra na sua cabeça é mais dificil ainda de tirar de lá. Por isso, quando um latino é fanático numa religião, pode esquecer, que ele geralmente vai morrer seguindo aquilo. Seja que religião for ele vai ser sempre um sectário. Brasileiro, por exemplo, adora seguir! Adora seguir sindicatos e obedecer lideranças que ficam ricas, enquanto ele continua na mesma; adoram seguir políticos, enquanto ele só lhe enrola; faz tudo que o vigário da paróquia lhe pedir; obedece tudo que o pastor da igreja do bairro fala; também quando é supersticioso, dificilmente alguém vai convencê-lo do contrário! E é por isso, que os políticos brasileiros adoram um marketing, um horário eleitoral na TV e o governo ou marcas investem tanto em propaganda. Pois sabem que se conseguirem entrar, terão seguidores fiéis pra sempre! E este é um ponto muito fraco de todos nós latinos.

E em se tratando de numerologia cabalística ou outras numerologias, percebemos que ela tem um lobby muito forte, talvez até mais que a astrologia, que se fecha em seus circulozinhos fechados, da elite astrológica, com seus simbósios, eventos, fóruns e encontros, em que pouca gente tem acesso, sempre orquestradas por escolas, sindicatos e associações. Mas, a numerologia tem aproveitado mais a tv, redes sociais, rádios e internet, alegando uma série de artifícios, como por exemplo, que "não tem nada haver com religião", mesmo que na maioria dos livros de numerologia que você comprar, veremos logo nos primeiros capítulos citações e mais citações bíblicas, em espacial da mudança de nomes de patriarcas! Alegam ainda, que são "ciência", quase infalível! Mesmo sendo esotéricas da mesma forma que outros tipos de oráculos, que como já expliquei aqui, estão tudo inseridas no mesmo campo da fé, subjetividade e dogmas. Também, alegam um grande retorno financeiro, tanto pra quem faz um mapa que supostamente se conheceria melhor, como pelo uso de softwares que daria uma alta renda pra quem virar numerólogo. E tantas outras teorias, que querem lançar, como algo incontestável, mesmo que não tenham como fazer isso. 



É claro que a astrologia também tem escolas e cursos, também usando softwares e tudo mais, mas, o marketing astrológico, ainda está muito longe de ser bem usado. Além disso, como eu disse, a astrologia é fechada, por diversas razões que ainda explicarei aqui. Enquanto a numerologia tentando se desvencilhar de todo campo metafísico ou mitológico, tenta dar uma de ciência quase acadêmica, o que sabemos bem que não é. Se olharmos qualquer manual de numerologia, veremos citações subjetivas sobre a Bíblia, ao mesmo tempo que grande parte refuta Deus, Jesus e a história de patriarcas, tenta, usar chaves contidas nas Escrituras pra gerar interesse na numerologia.

Outro fator, é que cientistas que detestam a astrologia, atacam mais essa ciência que a numerologia. Sempre com aquele papo batido dos horóscopos solares e da influência física dos planetas, o que não tem nenhum sentido! E a numerologia, as pessoas sempre deixam passar em branco, sem se dar conta que tudo nela é teoria - desde suas tabelas, a interpretação dos números e mesmo o uso de um calendário novo ou do alfabeto. Além de nomes colocados pelos pais e não por divindades, que nem sempre é inspirado ou servirá pra mostrar a essência de uma pessoa. A interpretação dos números por exemplo, são teses, de que o número 1 seria assim e o número 2 seria assado, mas, que ninguém conseguirá provar o porque seria assim ou assado. Ou seja, está tudo no campo da subjetividade, da mesma forma que qualquer outro oráculo ou horóscopo! Tudo no campo místico e esotérico, nada de ciência comprovada, como os vendedores de cursos querem vender em seus canais no youtube. 

Outra interpretação que tentam dar, ao usar a Bíblia é que Deus mudou o nome de muitos patriarcas, segundo eles alegam, "usando a numerologia". Como assim? Deus precisa fazer uma conta numerológica pra fazer algo? Ou ele é Criador ou não é! Ele conhece a essência das pessoas. Apenas mudou-se os nomes de determinados personagens, pela mudança de sua essência, porque sua vida e sua missão estaria mudando, assim, muda-se o nome, por adaptação de alma. Mas, nada haver com numerologia ou valor matemático, mas, sim por inspiração e valor místico. E mais uma vez insisto, que esses nomes, eram inspirados. Assim, nomes como as crianças recebem hoje, muitas vezes tirados da novela, não vão servir pra uma pirâmide invertida, mostrar o carma ou o destino dela.



E aqui respondo o porque Deus mudou o nome de Abraão por exemplo, pelo mesmo motivo que acabei de citar, ou seja, ele passou de homem comum a um pai de nações, mudando sua essência e por isso, precisava de um nome grandioso. Fica claro que o nome de batismo dele, se é que existia batismo naquela época, não foi escolhido de forma inspirada por seus pais, que viviam numa terra de muitos deuses e poderia significar algo que desagradava a Deus. Por isso, a mudança no nome de Sara e de Abraão, pra que harmonizasse a vibração e energia, daquele momento em diante, com uma força que sintonizasse mais com a missão sagrada que recebiam do Criador. Mas, nada haver com soma matemática e sim com o significado energético. 

E quando lemos no Provérbio 22, versículo 1 o seguinte: "Deve-se escolher antes um nome do que riquezas abundantes, o favor é melhor do que mesmo a prata e o ouro". Na verdade, está falando do valor em santidade, sabedoria, grandeza e significado divino, mas, não de um significado numérico. Não que você vai pagar pra um numerólogo, somar na caneta um número que ele achar que é bom pra você colocar no seu filho, que isso vai funcionar de fato. Não são os outros que escolhem nosso destino. Quando se fala em "escolher um nome bom", fala-se em ter inspiração, em receber uma dádiva divina como Abraão e Jacoh receberam, não que uma pessoa, usando um software, tenha essa permissão de nos dizer que nome deveríamos colocar em nosso filho! Quando um Babalaô ou um mestre hindu indica um nome, ele não tá indicando um nome porque ele acha bonito, mas, por buscar inspiração nos astros, nos ancestrais e eles esperam ouvir do Astral Superior, que lhe iluminem um nome que os ancestrais querem naquela criança. Nada de nomes calculados num computador! Da mesma forma que quando alguém se inicia no Ifá ou na Raiz de Guiné, o seu nome iniciático terá que ser sabiamente inspirado pelos ancestrais e pelos oráculos sagrados, vindo de cima, não de uma soma artificial, que o numerólogo em sua consciência limitada, venha a somar pra nós!

Também é muito comum, especialmente entre católicos e evangélicos protestantes sectários, querer colocar o nome de todos os filhos com nomes de santos católicos ou de patriarcas bíblicos, como se isso, fosse tornar seus filhos mais amados por Deus, mais santos ou mais sábios, o qué é apenas uma crença pessoal. Se isso, funcionasse mesmo, os presídios não estariam cheios de João, Manoel, Emanoel, José, Maria, Moisés e assim por diante... A maioria dos criminosos no sistema hoje, diz acreditar em Deus e quase todos vem de família cristã, com seus nomes derivados da Bíblia. Não é o nome que faz a pessoa e sim a pessoa que faz o nome. O nome só influência o destino, se você recebeu ele de forma inspirada e não de forma artificial ou porque viu na novela das oito!

Portanto, não pense que porque calculou seu nome num software de numerologia ou sua data de nascimento, ,que aqueles gráficos, irão mostrar seu destino, seu carma, seus talentos ou a forma de ficar rico. É tudo um dogma, na mesma rede de subjetividade que assim como qualquer outro oráculo, poderá funcionar pra você, muito mais pela sua fé e afinco, do que pelos significados de números, pois são tabelas, nascidas de uma teoria vindas do esoterismo da mesma forma que outras ramificações usadas por esotéricos!

Ainda sobre o bom nome, podemos ler em Eclesiastes 7, 1 o seguinte: "Um bom nome, é melhor do que bom óleo...". Mas, perceba que ele está se referindo a bom, em essência em significado de prestígio, caráter, respeito e força ancestral. O homem que mantém seu nome respeitado. Não está se referindo se o nome tem valor 1, 2, 3, 4... e assim por diante! Não um valor numérico que ele se refere aqui e sim a um valor de honestidade, essência e respeito. Portanto, quando você comprar um livro de numerologia, com essas alegações,  de que o valor do nome está no número, já saiba que é uma grande falta de argumentos e distorção. Como diziam os celtas, nome tem poder sim, mas, são nomes inspirados, nomes mágicos e não nomes fabricados por uma soma, imaginada por um numerólogo. O nome tem que ser revelado, não calculado porque quer que seja.

Eu sei que temos muitos numerólogos no Brasil hoje, que vão defender suas teses e seus cursos com unhas e dentes. E longe de mim querer dizer pra você escutar ou não, cada um escolhe o que mais se identifica, gosta e acha proveitoso. Mas, saibam que toda vez que atacam o que eu faço, querendo alegar superioridade em outras coisas similares as minhas, eu também tenho direito de esclarecer as pessoas que estão apenas seguindo marketing. Um numerólogo, pode até ganhar 5, 10 ou 20 mil reais por mês fazendo mapas, mas, nem por isso, quer dizer que seja ciência acima da astrologia. Tem muitas coisas que dão lucro e que nem por isso são verdade absoluta! Se pra você a numerologia faz todo sentido e realmente ela lhe serve, ótimo, siga e seja feliz. Não sou eu que vou dizer o que serve ou não pra você. Apenas respondi a queridos leitores, que em dúvida, me enviaram essas questões por email, alguns falando da influência dos astros, previsões e tal, ao mesmo tempo, alegando ser a numerologia cabalística "infalível". Então, ao responder, tenho que deixar claro o porque acho que ela não é infalível e que é do campo da subjetividade, da mesma forma que as demais ciências ocultas.

Se você realmente acha que a numerologia é uma ciência e não esoterismo, me expliquem porque usam dicas de cores, amuletos, pedras, perfumes, sincronizam com o Tarô, com Salmos, com anjos, com astros e até com magia? Uns afirmam até que falam com extraterrestres ou que vão viver mais de cem anos! Enfim, cada um acredita no que quer. Mas, não é porque uma escola ou academia e professor, lucra muito dando aulas sobre um tema, que ela seria verdade incontestável. Nos EUA, tá cheio de cursos de Wicca, que lucram milhares de dólares por mês, cursos de astrologia, de runas, de I-Ching, de Tarô, assim como na França, Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália. Porque na verdade, depende muito do marketing, do dinheiro empregado e assim por diante. Hoje em dia, quem tem um bom espaço numa cidade grande, uma boa loja esotérica e sabe fazer bem sua publicidade, realmente lucra muito. Isso não torna aquilo verdade absoluta. Tem gente que dá cursos de xamanismo tomando chá e lucra uma barbaridade. A diferença é que uns sabem usar bem a publicidade pra arrebanhar seguidores e só isso! Tem pessoas que está nesse ramo há décadas, lançando teorias no rádio, na TV, nos jornais e revistas, numa época que não se tinha uma internet poderosa. E se as pessoas já são sectárias hoje, imagina antes...

Que a luz dos anjos e orixás estejam com todos vocês! Shalom


Carlinhos Lima
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Google+ Seguidores

Seguir por Email

Seguidores

Marcadores

orixás (249) magia (246) espiritualidade (178) astrologia (156) (148) Umbanda (111) amor (105) umbanda astrológica (101) CONCEITOS (95) Umbanda-Astrologica (93) signos (88) sexo (84) religião (76) previsões (69) mulher (64) exu (62) pesquisas (58) conceito (57) 2016 (56) anjos (54) carma (50) astral (48) comportamento (48) signo (48) destino (47) mediunidade (47) candomblé (46) pombagira (45) Cabala (44) rituais (42) UMBANDA ASTROLOGICA (40) Astrofísica (38) CONCEITOS DE UMBANDA - ASTROLOGICA (33) poder (33) ancestrais (30) arcanos (30) Livro (28) espaço (28) sucesso (28) fé religião (27) pesquisa (26) busca (25) comprendendo o simbolismo (25) oxumaré (25) sorte (25) oxum (24) estudos (23) magia sexual (23) Ogum (22) PESQUSAS DE UMBANDA ASTROLOGICA (22) deus (22) odus (22) pombagiras (22) ifá (21) proteção (21) vida (21) anjo (20) protetores (20) orixas (19) sexualidade (19) Umbanda-Astrologiaca (18) baralho (18) desejo (18) energia (18) horóscopo (18) magos (18) oxalá (18) 2014 (16) Caminhos da fé (16) INICIAÇÃO (16) Obaluaê (16) Saturno (16) UMBANDA ASTROLOGICA E MAGIA (16) astros (16) brasil (16) sagrado (16) Comportamento na vida (15) Iansã (15) ano (15) atriz (15) axé (15) jesus (15) livro de umbanda astrológica (15) mapa astral (15) CONCEITOS DE UMBANDA (14) Lua (14) Omulú (14) Xangô (14) carma sexual (14) oráculos (14) terra (14) dinheiro (13) magia negra (13) odús (13) vibrações (13) Guias (12) Júpiter (12) Yorimá (12) linhas (12) ritual (12) 12 signos (11) caminhos (11) mapa astrológico (11) Estudo (10) Orumilá-Ifá (10) REENCARNAÇÃO (10) bem estar (10) conhecimento (10) céu (10) nova era (10) oração (10) paixão (10) planeta (10) Astrônomos (9) Horóscopo Chinês (9) Marte (9) OFERENDA (9) OS SENHORES DO DESTINO (9) anjo da guarda (9) clavículas de Salomão (9) estrela (9) história (9) numerologia (9) umbanda-astrológica (9) vibração (9) 72 anjos (8) ciclos (8) cães (8) luz (8) mestres (8) oraculo (8) pemba (8) poderes (8) Astronomia (7) CATIMBÓ (7) Caboclos (7) Era de Aquário (7) Macaco de Fogo (7) busca espiritual (7) cientistas (7) ciência (7) cosmos (7) dons (7) missão (7) obsessão (7) solidão (7) agente do carma (6) arcanjos (6) astrólogos (6) chacras (6) essência (6) homem (6) Câncer (5) EXU GUARDIAO (5) Escorpião (5) Mitologia (5) amarração (5) esquerda (5) feitiço (5) misterios (5) Linha do Destino (4) advinhação (4) ebós (4) era de Aquario (4) macumba (4) mapa astrologico (2)