Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 25 de junho de 2017

Nova fase na Umbanda e as energias - exaltação e substâncias mágicas

  exaltação e substâncias mágicas

Acessando poderes e a magia dos orixás


Olá irmãos de fé,

É um prazer, sempre escrever pra vocês e os emails não param de chegar. Mas, vou respondendo na medida em que me sobra um tempinho. Vamos continuar com questões que os caros leitores me enviam. Juntando emails com os mesmos assuntos, como venho fazendo. Respondendo a Marly Sereia de Santos, ao Everton Rodrigues de Chipres de Guarujá, a Maria Mercês dos Anjos A. de Nazaré Paulista, ao Rodrigo Paixão Pires S. de Campina Grande, a Mariquinha França de P de Uberaba, ao Felipe de Hogwords de Altamira no Pará, ao João de Deus T. de Goiania, a Patrícia Vilasboas de Jesus de Vitória da Conquista, ao João de Cassiel de Anchieta no Espírito Santo, a Felícia Bruxinha de Peruíbe em SP, a Margarida de Moura de Canindé, ao Fábio Photter de Lauro de Freitas na Bahia, ao João Paulo Rico de Macapá, a Márcia Fada de João Pessoa, a Estefan P. de Angra dos Reis, a Maria Oliveira de Petrópoles, a M. Layber de Macaé, a Vivian Otaciano de Floripa SC e a Casada Fogosa de Petrolina. A todos muito axé e energias positivas.

Bem, todos fizeram perguntas que envolvem astrologia, magia e Umbanda, quase todas as questões no mesmo sentido. E perguntas que mais bateram na mesma direção diz respeito as energias na Umbanda, ritualísticas, signos e forma de mediunidade. E um assunto que sempre chega a mim sobre a renovação da Umbanda, sempre presente nesses emails todos. Então vamos a respostas.



Minha filosofia e meus conceitos, estão longe de ser ditatoriais, não quero convencer ninguém, não quero mudar a cabeça de ninguém, não quero atacar ninguém e não quero me passar por dono da verdade. Deixo claro que apenas respondo as perguntas que chegam a mim, me pedindo um psicionamento. Então digo o que eu acho, acredito, que já testei e que me convenci internamente. Quem discordar. Tranquilo, cada um tem que encontrar o seu caminho e seguir. Eu sempre foi contra aos mestres ditadores que se acham donos da verdade, como por exemplo, padres e pastores que se acham donos da verdade (claro que não todos - apenas os vaidosos). Na Umbanda, Candomblé e diversos seguimentos de cultos afrobrasileiros, também tem esses que se acham os "super-sábios", mas, que no fundo são apenas vaidodos e arrogantes.

Bem, como todos percebem ao acessar meus blogues, eu não sou tradicionalista, apesar de ter um viés pessoal muito forte, quanto a alguns aspectos conservadores, ou seja, não gosto do comum, dos clichês e apego ao que os outros querem dizer que é certo. Por exemplo, não gosto de sites sempre com as mesmas configurações, cheios de puritanismos, onde só se encontram imagens religiosas, desenhos de orixás e cantos e pontos já tão batidos ao longo do tempo nos livros ou terreiros. Eu gosto de que adaptemos e retratemos a fé alinhada a vida real. Tem gente por exemplo, que só fala de pombagira no site, postando desenhos de ciganas, com suas saias longas, mesmo sabendo que pombagira é acima de tudo sexualidade, sensualidade e retrata a mulher livre, fogosa, linda, sensual e quase sempre nua. Mas, a forte influência do Kardecismo e Cristianismo na Umbanda, lançou mão a uma enorme força de puritanismo, aliado ao politicamente correto e a hipocrisia, que trava as pessoas num estado de ostracismo e fanatismo barato, o qual não deixa elas ir nem pra frente e nem pra trás.

Eu acho que a Umbanda evolui e tem que vivenciar mudanças, constantes, por isso, desenvolvi a Umbanda Astrológica, mas, com certos pilares irrevogáveis. Nao podemos variar demais, nos distanciando dos ancestrais. Tudo a seu tempo e com seus limites. A Umbanda Esotérica e outras vertentes, por exemplo, tentou embranquecer a Umbanda demais e orientalizar de forma a minimizar demais o lado africano da Umbanda. Por isso, alguns levados por essas filosofias chegam a dizer que a Umbanda é uma coisa e o Candomblé é outra, além de ficar cruzando com filosofias ocultas, que ela não tem nada haver.

Neste poste, quero responder a estes emails citados acima que em muitos deles, foi citado uma tal "Umbanda Exaltada" que segundo eles, utilizaria apenas energias cósmicas e técnicas de mentalização que utiliza apenas a força da mente, buscando substâncias no cosmos... e assim por diante. Assim os leitores me perguntaram sobre essa tal "nova Umbanda" que só usaria energias sem magia. Bem, já vi em diversos grupos nas redes sociais esse tipo de filosofia. Cheguei até a ver outro dia, um cara que se dizia teólogo, afirmando que na Umbanda não existia orixás... ou seja, mais uma bobajada da internet que tenta suprimir pilares importantes da tradição do orixá. Isso tudo começou, quando muitos vaidosos, querendo dizer que a Umbanda é apenas brasileira e criada por Zélio, pra dizer que ela é difetente e superior ao Candomblé. A Umbanda apenas resurgiu no Brasil, tanto que o Caboclo citado como revelador, citou diversas vezes os orixás. Ela apenas trouxe o ressurgimento, pois as raízes orígens da Umbanda vão além de nossas fronteiras e até mesmo da Africa. Ela se interliga ao oriente.

Bem, mas, voltando a questão dos leitores, digo que estudando magia do mundo inteiro, mesmo a dos hindus, budistas e magias profundas dos magos chineses ou tibetanos, como também qualquer tipo de magia no mundo, como por exemplo a Enocheana que está famosa em nosso tempo ou em qualquer grimório, não existe magia apenas com a mente! Todo mago através dos tempos, precisou da simbologia, dos elementos mágicos, até mesmo em sua iniciação, purificação e confirmação. Não pense que energia consubstanciada ou meditações, com imaginações, vão afastar um espírito poderoso sem os rituais certos ou sem as simbologias certas. Não temos esse poder todo na mente. Por isso, que magos e sacerdotes, sempre recorreram a magia ao longo dos tempos. Mesmo o Arcanjo Rafael, pra expulsar o demônio de uma viúva que matava todos os maridos, preciso de elementos pra fazer um poderoso defumador. Assim jamais existirá uma Umbada "pura" capaz de jogar fora as velas, os incensos e todos os elementos dos orixás. O livro sagrado da vida, chamado Ifá, deixa bem claro que cada signo de Olorun, a Testemunha fiel de Olorun, tem elementos e ritos pra cada signo de todas as pessoas encarnadas, como também pra qualquer segredo no universo.

Mas, alguns dos leitores citados acima, argumentaram que "se usarmos energias transubstânciadas, que não precisamos sequer dos orixás". Caro leitores. Dizer que apenas fazendo uma prece, pra qualquer religião e apenas mentalizando energias do cosmos, teríamos o poder de afastar espíritos, curar e se conectar com o sagrado, é uma grande piada! Com todo respeito a quem acredita nisso, deveriam saber que sem magia, não se faz determinados processos. Se essas tais energias transubstanciadas resolve mesmo tudo, a verdade é que não temos médiuns com essa capacidade em nossa era. O poder da mente é realmente maravilhosa, mas, estão bloqueados em 99% das pessoas e é por isso que mesmo altos babalorixás e magos famosos ao longo da história, precisaram dos oráculos pra consultar os deuses e da magia pra movimentar energias. Pois o poder está sim na nossa mente, mas, assim como um controle remoto sem pilha nós não somos capazes de movê-la conscientemente. E não pense que mentalizando energias do cosmos você vai controlar uma pombagira, afastar um Egun ou fazer um feitiço se quebrar. Um feitiço não se quebra com pensamento positivo e rezinha, na verdade ele precisa do contraponto, dos elementos contrários pra quebrar aquela força. 

Outra inverdade que muitos pregam é afirmar que na Umbanda "ainda não temos entidades superiores, apenas entidades encantadas menores...". Que que é isso! A Umbanda é da mesma rama do Candomblé nasceu no Brasil das mesmas senzalas, apenas ficou escondida, oculta, por causa da perseguição, até o momento que uma entidade (7 Encruzilhadas) revelou e fez resurgir uma boa parte, com Zélio de Morais (o qual desvirtuou boa parte, infiltrando e mesclando cristianismo e kardecismo) e por isso muitos acham que é outra coisa. Mas, na Umbanda há sim os grandes orixás, reis e senhores do carma, que controlam vibrações e com ligação direta a Ororun, Zamby e Olodumaré, como também ao Pai Oxalá ou Orixalá. Não se engane com Umbandas de livros filosofistas, pois a Umbanda sem tradição dos ancestrais, sequer tem firmeza. 

Algumas pessoas riem e dizem que "ascender uma vela ao orixá é utopia, pois o orixá não precisa de luz e sim nós seres humanos...", mais ou menos, mais ou menos amiguinhos. A verdade é que, quem conhece a magia das velas, das chamas sagradas e do fogo cerimonial, sabe bem pra que serve uma vela direcionada as entidades, como anjos e orixás. Em muitos casos os orixás e anjos, precisam sim de um ponto de um mantra repetido e de uma chama pra nos encontrar. Não no sentido de que ele não saiba ou simplesmente precise de luz, mas, que precisam de nossa ação e de nosso empenho, magístico e ritualistico. As vezes, só com a vibração de nosso coração e de nossa magia interior, aliada a fé, é que os guias de luz nos encontram, ou acham que queremos ajuda. 

Não pensem em descartar os guias de luz, por simples meditações e filosofias que só servem pra vender livros. Não pense que fulano ou ciclano cura, com  toques de maos e meditações sem ajuda do Astral Superior, pois é apenas vaidade e delírios de pessoas aéreas. Até mesmo os grandes magos sempre precisaram do auxílio dos anjos, devas e orixás. Mesmo os mestres de Reiki ou qualquer outra forma de cura, que encanta muitas pessoas que ficam maravilhada com essa história de energias da nova era, tem que conhecer simbologias. Nós seres humanos somos falhos, limitados pela matéria, cheios de guerras interiores, apetites, medos, sombras e por isso, precisamos de auxilio, de uma luz externa que nos guiem. Por isso, sempre se buscou a magia e os oráculos, pois o homem fica confuso! Não caia nessa de cura quântica, apometrias, energias transubstanciadas, isso tudo é apensa filosofismso bonitinhos na teoria, mas, na prática, quem é o grande médium que tá livre de seus medos e guerras internas, apetites e sombras, pra curar só com rezinhas e meditações? Quem é esse tão equilibrado senhor que se conecta a poderosa energia cósmica e quebra feitiços só com o pensamento? Saibam que mesmo Jesus, tinha auxilio dos anjos em seus processos de cura.

Bem queridos irmaõs, pra não ficar um poste enorme, paro por aqui, trazendo novos assuntos que me chegam por email no próximo artigo... que a luz de todos os anjos e orixás abram todos os caminhos de vocês. Com a graça e amor do grande Deus Criador! Axé

Carlinhos Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)