Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Herbologia sagrada! Saravá, espada-de-São-Jorge: a planta que é pau para toda obra

Sansevieria trifasciata (iStock/Getty Images)

Saiba como extrair o máximo do efeito escultural e da rusticidade desse coringa botânico que nunca sai de moda - e ajuda até a diminuir a poluição em casa


ASSIM COMO acontece com roupas de grife e menus de restaurantes finos, há plantas que entram e saem da moda ao sabor das estações – ou, notadamente, do faro comercial das empresas de paisagismo. O uso exaustivo do capim-do-Texas ou do filodendro Xanadu nos jardins e canteiros de avenidas de São Paulo é sintoma desse mal crônico. Outras plantas nunca saem de moda, e seu potencial de valorizar qualquer ambiente permanece inabalável por décadas, quiçá séculos a fio. É o caso da espada-de-São-Jorge. Essa planta originária da África do Sul tornou-se, você sabe, um ícone do nosso sincretismo sem fim. Na umbanda e no candomblé, ela simboliza a espada (ou lança) do orixá conhecido como Ogum. No nosso catolicismo mesclado de influências afro, Ogum se confunde com São Jorge, o santo da Capadócia que, segundo reza a versão hagiográfica, sacava de sua espada para matar um dragão. Herança dessa dupla referência religiosa é a fama mística da planta: cultivada num vaso perto da porta ou dentro de casa, a espada-de-São-Jorge teria o poder de espantar quebranto e mau-olhado. Mesmo que você despreze essas crendices, contudo, um fato é irrefutável: poucas plantas ostentam sua dupla qualidade – ser rústica ao extremo e proporcionar um efeito dramático estupendo, graças às folhas alongadas de disposição perfeitamente vertical. Vamos primeiro à rusticidade. A espada vem de ambientes secos, o que significa que não está nem aí para uma terrinha ruim, e não reclama se você simplesmente se esquecer de regá-la com frequência. Na verdade, talvez a única coisa que ela deteste seja o excesso de água – o que significa que você deve tomar cuidado para não deixar o vaso ou canteiro encharcado. A espada também resiste a uma enorme variação de luminosidade: ainda que prefira o sol e a meia-sombra, ela vai bem até em lugares sombreados, como o interior de apartamentos. Um detalhe a torna ainda mais desejável: a espada, comprovadamente, funciona como um filtro anti-poluição. Eu, por exemplo, tenho há anos um grande exemplar dela dentro de meu quarto de dormir. A espada, na verdade, não é uma arma solitária, mas todo um arsenal. Há diversas espécies e cultivares de Sansevierias – seu gênero científico. Isso aumenta muito as possibilidades de uso dessas maravilhas botânicas, mas também coloca o desafio de saber escolher com precisão o tipo de Sansevieria mais adequado para o efeito que você busca. Confira algumas dicas:

Sansevieria trisfaciata: é a variedade mais comum de espada-de-São-Jorge. Funciona bem em vasos ou para fazer bordaduras de muros e caminhos, de preferência em canteiros limitados para a planta não se expandir para onde não deve (Istock/Getty Images)

Outro exemplo de uso da espada-de-São Jorge comum (Sansevieria trifasciata): dessa vez, em canteiro suspenso. Note o efeito dramático do contraste entre as linhas horizontais do revestimento do canteiro e a folhagem vertical (iStock/Getty Images)

Sansevieria cylindrica, ou lança-de-São Jorge: as folhas pontiagudas produzem um efeito inigualável. A planta, porém, requer mais exposição à luz direta do sol do que a espada comum. Vai melhor, portanto, em áreas abertas e varandas (Istock/Getty Images)

Quando colocada em vasos vistosos de cerâmica, concreto ou metal, a lança-de-São-Jorge confere um ar moderno e arrojado a interiores. Mas atenção: para a planta se desenvolver bem, o vaso deve ficar sempre próximo de uma janela ensolarada (Istock/Getty Images)

Sansevieria trifasciata var. “hahnii”: a chamada espada anã é ótima para pequenos vasos e como forração em canteiros sombreados. Esta é, aliás, a variedade da planta que mais se adapta à sombra total (Istock/Getty Images)

Sansevieria trifasciata var. “Moonshine”: para quem deseja fugir do comum, indico vivamente essa variedade de folhas mais largas e esbranquiçadas, que prefere ambientes de meia-sombra (Reprodução/Wikimedia Commons)
 Fonte: Veja - Por Marcelo Marthe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)