Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Magia Sagrada e símbolos



Para o judaísmo...
Como já foi dito a Estrela de seis pontas pode ser encontrada em várias culturas e encerra diversos significados.

A interpretação clássica sobre seu significado para o judaísmo é, de acordo com a Encyclopedia of Jewish Concepts:

O triângulo apontado para cima representa os 3 conceitos fundamentais do universo: Deus-Mundo (Universo)-Homem e o triângulo apontado para baixo significam as 3 ações básicas de Deus: Criação-Revelação-Redenção. Franz Rosenzweig diz que as seis linhas da estrela estão entrelaçadas da mesma forma que os 6 conceitos e ações básicos do universo.

Outra explicação possível para o judaísmo é: O triângulo que aponta para baixo (como uma seta vinda do alto) representa os 3 pontos da relação de Deus para com a humanidade: Criação-Revelação-Redenção, enquanto o triângulo que aponta para cima representa os três pilares da relação da humanidade para com Deus: Torá-Tefilá-Tsedacá (Torá-Oração-Justiça social).

Os dois entrelaçados simbolizam a completude do universo na sua relação com seu Criador.

Sobre cabalá: ela não é magia. Cabalá é uma palavra hebraica que significa recebimento, aceitação. Consiste em TODA a tradição judaica. Cabalá não é apenas o misticismo judaico, não é apenas a guemátria (ou numerologia hebraica)... Na verdade, é dificílimo definir cabalá, pelo simples fato de que trata-se de toda a tradição judaica, desde a forma como os rolos da Torá são escritos através dos tempos até a forma de se fazer a Halá (um pão trançado, feito especialmente para as festas e para o Shabat)...

Enfim, as definições de Eliphas Levi, por melhores que sejam, não dão conta da cabalá judaica em sua completude, mesmo porque Eliphas Levi foi padre e sua visão de mundo perpassa o cristianismo católico, o que vai acontecer também com sua interpretação da cabalá. E ele vai se apoiar APENAS em uma das tradições judaicas que é seu misticismo, não se apoiando em outros, pois não lhe fazem sentido, como cristão.

Pro judaísmo também é possível a interpretação do masculino-feminino entrelaçados. O masculino e o feminino juntos são o grande ápice da criação, para o judaísmo. Dessa forma, masculino e feminino entrelaçados também representam a completude do universo e sua relação com seu criador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)