Total de visualizações de página

A pombagira

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Magia Sagrada e símbolos



Para o judaísmo...
Como já foi dito a Estrela de seis pontas pode ser encontrada em várias culturas e encerra diversos significados.

A interpretação clássica sobre seu significado para o judaísmo é, de acordo com a Encyclopedia of Jewish Concepts:

O triângulo apontado para cima representa os 3 conceitos fundamentais do universo: Deus-Mundo (Universo)-Homem e o triângulo apontado para baixo significam as 3 ações básicas de Deus: Criação-Revelação-Redenção. Franz Rosenzweig diz que as seis linhas da estrela estão entrelaçadas da mesma forma que os 6 conceitos e ações básicos do universo.

Outra explicação possível para o judaísmo é: O triângulo que aponta para baixo (como uma seta vinda do alto) representa os 3 pontos da relação de Deus para com a humanidade: Criação-Revelação-Redenção, enquanto o triângulo que aponta para cima representa os três pilares da relação da humanidade para com Deus: Torá-Tefilá-Tsedacá (Torá-Oração-Justiça social).

Os dois entrelaçados simbolizam a completude do universo na sua relação com seu Criador.

Sobre cabalá: ela não é magia. Cabalá é uma palavra hebraica que significa recebimento, aceitação. Consiste em TODA a tradição judaica. Cabalá não é apenas o misticismo judaico, não é apenas a guemátria (ou numerologia hebraica)... Na verdade, é dificílimo definir cabalá, pelo simples fato de que trata-se de toda a tradição judaica, desde a forma como os rolos da Torá são escritos através dos tempos até a forma de se fazer a Halá (um pão trançado, feito especialmente para as festas e para o Shabat)...

Enfim, as definições de Eliphas Levi, por melhores que sejam, não dão conta da cabalá judaica em sua completude, mesmo porque Eliphas Levi foi padre e sua visão de mundo perpassa o cristianismo católico, o que vai acontecer também com sua interpretação da cabalá. E ele vai se apoiar APENAS em uma das tradições judaicas que é seu misticismo, não se apoiando em outros, pois não lhe fazem sentido, como cristão.

Pro judaísmo também é possível a interpretação do masculino-feminino entrelaçados. O masculino e o feminino juntos são o grande ápice da criação, para o judaísmo. Dessa forma, masculino e feminino entrelaçados também representam a completude do universo e sua relação com seu criador.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores