Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Temos que “sonhar alto”, “pensar grande”



Energia de Nôach:


Que traz a famosa história do dilúvio que apagou a humanidade da face da Terra. De todos os seres humanos que poderiam ter sobrevivido, apenas um é escolhido para recriar a humanidade após a catástrofe – Noé. Assim, quando Noé é escolhido para esta grandiosa missão, ele também recebe a tarefa de construir uma gigantesca arca, que iria servir de abrigo a ele, sua mulher, seus filhos e a todos os animais da face da terra.

Segundo as descrições da Torá, a arca media 150 metros de cumprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura (Gênesis 6:15). Definitivamente, uma obra monumental, mas se formos ler o texto no seu sentido literal, fica muito óbvio que se Noé tinha que levar um casal de cada animal que existia, é impossível que todos tenham cabido dentro desta arca.

Segundo o Midrash, mesmo com suas dimensões limitadas, a arca conseguiu abrigar a todos que precisavam dela por conta de um milagre, que fez com que ela crescesse e se expandisse, adquirindo o tamanho que realmente era necessário. Mas então, a pergunta que se faz é: se já teria que ocorrer um milagre para a arca comportar todos os animais, por que ela tinha que ser tão grande? Por que Noé não recebeu a ordem de construir um mero barquinho ou bote? A resposta é que a arca representa os nossos objetivos de vida mais elevados. Representa as coisas que criamos para “repovoar a humanidade”. A lição que a Torá está querendo passar, é que estes projetos nossos devem ser grandiosos e, se possível, devem incluir a todos. Temos que “sonhar alto”, “pensar grande”.

Noé certamente não era tonto, e sabia que uma arca dessas não ia conseguir abrigar todas as espécies animais (mais tudo o que elas precisavam para seu sustento, como água e alimentos), mas mesmo assim, ele construiu a arca por anos sem questionar nada. Por quê? Porque ele tinha certeza no seu propósito, na sua missão e arregaçou as mangas para construir o que era preciso. E foi justamente isso que permitiu o milagre. Segundo a Cabalá, o ditado “Deus ajuda a quem cedo madruga” é muito correto. Muita gente passa a vida pedindo por milagres e feitos maravilhosos, pedindo por mudanças radicais da natureza e das condições. Mas, a verdade é que só pedir não basta. Temos que agir. Às vezes vejo gente implorando para que na sua vida particular uma arca de 150 metros abrigue todos os animais do mundo, mas a pessoa sequer começou a construir a sua arca!

Em hebraico, a palavra "milagre" se diz “Nês”, que vem da mesma raiz da palavra “Nissaion” (tentativa, ou experimento). Ou seja, pela ótica da Cabalá, podemos dizer que um milagre operado nada mais é do que uma tentativa ou um experimento que a pessoa fez, e que acabou dando certo. Mas, se a pessoa não tentou, não experimentou, não há milagre possível. Yair A. Cabalista

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)