Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Astrofísica: Nova descoberta da NASA pode desvendar mistério da formação de planetas



Telescópios Hubble e Spitzer da NASA descobrem novo planeta em um sistema solar distante, com uma atmosfera rica e a chance de ajudar a desvendar mistério da formação dos planetas.

Os dois telescópios identificaram pela primeira vez a "impressão digital" detalhada de um planeta com dimensões entre as da Terra e Netuno. Nenhum objeto como esse foi encontrado em nosso Sistema Solar, mas são comuns em outros sistemas planetários.
O planeta, Gliese 3470 b ou GJ3470 b, pode ser um híbrido de Terra e Netuno, contendo um grande núcleo rochoso sob uma profunda atmosfera de hidrogênio e hélio. Com isso, os cientistas esperam que, através do estudo desses gases e partículas, seja possível revelar como os planetas são formados.
"Essa é uma grande descoberta da perspectiva da formação planetária. Ele orbita muito próximo da estrela e é muito menos massivo do que Júpiter, que possui 318 vezes a massa da Terra, mas conseguiu agregar a atmosfera primordial de hidrogênio e hélio que é, em grande parte, 'despoluída' de elementos mais pesados", afirma Bjorn Benneke, da Universidade de Montreal, Canadá, ressaltando que não há nada igual no Sistema Solar.
Para realizar a descoberta, os astrônomos utilizaram os telescópios Hubble e Spitzer, permitindo dessa forma, estudar um planeta ao redor de uma anã vermelha a aproximadamente 100 anos-luz.
Elementos descobertos na atmosfera do exoplaneta GJ 3470 b

As informações foram obtidas através da absorção da luz das estrelas à medida que o planeta passava em frente a sua estrela, movimento conhecido como "trânsito", bem como a perda da luz refletida, permitindo que os telescópios captassem 12 trânsitos e 20 eclipses, graças à espectroscopia.
O GJ 3470 b apresentou apenas algumas neblinas finas, o que permitiu aos cientistas analisá-lo profundamente, conforme indica o tabloide Daily Mail.
"Nós esperávamos uma atmosfera fortemente enriquecida com elementos mais pesados, como oxigênio e carbono, que formam vapor de água e gás metano abundantes, semelhantes aos de Netuno", citou Benneke, destacando que, ao invés disso, foi encontrada uma atmosfera pobre em elementos pesados, lembrando a composição rica em hidrogênio e hélio do Sol.
Núcleo rochoso do exoplaneta GJ 3470 b

"Estamos vendo um objeto que conseguiu acumular hidrogênio do disco protoplanetário, mas se afastou, tornando-se um Júpiter quente”, explicou Benneke.
Os novos estudos do GJ 3470 b já geraram resultados de grande interesse por equipes americana e canadense.
Agora, as equipes observarão os trânsitos e eclipses do GJ 3470 b em comprimentos de onda de luz, onde as nebulosas atmosféricas se tornarão cada vez mais transparentes.
"Trata-se da primeira vez que uma assinatura espectroscópica foi obtida no mundo", completou Benneke.v

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)