Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 20 de junho de 2020

Descoberta de túmulo bizarro oferece pistas para a vida pré-islâmica no Irã (FOTO)



Descoberta de um segundo pote funerário gigante na única colina histórica da cidade iraniana de Isfahan lançou uma nova luz sobre a antiga vida humana nesta localidade do Irã central.

Foi durante escavações em Tepe Ashraf, a única colina histórica de Isfahan, que os arqueólogos descobriram uma segunda urna fúnebre em forma de vaso.

Enterros em vasos funerários

Enterros em vasos foram praticados em diversas civilizações e tanto podiam ser um sepultamento primário, logo após a morte, ou secundário, onde os restos mortais seriam posteriormente depositados ou mesmo incinerados.


Veja outros Tweets de ✞he Beginning of Sorrows



A descoberta de um segundo pote funerário gigante na única colina histórica de Isfahan lançou uma nova luz sobre a vida humana antiga nesta cidade do Irã central
Esta descoberta vai ao encontro de "uma hipótese anterior que sugere a existência de um cemitério da era parta no leste da colina. Agora, Tepe Ashraf é o segundo lugar depois de Tepe Sialk [na província de Ispaã] onde se encontraram esses vasos funerários que oferecem pistas valiosas para desvendar a história obscura de Isfahan pré-islâmica", afirmou o arqueólogo sênior Alireza Jafari-Zand, citado pelo Tehran Times.
Jafari-Zand, que dirige a escavação arqueológica na colina, acredita que o cemitério pode abarcar uma grande área, estando confiante de que novas escavações levarão à descoberta de outros exemplos deste tipo de enterro.
"A descoberta deste segundo local de sepultamento em forma de vaso na parte oriental de Tepe Ashraf prova que podemos ter encontrado um cemitério do tempo do Império Parta [247 a.C.-224 d.C.]", afirmou Jafari-Zand.

Outras descobertas

Foi encontrado igualmente um poço de pedra antigo que se estima ser do tempo do Império Sassânida, que foi o último império persa pré-islâmico (224–651 d.C.).
Algumas obras de argila das dinastias Buída (934-1055 d.C.) e Seljúcida (1037-1194 d.C.) também foram encontradas, quando trabalhadores estavam cavando o terreno para a encanação da água do poço.
Os arqueólogos acreditam que suas escavações no morro, que está localizado na área urbana da cidade, serão úteis no desenvolvimento dos estudos arqueológicos na cidade antiga.
"Isfahan é uma cidade que nunca morreu ao longo da história [...] e a Isfahan antiga está embaixo da cidade moderna, pelo que normalmente a escavação arqueológica é impossível na cidade", segundo Jafari-Zand, que acredita que o monte mantém uma parte da história de Isfahan e do Irã em seu seio, escreve o Tehran Times.
O morro foi seriamente danificado no lado norte pela construção de uma rua. Além disso, escavações não científicas realizadas por vários estagiários de arqueologia em 1987 danificaram parcialmente estratos históricos.

Mais vistas da semana

Revelado fator que aumenta em 82% o risco de morte por câncer



Estudo de cientistas da Universidade do Texas (EUA) mostra associação entre sedentarismo e um maior risco de morte por câncer.

Foi publicado em 18 de junho o primeiro estudo que analisou ligações objetivas entre comportamento sedentário e mortalidade por câncer.
Pesquisadores do Centro Anderson do Câncer da Universidade do Texas descobriram que uma maior inatividade estava inevitavelmente associada a um maior risco de morte por câncer.
Os indivíduos mais sedentários apresentaram um risco 82% superior de mortalidade por câncer comparando com indivíduos menos sedentários.
Para maior fiabilidade, foi usado um acelerômetro para medir a atividade física, ao invés de depender de autorrelatos dos participantes.
"Este é o primeiro estudo que mostra definitivamente uma forte associação entre o não se mexer e a morte por câncer", afirmou Susan Gilchrist, autora principal do estudo, ao portal Medical press.
"Nossas descobertas mostram que o tempo que uma pessoa passa sentada antes de um diagnóstico de câncer prediz o tempo até sua morte por câncer."
Pesquisadores também descobriram que a substituição de 30 minutos de tempo sedentário por atividade física reduzia a possibilidade de morte por câncer. Em 31% se a atividade for de intensidade moderada, como o ciclismo, e em 8% em caso de atividade de intensidade leve, como a caminhada.




Detalhes do estudo

Este estudo envolveu mais de 30.000 adultos americanos com idade superior a 45 anos, entre 2003 e 2007, para avaliar os resultados a longo prazo.
Para medir o comportamento sedentário, em 8.002 participantes a quem não tinha sido diagnosticado câncer foi colocado um acelerômetro no quadril durante as horas de vigília por sete dias consecutivos.
Os dados do acelerômetro foram coletados entre 2009 e 2013. Após um acompanhamento médio de cinco anos, 268 participantes morreram de câncer. Um maior comportamento sedentário foi associado a um maior risco de morte por câncer.
O estudo apurou "que indivíduos que substituíram 10 a 30 minutos de tempo sedentário por atividade física leve, moderada ou intensa apresentaram um menor risco de mortalidade por câncer", disse Gilchrist.
"Nossas descobertas reforçam que é importante 'sentar menos e mexer mais' e que incorporar 30 minutos de movimento em sua vida diária pode ajudar a reduzir o risco de morte por câncer", disse Gilchrist, alertando para que mesmo uma atividade leve aumenta as chances de sobrevivência ao câncer.
"Nosso próximo passo é pesquisar como o comportamento sedentário medido objetivamente afeta a incidência de câncer específico localizado e se o gênero e a raça desempenham algum papel", concluiu a cientista.

Raro e valioso: meteorito brilhante e metálico cai em cidade indiana (FOTO)



O corpo celeste chamou muita atenção nas redes por ser atraente e brilhante. Enquanto uns consideram o objeto como "fascinante", outros o denominam como uma "máscara alienígena" devido a seu formato.

Um objeto celeste, classificado pelos geólogos como meteorito metálico "muito raro e valioso", caiu no estado indiano de Rajastão.
O corpo celeste metálico e brilhante, pesando aproximadamente 2,78 quilos caiu durante a manhã desta sexta-feira (19). Devido a seu peso, acredita-se que ele tenha afundado aproximadamente um metro e meio no chão. O objeto foi recuperado e deve ser analisado por uma equipe de cientistas.
 
 
 
 
Objeto semelhante a um meteorito cai na área de Sanchor no distrito de Jalore às 7 da manhã de sexta-feira, (19 de junho de 2020)
A queda de parte de um meteorito não é algo novo na região localizada no norte do Rajastão.
Recentemente, os moradores do vilarejo de Alwar foram surpreendidos por um alto ruído durante a madrugada, quando uma estrutura semelhante a um meteoro caiu no chão, gerando uma luz brilhante.
Segundo os especialistas, toneladas de detritos no espaço queimam antes de chegarem à atmosfera terrestre e um objeto que cai na superfície é algo raro.

Especialistas preveem 33,5% de probabilidade de ocorrer algum cenário catastrófico até 2030




Durante a análise, os especialistas calcularam que a probabilidade de uma nova crise global nos próximos dez anos, seja ela causada por uma pandemia, uma guerra global ou um desastre natural, é de 33,5%, segundo o relatório "Depois da COVID: o próximo grande risco de cauda".

"Os riscos de cauda, como a COVID-19, são felizmente raros em comparação com outros 'shocks' do mercado. No entanto, são mais frequentes do que a maioria das pessoas pensam, e as pandemias são apenas um exemplo", observam os especialistas, que consideram quatro cenários possíveis.
Um deles é de que no mundo poderia ocorrer uma grande pandemia de gripe que mataria mais de dois milhões de pessoas (a probabilidade de ocorrência dentro de um ano é de 2%). O segundo cenário sugere que pode ocorrer uma erupção vulcânica catastrófica com índice de explosividade vulcânica de 7 graus (0,15% de probabilidade), enquanto que o terceiro prevê uma grande explosão solar (1,06%) e o quarto cita uma guerra global (0,625%).
De acordo com a lei de distribuição binomial, se a probabilidade de que um evento ocorra durante um ano é de 2%, então dentro de uma década sua probabilidade de ocorrência será de 16,7%. Os eventos analisados pelo Deutsche Bank podem ser considerados como independentes, sendo possível adicionar suas probabilidades.
 
 
 
© AP Photo / Manu Fernandez
Assistente médica cuida de paciente infectado pelo coronavírus na Espanha
Sendo assim, a probabilidade de que algum deles ocorra antes de 2030 é de 33,5%. Em uma perspectiva de 20 anos a estimativa aumenta para 55,7%.
Por sua vez, os especialistas não analisaram riscos tão extremos quanto o impacto de um asteroide, já que é considerado extremamente improvável. No entanto, um evento como esse não deve ser classificado como impossível.
Os especialistas ressaltaram que o ano de 2020 demonstrou como uma pandemia global pode ser destrutiva, com muitas mortes, bloqueios de cidades e queda do PIB global.
No caso de uma erupção vulcânica, além das mortes, o desastre limitaria drasticamente o tráfego aéreo e afetaria a temperatura global, que poderia diminuir devido à contaminação do ar pelas cinzas.
Enquanto que uma poderosa explosão solar poderia causar falha dos sistemas de comunicação, além de causar danos na infraestrutura contemporânea vinculada à eletrônica.
O cenário de uma guerra global foi considerado o menos provável, porém, a possibilidade não pode ser completamente descartada, já que as consequências seriam drásticas.


Mais vistas da semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)