Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Descoberta a mais potente colisão de buracos negros



A onda binária gravitacional GW190521 é composta por dois buracos negros de massas de aproximadamente 85 e 66 massas solares.

O Observatório de Ondas Gravitacionais LIGO anunciou nesta terça-feira (1º) a descoberta da maior fusão de buracos negros já detectada até o momento. Ainda assim, se trata da primeira detecção clara de um buraco negro de massa intermediária (massa total de mais de 100 massas solares).


Foto do perfil, abre a página do perfil no Twitter em uma nova aba

We are excited to announce the discovery of #GW190521, observed by @LIGO and @ego_virgo on May 21st 2019: the most massive binary #BlackHoles merger detected yet! Read the full story at ligo.org/detections/GW1
1,8 mil
895 pessoas estão tweetando sobre isso



​Nós estamos animados em anunciar a descoberta do GW190521, observado pelo LIGO e pelo Observatório Gravitacional Europeu VIRGO em 21 de maio de 2019: a mais massiva colisão de buracos negros já detectada.
Esta onda gravitacional é a que possui maior massa observada ao longo da história e é formada por dois buracos negros de massas de aproximadamente 85 e 66 vezes superiores à do Sol, cujo resultado produziu a formação de um buraco negro remanescente de 142 massas solares.
Astrofísicos têm usado ondas gravitacionais desde 2015 para detectar sinais que possam ajudar a decodificar colisões massivas. Nesta ocasião, os pesquisadores identificaram um novo tipo de som que poderia contribuir para a revelação de segredos cósmicos.
A astrofísica Zsuzsanna Marka comentou ao portal Space que naquela ocasião não pode evitar notar a grande massa. "Isto é assombroso. Isto é enorme. Este é realmente um dos eventos de massa incrivelmente alta que esperávamos ver, mas não estava claro que, na verdade, estes buracos negros de massa alta existiam", salientou a especialista.
Atualmente, a NASA qualificou os buracos negros como sendo de tamanhos "radicalmente diferentes". Por uma parte, os buracos negros estelares que são de 10 a 24 vezes mais massivos que o Sol, e, por outra, os buracos negros supermassivos.
Contudo, os astrônomos suspeitavam que poderiam ter buracos negros de massa intermediária, ou seja, entre 100 e 1000 vezes a massa do Sol, cuja evidência foi confirmada pela descoberta.

'Nova classe de fenômeno': origem de energia escura é descoberta por astrônomos




A energia escura permanece um dos elementos mais importantes e elusivos do Universo, porém, pesquisadores agora suspeitam estar cada vez mais próximos de entender sua origem.

A energia escura é responsável pela expansão progressivamente mais rápida do Universo. Contudo, como isto ocorre exatamente permanece um mistério.
Há aproximadamente 60 anos, pesquisadores começaram a sugerir que estrelas em colapso não formariam verdadeiros buracos negros, mas, de fato, poderiam criar Objetos Genéricos de Energia Escura (GEODEs, na sigla em inglês), analisa estudo publicado na revista Astrophysical Journal.
 
 
 
Estrelas em colapso criaram Objetos Genéricos de Energia Escura (GEODEs, na sigla em inglês)
Desta forma, foi descoberto que GEODEs são distintos de buracos negros, uma vez que não contrariam as equações de Einstein com singularidades.
Kevin Crocker, pesquisador da Universidade do Havaí em Manoa (EUA) e principal autor do estudo, afirma, conforme cita o tabloide Express: "Isto se torna um problema se quiser explicar a aceleração da expansão do Universo. Mesmo que tenhamos provado no ano anterior que GEODEs, em princípio, podem prover a energia escura necessária, seriam necessários muitos GEODEs antigos e massivos."
Quando estes objetos de energia se encontram cobertos com camadas que giram à velocidade da luz, os mesmos se tornam dominados por um efeito que faz com que se repilam mutuamente. De acordo com Duncan Farrah, coautor do estudo, se esta dependência for confirmada "seria uma classe inteiramente nova de fenômeno".
Conforme antigos GEODEs devoram outras estrelas, assim como qualquer coisa em seu caminho, começam a girar rapidamente. A distância que ganham ao se repelirem mutuamente faz com que sejam gerados imensos espaços vazios entre galáxias atuais.

Telescópio tira as FOTOS mais detalhadas do Sol de todos os tempos



Astrônomos alemães baseados na ilha espanhola de Tenerife obtiveram fotos com enorme detalhe da superfície solar, feitas pelo telescópio GREGOR.

O telescópio em questão é o maior da Europa e passou por um processo de modernização recentemente.
Desta forma, os cientistas alemães puderam obter imagens altamente detalhadas da superfície solar.
Nas imagens é possível ver em alta resolução a estrutura dos campos magnéticos da estrela, conforme um estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.
 
 
 
© Foto / KIS
A imagem mais detalhada da estrutura dos campos magnéticos do Sol obtida pelo telescópio GREGOR
Os processos ocorridos no Sol acabam influenciando nosso planeta, a vida nele e o funcionamento de nossos equipamentos tecnológicos. Oferecem particular risco as fortes erupções solares, ou emissões de radiação ionizante provocadas pela geração dos fortes campos magnéticos.
Estes campos aparecerem na fotosfera da estrela como manchas solares.
Com a modernização do telescópio, é possível diferenciar detalhes com até 50 km de tamanho na superfície solar. Isso é algo inédito se considerarmos que o diâmetro do Sol é de 1,4 milhão de quilômetros.
 
 
 
© Foto / KIS
Mancha solar captada em alta resolução pelo telescópio GREGOR no comprimento de onda de 430 nm
Como comparação, isso seria o mesmo que ver uma agulha a uma distância de um quilômetro em um campo de futebol.
Para a otimização do telescópio, foram trocados dois espelhos parabólicos por novos, após serem polidos com a precisão de seis nanômetros - isto é cerca de um décimo milésimo do diâmetro de um cabelo humano.
Desta forma, foi possível aumentar a resolução do telescópio, resultando nas imagens obtidas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)