Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Terreiro lugar de cura! Desde que se tenha humildade e sabedoria


Todo médium de tarefa, é um ser encarnado para curar seu espírito endividado e o terreiro é o hospital onde vai se internar por um longo tempo de sua vida na terra.  O dirigente do terreiro também não deixa de ser um doente que além de se tratar, agora pode estagiar ajudando aos médiuns de sua corrente de cura. Isso não o coloca como um semi-deus perfeito do qual não se admitem mais erros, muito menos como alguém que tudo pode, em qualquer hora e em qualquer situação.

Há exigência de uma posturas sempre firme bem como entendimento mais apurado. Ele deverá se aprimorar constantemente com estudo e reforma íntima, exigindo da corrente igual compromisso. Tais posturas serão necessárias em função do tamanho de sua responsabilidade e dentre elas está a de cortar o mal pela raiz, priorizando sempre a corrente como um todo, sem privilégios a quem quer que seja.  Ao assumir tal posto diante da espiritualidade, antes de reencarnar, já estará consciente de que sua vida não será “comum”, nem fácil, e que certamente terá que abdicar de muitas coisas materiais, em favor do lado espiritual.

O termo Pai e Mãe agracia o médium com a postura de se colocar como tal, amparando, educando e auxiliando a corrente como verdadeiros filhos de seu coração. Tarefa mais difícil ainda, pois esses “filhos” não vieram de seu ventre e não nasceram ontem. São adultos, viciados e com personalidade formada. Cada um com seus egos aflorados, com suas necessidades de reformulação e o fato de portarem a mediunidade, já os qualifica como devedores em potencial.
 
Falta nos médiuns, desde respeito até aquilo que os deveria mover dentro da corrente, que é amor. Humildade então, meus filhos, é coisa rara. Em compensação sobra bajulação, geralmente usada como meio de se fazer preferido na corrente. Nega véia costuma dizer que criança que se cria como bibelô, como tal vai quebrar quando adulto. Todo aquele que não teve rédea firme na infância para domar suas más tendências, vai chegar no terreiro e expô-las de modo a perturbar a ordem do lugar. Hora e vez de impor as leis que regem a Casa, independente do que possa pensar a respeito disso, o médium em questão. Se mesmo indisciplinado, tiver algo de humildade, vai receber o chamamento como aprendizado e ali vai crescer, mas se pelo contrário, além da indisciplina prevalecer nele a arrogância e o orgulho, acolherá como ofensa e infelizmente, o remédio é amargo para essa doença. A tarefa é tão árdua que muitos desistem na metade da caminhada, outros se corrompem, mas, ainda bem que uma grande maioria volta à casa com sua coroa iluminada pela luz do dever cumprido e a estes, o mérito de conseguir dar um salto em sua evolução.

Mas, pra evoluir, a primeira coisa a se fazer é, evitar egocentrismo, excêntrismo e vaidade. A humildade é coisa fundamental num médium, num dirigente e num buscador. Só que o problema é que muitos começam humildes, porém depois se perdem no caminho envaidecidos pelo que vai conquistando no caminho. A pessoa tem que aprender a lidar com poder, com prazer, com sucesso, mas, poucos tem ou conseguem agregar esse autocontrole fundamental a um bom mestre e mago!

Carlinhos Lima 12/06/2012
 
 

Mais vistas da semana

 

Òmòlú e Òbáluàiyé - Salve os senhores da terra e da ancestralidade


Omolú seria rei dos Tapas, originário da região de Empé. Em território Mahi, no antigo Daomé, Omolú construiu um palácio em território Mahi, onde passou a residir e a reinar como soberano, porém não deixou de ser saudado como Rei de Nupê em pais Empê (Kábíyèsí Olútápà Lempé).As pipocas, ou melhor, deburu, são as oferendas predilectas do orixá Omolú; um deus poderoso, guerreiro, caçador, destruidor e implacável, mas que se torna tranquilo quando recebe sua oferenda preferida.

A figura de Omolu- Obaluaiyê, assim como seus mitos, é completamente cercada de mistérios e dogmas indevassáveis. Na África são muitos os nomes de Omolú, que variam conforme a região. Entre os Tapas era conhecido Xapanã (Sànpònná); entre os Fon era chamado de Sapata-Ainon,que significa ‘Dono da Terra’,O aze(roupa e palha) guarda mistérios terríveis para simples mortais, revela a existência de algo que deve ficar em segredo, revela a existência de interditos que inspiram cuidado medo, algo que só os iniciados no mistério podem saber.

Em termos gerais, a essa figura é atribuído o controle sobre todas as doenças, especialmente as epidêmicas. Faria parte da essência básica vibratória do Orisá tanto o poder de causar a doença como o de possibilitar a cura do mesmo mal que criou. Desvendar o aze, a temível máscara de Omolú, seria o mesmo que desvendar os mistérios da morte, pois Omolú venceu a morte. Já Obaluaiyê debaixo da palha-da-costa guarda os segredos da morte e do renascimento, que só podem ser compartilhados entre o iniciados.Obaluaiyê andou por todos os cantos de África, muito antes, inclusive, de surgirem algumas civilizações.

Em termos mais estritos, Òmólu é a forma jovem do Orixá Sapanã, enquanto Òbáluàiyé é sua forma velha. Porém, Sapanã é um nome proibido tanto no Candomblé como na Umbanda, não devendo ser mencionado pois pode atrair a doença inesperadamente, a forma Omolu é a que mais se popularizou e acabou sendo confundida não apenas com a forma mais velha do Orixá, mas com sua essência genérica em si. Esta distinção se aproxima da que existe entre as formas básicas de Osalá: Osalá (o Crucificado), Osoguiã a forma jovem e Osalufã a forma mais velha. A figura de Omolu- Obaluaiyê, assim como seus mitos, é completamente cercada de mistérios e dogmas indevassáveis.

Òmolú é a Terra! Essa afirmação resume perfeitamente o perfil deste orixá. É preciso esclarecer, no entanto que Omolú está ligado ao interior da terra (ninù ilé) e isso denota uma íntima relação com o fogo, já que esse elemento, como comprovam os vulcões em erupção, domina as camadas mais profundas do planeta.

Do ponto de vista histórico, anterior à Idade dos Metais, peregrinou por todos os lugares do mundo, conheceu todas as dores do mundo, superou todas. Por isso Omolú se tornou médico, o médico dos pobres, pois, muito antes da ciência, salvava a vida dos necessitados; durante a escravidão, só não pôde superar a crueldade dos senhores, mas de doenças livrou muitos negros e até hoje muitos pobres só podem recorrer a Omolú que nunca lhes falta.

Orixá cercado de mistérios, Omolú é um deus de origem incerta, pois em muitas regiões da África eram cultuados deuses com características e domínios muito próximos aos seus. Omolú seria rei dos Tapas, originário da região de Empé. Em território Mahi, no antigo Daomé, Omolú construiu um palácio em território Mahi, onde passou a residir e a reinar como soberano, porém não deixou de ser saudado como Rei de Nupê em pais Empê (Kábíyèsí Olútápà Lempé).

Toda a reflexão em torno de Omolú ocorreu colocando-o como um orixá ligado à terra, o que é correcto, mas não deixa de ser um erro desconsiderar a sua relação com o fogo do interior da terra, com as lavas vulcânicas, como os gases etc. Na verdade a principal simbologia é bem definida com a denominação dada esotericamente como Senhor Yorimá, por que ele representa mais profundamente, os ancestrais, civilizações antigas, o poder do barro, da forma interior, da busca da alma e da individualidade do homem. Omulú no seu lado negativo é muito pezado de se harmonizar, pode gerar muitas dores, inclusive fisicas, como dores intensas nas costas, na coluna nos ossos e numa forma mais intensa até osteoporose. Como também solidão, reclusão, falta de amor e muito rancor. Mas, em seu lado positivo, pode ser a total harmonia do corpo, robustês, imunidade contra doenças externas como vírus, bactérias e até magias negras. Pode ser o revelador daquele que vence no mundo dos negocios, revela as riquezas do interior da terra, da agricultura e revela ainda os bons pais, avós e protetores das famílias, dos clãs ou até de uma nação.
13/11/2011
 

Mais vistas da semana

 

Descoberta de sepultura de 3 séculos faz revelação macabra na Finlândia (FOTOS)

 


Os arqueólogos estavam estudando uma capela de três séculos quando descobriram um caso macabro de extrusão fetal "post mortem", que ocorreu poucos dias depois da morte da mãe.

A arqueóloga finlandesa Tiina Vare, juntamente com seus colegas da Universidade de Oulu, pesquisou em 2020 uma capela privada e uma câmara funerária de 4x4 metros, que havia debaixo do local, pertencentes a uma família nobre da região de Vihti, no sul da Finlândia.

A capela foi construída em 1785 e acolheu enterramentos até 1829. Nela, os especialistas encontraram oito caixões e os restos de um possível nono, segundo o estudo publicado na International Journal of Osteoarchaeology.

As sepulturas continham os restos mortais, alguns deles mumificados, de três homens, uma idosa, três mulheres adultas, além de uma menina.

 

 
 
Localização da capela privada construída em 1785 na Finlândia

A surpresa foi quando na cavidade pélvica de uma das mulheres adultas os cientistas encontraram o crânio de um feto sobressaindo do canal de parto.

Partindo do estado "subdesenvolvido dos restos fetais", os pesquisadores concluíram que a mãe faleceu durante o primeiro trimestre da gravidez.

A descoberta foi interpretada como um caso de "extrusão fetal parcial 'post mortem', um processo provavelmente interrompido pela decomposição desacelerada dos restos maternos antes da expulsão completa do feto", indica o estudo.

 

 
 © Foto / Tiina Väre
Câmara funerária da capela encontrada com pelo menos oito túmulos na Finlândia

A mãe foi identificada como Charlotta Bjornram, que morreu no dia 23 de outubro de 1808 aos 24 anos de idade. De acordo com os registros eclesiásticos, ela teria morrido devido a uma inflamação.

Os pesquisadores acreditam que a extrusão póstuma do feto ocorreu poucos dias depois da morte da mulher devido à decomposição de seu corpo e aos efeitos dos gases gerados na cavidade abdominal.

 

Mais vistas da semana

 

Descobrem 4 planetas 'jovens' que podem ajudar a aprender mais sobre 'adolescência' da Terra (VÍDEO)

 


Quatro planetas recém-descobertos poderiam ajudar os cientistas a compreenderem mais sobre como a Terra e o nosso Sistema Solar se desenvolveram durante o período de sua "adolescência".

Os exoplanetas identificados se encontram a cerca de 130 anos-luz do nosso planeta e orbitam duas estrelas já conhecidas, a TOI 2076 e TOI 1807, que podem ser encontradas nas constelações de Boieiro e Canes Venatici (Cães de Caça, na tradução), respectivamente, segundo portal Phys.org.

Ambos os astros são estrelas anãs da classe K, alaranjadas e um pouco mais frias que o nosso Sol, e acredita-se que se desenvolveram na mesma nuvem de gás há cerca de 200 milhões de anos.

Os astrônomos estão interessados nos quatro novos mundos, cada um deles entre duas a quatro vezes superiores à Terra, já que estes exoplanetas estão na fase inicial de criação, e poderiam revelar mais sobre como evoluem planetas e jovens sistemas planetários.

Os planetas foram descobertos por pesquisadores da Universidade de Loughborough, no Reino Unido, junto a outras 25 instituições em todo o mundo. O projeto é liderado pela NASA com a ajuda do telescópio TESS.

"Os planetas, em ambos os sistemas, estão em uma fase de transição ou adolescência de seu ciclo de vida", disse Christina Hedges, astrônoma no Instituto de Pesquisa Ambiental de Bay Area, na Califórnia.

 


 

"Eles não são recém-nascidos, mas também não estão completamente estabelecidos. Aprender mais sobre planetas nesta fase da adolescência nos ajudará a entender planetas mais antigos em outros sistemas", explicou.

O planeta mais próximo da estela, o TOI 2076b, é aproximadamente três vezes maior que a Terra, e exerce uma órbita completa em torno de sua estrela a cada dez dias. Os corpos celestes mais externos, TOI 2076c e d, são um pouco mais que quatro vezes maiores em comparação ao nosso planeta, com órbitas superiores a 17 dias.

A segunda estrela, TOI 1807, tem apenas um planeta conhecido que a orbita o TOI 1807b, detectado pela primeira vez pela NASA em 2020. TOI 1807b tem cerca de duas vezes o tamanho da Terra e faz uma volta completa em torno da estrela em apenas 13 horas.

"Esta descoberta é importante por duas razões: a primeira delas é a idade das duas estrelas. Estudar tanto as estrelas como os seus planetas nesta fase de evolução oferecerá informações sobre a evolução inicial do nosso Sistema Solar. A segunda é a origem comum das duas estrelas. Ao serem nascidas na mesma nuvem de gás, mas tendo se separado posteriormente, podemos aprender como esses dois sistemas estelares se desenvolveram", afirmou o dr. Shaun Atherton, da Escola de Ciências de Loughborough.

Agora, os cientistas estão tentando medir as massas dos planetas, mas a interferência causada pela hiperatividade das estrelas jovens pode tornar essa tarefa um desafio.

 

 

Descobrem em Israel raríssima inscrição de 3.000 anos com nome de juiz bíblico (FOTOS)

 


A rara inscrição exibe o nome de Jerubbaal, um líder judeu do Livro dos Juízes, e data de cerca de 1.100 a.C.

Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou nesta segunda-feira (12) a descoberta de uma inscrição de aproximadamente 3.100 anos de idade, que contém o nome de um juiz bíblico, durante as escavações em Khirbat er-Ra‘i, perto da cidade israelense de Kiryat Gat, escreve The Jerusalem Post.

"O nome Jerubbaal é conhecido da tradição bíblica no Livro dos Juízes como nome alternativo para o juiz Guidon ben Yoash", de acordo com o professor Yosef Garfinkel e o arqueólogo Saar Ganor da Universidade Hebraica de Jerusalém.

 


 
 
 © AFP 2021 / MENAHEM KAHANA
Fragmento de um vaso de barro com inscrição encontrado em Khirbat er-Ra‘i, no sul de Israel

"Guidon é mencionado pela primeira vez combatendo a idolatria ao quebrar o altar a Baal e derrubando o poste de Asherah [árvore sagrada]. Na tradição bíblica ele é recordado triunfando sobre os midianitas, que costumavam atravessar o [rio] Jordão para saquear safras agrícolas", explicam.

 

 
 © AFP 2021 / Menahem Kahana
Arqueólogo mostra fragmento de um vaso de barro de 3.100 anos descoberto em Khirbat er-Ra‘i, no sul de Israel
A inscrição foi feita com tinta em um jarro – um pequeno vaso de cerâmica pessoal de aproximadamente um litro que poderia ter contido um líquido precioso, como óleo, perfume ou medicamento.

Inscrições do período dos juízes são extremamente raras e quase ímpares na arqueologia israelense, avança portal Israel365News.

Arqueólogos ressaltam que esta descoberta sustenta a ideia de que o texto bíblico oferece importantes percepções históricas.

 

 

Rússia propõe enviar uma usina nuclear a Marte com ajuda de rebocador espacial

 


Engenheiros russos sugeriram que a usina nuclear pode ser implantada no Planeta Vermelho com a ajuda do rebocador espacial Zevs (Zeus, em português), de propulsão nuclear, cujos testes de voo devem começar em 2030.

Especialistas da empresa Arsenal – uma entidade subsidiária da agência espacial russa Roscosmos especializada no desenvolvimento de naves espaciais, satélites e outras tecnologias espaciais, sugeriram a criação de uma usina nuclear para uma futura base russa em Marte.

De acordo com a proposta, cujos detalhes foram obtidos pela Sputnik, propõe-se que a usina nuclear seja levada até órbita do Planeta Vermelho a bordo do rebocador Zevs e depois largada na superfície do planeta usando um sistema de paraquedas. Após o pouso, a usina seria ativada para fornecer energia a uma futura base marciana russa.

Além disso, os engenheiros dizem que, se o Zevs for colocado no ponto de Lagrange entre o Sol e Marte, ou seja, o ponto no espaço onde as forças gravitacionais destes corpos celestes são igualmente fortes, os sensores e transmissores de comunicação a bordo do Zevs podem operar como um "canal de alta velocidade para a transmissão de informações para a Terra a partir da superfície de Marte e de naves espaciais orbitando o Planeta Vermelho".

 

 
Zeus, o rebocador nuclear espacial russo em construção desde 2010

Anteriormente a Sputnik informou, com base em dados da corporação Roscosmos, que o rebocador espacial russo Zevs, com um sistema de propulsão nuclear de classe megawatt, seria capaz de desativar os sistemas de controle de naves espaciais adversárias usando um impulso eletromagnético, e até mesmo capaz de disparar feixes de laser.

Especialistas do Centro de Pesquisa Keldysh, em Moscou, sugeriram também que o rebocador pode ser usado como um componente da defesa antiaérea da Rússia, detectando alvos em órbita e transmitindo esta informação para sistemas de mísseis terrestres.

Em janeiro de 2020, a Roscosmos anunciou seus planos de lançar o primeiro rebocador movido a energia nuclear para testes em 2030 e iniciar sua produção em massa logo depois. O projeto é estimado em 4,2 bilhões de rublos (cerca de R$ 305,9 milhões).

Telescópio Hubble capta FOTO de duas galáxias em aglomerado gigante a 350 milhões anos-luz da Terra

 


Telescópio espacial Hubble da NASA conseguiu captar duas enormes galáxias que fazem parte do enorme aglomerado de galáxias Perseu.

Ambas as formações se encontram a uma distância aproximada de 350 milhões de anos-luz da Terra. Aquela que se encontra na parte esquerda da imagem é uma galáxia lenticular e a que está situada à direita em baixo é uma galáxia espiral.

O aglomerado de Perseu, também conhecido como Abell 426, é um dos objetos mais massivos no Universo observável, contendo mais de 1.000 galáxias imersas em uma vasta nuvem de gás.

 

Two enormous galaxies steal the show in this spectacular #HubbleFriday image. The galaxy on the left is a lenticular galaxy named 2MASX J03193743+4137580. The spiral galaxy on the right is (much more simply) named UGC 2665: go.nasa.gov/3k2LxUO




4,5 mil
75
Copiar link para o Tweet

 

 

Duas enormes galáxias são protagonistas nesta imagem espetacular. A que está à esquerda é uma galáxia lenticular chamada 2MASX J03193743 4137580. À direita é uma galáxia espiral (com nome muito mais simples) de UGC 2665.

Segundo cientistas da NASA, os impressionantes detalhes da imagem foram captados graças à potente resolução e alta sensibilidade da câmera de campo largo WFC3, que opera tanto na faixa de radiação de luz visível como na infravermelha.

 

Rara supernova é detectada brilhando com fonte de energia peculiar

 


Pesquisadores indianos detectaram uma supernova extremamente brilhante, deficiente em hidrogênio e de rápida evolução, que brilha com a energia retirada de um peculiar tipo de estrela de nêutrons com um campo magnético ultraforte.

Este tipo de supernova, denominada supernova superluminosa (SLSNe), é considerado raro no mundo da ciência e geralmente é originado a partir de estrelas massivas, com uma massa de mais de 25 vezes a do Sol, segundo o portal Hindustan Times.

Conforme o estudo, estes objetos estão entre os menos compreendidos, pois suas fontes primárias não estão claras e seu brilho extremamente alto é inexplicável.

 

O novo tipo é a chamada "supernova de captura de elétrons", um corpo celeste que teria como progenitoras as estrelas maciças de ramos gigantes superassintóticos
6
Copiar link para o Tweet

 

 

A equipe observou que a aparência da supernova era semelhante a outros objetos no campo, contudo, a estimativa do brilho fez com que parecesse um objeto de intensa cor azul, refletindo seu caráter muito brilhante.

De acordo com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia, um estudo aprofundado destes objetos espaciais poderia ajudar a compreender os mistérios do Universo primitivo.

As supernovas (SNe) são explosões que liberam uma grande quantidade de alta energia.

 

 

Cientistas resolvem mistérios das auroras polares de raios X em Júpiter (VÍDEO)

 


Desde que foram descobertas, há 40 anos, os cientistas se perguntavam como essas auroras produziam rajadas de radiação a cada poucos minutos.

Um mistério cósmico de 40 anos foi desvendado. Pela primeira vez, astrônomos descobriram como funciona todo o mecanismo que provoca as auroras de raios X em Júpiter. Os resultados foram publicados na revista científica Science Advances na sexta-feira (9).

"Estas auroras não parecem atuar em uníssono como aquelas com que estamos familiarizados aqui na Terra […]. Pensámos que a atividade seria coordenada através do campo magnético de Júpiter, mas o comportamento que encontrámos é realmente intrigante […]. Em primeiro lugar, como é que Júpiter produz as auroras de raios X brilhantes e energéticas quando o vizinho [Saturno] não o faz e, em segundo lugar, como é que faz isso de forma independente em cada polo?", diz em comunicado o autor principal do estudo, William Dunn, sobre a questão que sua equipe queria responder.

Após recolher dados, os cientistas identificaram e cartografaram pontos quentes de raios X nos polos de Júpiter. As observações foram feitas continuamente ao longo de um período de 26 horas, enquanto Júpiter produzia rajadas de raios X a cada 27 minutos.

 

Scientists finally figure out what causes Jupiter's X-ray aurora dlvr.it/S3Q1p4
 



1
Copiar link para o Tweet

 

 

Cientistas finalmente descobrem o que causa aurora de raios X em Júpiter

'Fenômeno universal'

Os astrônomos descobriram que as explosões de raios X eram disparadas por vibrações periódicas das linhas do campo magnético de Júpiter. Essas vibrações criam ondas de plasma (gás ionizado) que enviam partículas pesadas de íons ao longo das linhas do campo magnético até que colidam com a atmosfera do planeta, liberando energia na forma de raios X.

"Agora sabemos que esses íons são transportados por ondas de plasma, explicação que não havia sido proposta antes, apesar de um processo semelhante produzir a própria aurora terrestre", enfatiza Dunn, sugerindo que poderia ser "um fenômeno universal, presente em muitos ambientes diferentes no espaço".

Não está claro ainda para os cientistas a razão de as linhas do campo magnético vibrarem periodicamente, mas a vibração pode se originar de interações com o vento solar ou de fluxos de plasma em alta velocidade dentro da magnetosfera de Júpiter.

 

Mais vistas da semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)