Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Cientistas encontram novas evidências de existência de raro planeta com 3 sóis (FOTO)

 


Os cientistas descobriram mais evidências de que um sistema estelar perto da constelação Órion pode conter um tipo raro de planeta que orbita três sóis simultaneamente.

O sistema estelar, chamado de GW Orionis, está localizado à distância de 1.300 anos-luz da Terra. O sistema consiste de duas estrelas, orbitando uma em torno da outra, com uma terceira estrela orbitando as outras duas.

Em um novo estudo, publicado na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, os cientistas apresentaram novas evidências da existência de um planeta no centro do sistema.

Os cientistas realizaram simulações em 3D para modelar como se formaram as lacunas em anéis do GW Orionis, com base em observações de outros anéis de poeira em outros lugares do Universo.

Os pesquisadores sugerem que as lacunas apareceram quando um planeta do tamanho de Júpiter (ou vários planetas) se formou dentro de um dos anéis do GW Orionis.

Se as observações futuras do sistema confirmarem a teoria, o GW Orionis será "a primeira evidência de que um planeta de três sóis está esculpindo uma lacuna em tempo real", disse o autor principal do estudo, Jeremy Smallwood.

As duas estrelas no centro do sistema se movem em uma órbita binária tão apertada que aparecem como uma grande estrela, e a terceira gira em torno delas, o que torna observações hipotéticas impossíveis.

No entanto, se a teoria for confirmada, só por si a existência deste mundo comprovaria que os planetas podem se formar em uma variedade de condições mais ampla do que os cientistas anteriormente acreditavam.

 

Mais vistas da semana

 

ORIXÀS: Dois irmãos

ORIXÀS: Exu e Ogum EXU: Exu é o primeiro orixá a ser louvado no candomblé, porque representa o principio do movimento. Uma vez acionado é preciso controlá-lo, como se sabe com respeito a qualquer movimento. 
 
Como a fome é um dos motivos que levam o homem a se mover em direção a um objetivo, Exu come demais. E por comerem as plantações, é que as formigas são tidas como sendo de Exu e a terra dos formigueiros também. Ele é compreendido na África como um deus do movimento (nada a ver com o diabo cristão, embora o sincretismo o associe assim, no Brasil), que come tudo que pode, e que é "quente". 
 
Exu mora nas encruzilhadas (a idéia é "o que é, mas não é", sempre. Uma encruzilhada a princípio não é caminho algum e ao mesmo todos eles, certo?). Mas ao contrario de todos os pesquisadores eu tenho certeza que Exu sabe muito bem o que é e o que tem a fazer. Os pés de qualquer animal também são de Exu, segundo os africanos. E Exu é controvertido, porque tem um gênio travesso (Em Cuba, por causa disso ele é o Menino Jesus) e faz o que lhe pedem. O que eu considero um equivoco ridículo. Não tem noção de bem e de mal e se movimenta apontando o pênis pro lugar onde quer ir. Não existe lugar, no passado, presente ou futuro a que Exu não possa ir. Existe um oriki (verso sagrado) que diz, inclusive, que "Exu mata ontem um passarinho com pedra que atirou hoje para o amanha." Exu também é associado à sexualidade, a segunda fome humana. 
 
O dia da semana: segunda-feira (o primeiro dia na semana ioruba, que tem 4 dias, também). Existem infinitos avatares de Exu, e mitos muito bonitos também. Um deles, conta que "Exu, filho primogênito de Iemanjá com Orunmilá, o deus da adivinhação e irmão de Ogum, Xangô e Oxossi, era voraz e insaciável. Conseguiu comer todos os animais da aldeia em que vivia. Depois disso, passou a comer as árvores, os pastos, tudo que via até chegar ao mar. 
 
Orunmilá previu então que Exu não pararia e acabaria comendo os homens, e tudo que visse pela frente, chegando mesmo a comer o céu. Ordenou então a Ogum que contivesse o irmão Exu a qualquer custo. Para conseguir isto, Ogum foi obrigado a matar Exu, a fim de preservar a terra criada e os seres humanos. Mas mesmo depois da morte de Exu, a natureza, os pastos, as árvores, os rios, tudo permaneceu ressecada e sem vida, doente, morrendo. Um babalaô (representante de Orunmilá na terra) alertou Orunmilá de que o espírito de Exu sentia fome e desejava ser saciado, ameaçando provocar a discórdia entre os povos como vingança pelo que Orunmilá e Ogum haviam feito. 
 
Orunmilá determinou então que em toda e qualquer oferenda que fosse feita pelos homens a um orixá, houvesse uma parte em homenagem a Exu, e que esta parte seria anterior a qualquer outra, para que se mantivesse sempre satisfeito e assim possibilitasse a concórdia". • Cor: preto e azul escuro entre os iorubas, preto e vermelho entre os angolas (A cor preta se relaciona ao fato de que para que a luz chegue a algum lugar o movimento já precisa ter sido acionado, ou seja Exu deve ser antes do movimento da luz) Dia da semana na Umbanda-Astrológica: terça-feira junto com Ogum e não segunda-feira. • Elemento: fogo e ar. • Símbolo: ogó (um pênis de madeira, com búzios pendurados simbolizando o sêmen) • Numero 1 • Comida: farofa • Saudação: Laroiê, Exu! 
 
 
 OGUM: O orixá Ogum é um dos mais amados na cultura ioruba. Em primeiro lugar porque ele foi o primeiro ferreiro. Como foi ele, também, quem descobriu a fundição e inventou todas as ferramentas que existem. Portanto é o patrono da tecnologia e da própria cultura, pois sem as ferramentas nada mais poderia ser inventado até mesmo plantar em grandes extensões seria extremamente difícil. Tendo inventado as ferramentas, com a foice ele abriu os primeiros caminhos para o resto do mundo, o que dá a ele o poder de abri-los ou fecha-los. Com a faca ele fez o primeiro sacrifício ritual, por isso sempre se louva Ogum durante estes sacrifícios e sua invenção da faca. Com o ancinho ele arou terras e plantou, com a tesoura cortou peles e inventou os abrigos. 
 
Com o machado cortou árvores para construir abrigos, com o martelo pode unir com pregos que inventou os troncos. Com a cunha pode levantar grandes pesos e assim aconteceu de Ogum, com a espada que forjou guerrear e conquistar territórios para seu povo. Ele, no entanto, não quis ser rei, pois preferia os desafios ao poder. Continuou lutando e inventando para sempre. Hoje em dia diz-se que os computadores são de Ogum e de Ogum são também todos os analistas de sistemas. Ogum só cometeu um erro nos mitos, quando seu pai mandou que fizesse uma tarefa e ele pelo caminho embebedou-se com vinho de palmeira e acabou não realizando o que devia. A partir daí nunca bebeu, mas diz-se que os filhos de Ogum adoram vinho branco e devem tomar muito cuidado com bebidas. A guerra é de Ogum, cujo nome significa exatamente guerra. 
 
 
Como Ogum nunca se cansa de lutar, costuma-se chamar por sua ajuda em situações em que é extremamente difícil continuar lutando ou quando o inimigo é extremamente forte. Não se deve invocar Ogum à toa, pois seu gênio é extremamente violento e diz um oriki que ele mata o injusto e o justo, o ladrão e o dono da casa roubada (porque permitiu que acontecesse), portanto não se deve brincar com este orixá, que não perdoa. Ogum vive sozinho; é um solteirão convicto. Teve muitas mulheres, mas não vive com nenhuma, e criou um filho adotivo abandonado nas mãos dele por Iansã, a deusa dos ventos e raios. Que por sua vez o havia adotado de Oxum, a deusa do amor e da riqueza Um dos mitos sobre ele diz que Ogum, é filho de Iemanjá com Odudua. 
 
 
Desde criança já era destemido, impetuoso, arrojado e viril, tendo se tornado sempre mais e mais um brilhante guerreiro e conquistado, para seu pai, muitos reinos, não havendo, por esta razão, um só caminho que Ogum não tenha percorrido. Nos intervalos entre as guerras e as conquistas, Ogum criou os metais, a forja e as ferramentas que facilitaram a vida dos homens no mundo. Ele forjou a primeira faca, a primeira ponta de lança, a primeira espada, a primeira tesoura. Um irmão dedicado, diz o mito que Ogum tinha por Oxossi uma afeição muito especial, defendendo-o várias vezes de seus inimigos e passando mesmo a morar fora de casa com Oxossi, quando este foi expulso de casa por Iemanjá. Diz ainda o mito que foi Ogum quem ensinou Oxossi a defender-se, a caçar e a abrir seus próprios caminhos nas matas onde reina. Ogum teve muitas mulheres, a principal delas Iansã, guerreira como ele. Tendo sido roubada por Xangô, que é seu irmão por parte de mãe, Ogum passou a viver sozinho, para a guerra e a metalurgia. • Dia: terça-feira • Número: 7 • Cor: azul cobalto (ou azul ferreiro, como chamam alguns) e o vermelho. Mas num nível esotérico mais elevado o laranja. A cor exata é o azul da chama do fogo para os Oguns das águas. • Símbolo: espada • Comida: feijoada • Saudação: Ogun Iê! Apresentei aqui lendas e mitos. Mas quero alertar que elas são muito importantes para analisarmos os aspectos arquétipais dos orixás, mas que há muito mais coisas que formam e podem traduzir esses segredos.
 
 
 Cabe a cada um buscar a verdade, ou a sua verdade o que mais lhes favoreça e que lhes sejam compreensíveis. Eu publiquei um artigo que falava da feminilidade presente em Ogum, mas também presente nos demais orixás. No entanto recebi algumas criticas. Mas volto a afirmar que Ogum e os outros orixás masculinos, não podem ser vistos apenas como possuidores de uma única personificação. Pois se assim for feito além de serem criadas muitas barreiras no conhecimento haverá muitas limitações nas ações de cada orixá. Digo isso por que os orixás agem tanto no principio feminino, quanto no feminino. E que não temos apenas guerreiros homens, mas também mulheres ao longo de toda história da raça humana. 
 
O binário existe em todas as formas e em todas as formas de energia ou magia vai haver a dualidade. No entanto admito que cada orixá tenha um raio mais especifico em certas áreas do que em outras. Como por exemplo, notamos que ação de Ogum sempre esteve presente na área da segurança e exércitos, ações heróicas e mitos sobre guerreiros... Também que Oxossi tem mais ligação com as matas, a natureza, a agricultura etc., mas que também sabemos que todas as Linhas se integram e se harmonizam. E isso só é possível, quando o orixá trabalha em sincronia com os demais orixás. Ou seja temos um orixá menor trabalhando diretamente para linhas especificas. E assim pode-se perceber que todos os orixás dominam os quatro elementos e suas variações. 
 
Como por exemplo, no ano de 2008, temos Ogum Yara trabalhando através do elemento água combinado com o fogo. E por falar em segurança, vemos que Ogum nesse ano de 2008, está agindo muito nessa área tentando chamar a atenção dos governantes sobre nossas policias, sobre os investimentos e sobre a violência no transito. A mobilização dos policiais no Rio de Janeiro pode ser um ensaio para outros estados. Pois um dia todos vão ter que acordar. E ver que um governo que não cuida da segurança e outras áreas importantes da nação não poderia ter um alto nível de aprovação. Nesse segundo Semestre Ogum vai jogar ainda mais pesado. 
 
Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador. 7/8/2008
 
 

Mais vistas da semana

 

O Trabalho de Yorima

Yorima o supervisor do desencarne. A busca do Homem pela cura das doenças vem já desde a Idade Média, e com a pretensão de se tornar Deus, de experimentos através da Alquimia, na intenção de descobrir o elixir da vida eterna. Todavia, diante deste grande avanço científico devemos parar e refletir: pois, o homem chegou até a decifrar o código genético, mas não conseguiu ainda decifrar o código espiritual que é realmente o segredo para curar todos os males da humanidade. Mas infelizmente ou felizmente, deste segredo só Deus tem o código, fazendo os seres humanos de nosso planeta encarnar e desencarnarem num corpo de moléculas agregadas e perecíveis (corpo físico), quantas vezes forem necessárias a sua evolução. Já pensou se os homens tivessem esse poder? Certamente iriam elitizar só deixando nascer quem eles quisessem com um padrão embasado nos moldes dos ricos. E são estes dois extremos, Encarne (vida física) e Desencarne (morte física). 
 
No estudo sobre a regência dos Sagrados Orixás, percebemos que Yorima ou Omulú recebeu de Deus a tarefa de supervisar como, O Orixá da Transformação esse processo referente à ao encarne e desencarne temos assim em yorubá > Omo = filho, Lu = Senhor. Omulú será, então, filho do Senhor Obaluayê ou para alguns, inclusive eu que o considero como o irmão de, não como filho. Esta Grande Potência Astral Inteligente, quando relacionado à vida e à cura, por alguns recebe o nome de Yorima ou Obaluayê (em yorubá > Oba = rei, Lu = Senhor, Ayê = terra). Tem sob seu comando incontáveis legiões de espíritos que atuam nesta Irradiação ou Linha, trabalhadores do Grande Laboratório do Espaço e verdadeiros cientistas, médicos, enfermeiros etc., que ajudam a preparar os espíritos para uma nova encarnação, além de promoverem a cura das nossas doenças. Atuam também no plano físico, junto aos profissionais de saúde, trazendo o bálsamo necessário para o alívio das dores daqueles que sofrem. 
 
Em Umbanda-Esotérica Yorima é associado a Capricórnio e Aquário, como também a Saturno e Urano. Mas na visão da Umbanda-Astrológica, não percebo esse orixá ligado o similar apenas a essas forças e sim tenho por certo que essa Vibração pode ser percebida em outros pontos do mapa. Um exemplo disso é o a atuação dele através do signo de Virgem e da Casa 6. isso é possível não só porque esse signo rege a saúde, mas porque Urano um dos planetas identificados como Vibração Astral de Yorima é a Oitava Superior de Mercúrio, sendo este o regente natural da Casa 6 e de Virgem. 
 
Yorima também pode ser identificado com o signo de Peixes e a Casa 12 sendo ambos pertencentes ao mesmo eixo da Casa 6 e do signo de Vigem. A partir daí podemos perceber a ação desse orixá, nos dois mundos (físico e espiritual), atuando não só na saúde física, mas também psicológica. Nessa tarefa ele é também Guardião das Almas que ainda não se libertaram da matéria. Assim, na hora do desencarne, são eles, os falangeiros de Omulú, que vêm nos ajudar a desatar nossos fios de agregação astral-físico (cordão de prata, cordão fluídico), que ligam o corpo astral ao corpo material. 
 
 Os comandados de Omulú, dentre outras funções, são diretamente responsáveis pelos sítios pré e pós-morte física (hospitais, cemitérios, necrotérios); envolvendo estes lugares com poderoso Campo de Força Fluídico-Magnético, a fim de impedir que os vampiros astrais (kiumbas desqualificados) sorvam energias do duplo etérico, do tônus vital e do éter sanguíneo dos corpos físicos em vias de falecerem ou já falecidos. A poderosa Irradiação ou Linha de Yorima/Omulú se faz representar aqui no plano terrestre, especificamente nos terreiros, nas formas fluídico-perispirituais que conhecemos ao contrário do que afirmam alguns poucos desinformados. 
 
São Caboclos (as), Pretos (as) - Velhos (as), Crianças e Exus que atuam nesta Linha, identificando-se como nomes tais como Preto-Velho Pai Benedito da Calunga Pequena; Caboclo do Cruzeiro das Almas; Tranca-Rua das Almas; e Mariazinha da Pedra Furada. Ó bondoso Orixá Meu Cacurucai, bondoso Atotô, Traz um alívio ao filho que sofre, nos hospitais ou num leito de dor; Traz uma cura ao filho sofredor Oh! Zambi ilumina este teu Orixá Oh! Zambi abençoa este teu curador Seu bálsamo cura toda a enfermidade Ele traz a água da Tua bondade. Que essa água traga a saúde, física, mental e espiritual. Era um velho muito velho, na frente da casa Ele tinha sanza, sanza e velame. Velame no melunguê.

Saravá Omolu !!! Atotô !!!  

 

Carlinhos Lima – Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador. 8/8/2008

 

 

 

Astrologia e os orixas

ASTROLOGIA TRADICIONAL E ORIXAS

A técnica dos ingressos solares Para previsões mundanas, utilizamos os ingressos solares, técnica que consiste em levantar cartas para o ingresso do Sol nos signos cardinais, ou seja, aqueles que correspondem ao momento inicial de cada estação do ano. Assim, temos ao longo de um ano quatro mapas de ingressos: em Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, cada um mostrando as condições gerais que deverão vigorar naquele trimestre. 
 
 Do ponto de vista celeste (planetas nos signos e os aspectos que formam entre si), o mapa de cada ingresso é sempre o mesmo para qualquer ponto da Terra. Contudo, para analisarmos um país específico, levantamos a carta do ingresso para a respectiva capital, o que dá uma diferente estrutura de casas para cada país. No caso do Brasil, todos os mapas de ingresso foram calculados para a capital, Brasília. O sistema de casas utilizado é o Alcabitius, por ser mais compatível com as técnicas da Astrologia Tradicional. As órbitas são consideradas por planeta, e não por aspecto. Uma vantagem da técnica dos ingressos solares diz respeito ao fato de que podemos utilizá-los mesmo sem ter certeza sobre o mapa que define a identidade política do país em questão. No caso brasileiro, por exemplo, utilizamos o mapa da Independência com Ascendente no início de Peixes, mas sabemos que há outras hipóteses a considerar. PERCEBEMOS ASSIM QUE OGUM, YEMANJA, OXOSSI E YORIMA TEM OS PAPEIS MAIS IMPORTANTES NO GOVERNO DIRETO DOS EVENTOS FISICOS E HUMANOS NA TERRA E QUE AS OUTRAS LINHAS SEJAM ELAS SUPERIORES OU NÃO AS LINHAS CITADAS, EXISTE SEMPRE UMA SINCRONIA E ATUAÇAO HARMONICA E ESPIRITUAL ATRAVES DA LUZ ASTRAL E COSMICA DO UNIVERSO. Ingressos solares válidos para o Brasil 
 
 Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador. 15/8/2008
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)