Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 30 de janeiro de 2022

Saber Observar o Tempo

 
 
Em um dos livros bíblicos – o Eclesiastes – há um texto de grande beleza. É o capítulo 3. Esse texto, que é atribuído ao sábio Rei Salomão, versa sobre o tempo e é uma preciosa lição. Diz que tudo tem o seu tempo determinado, e que há tempo para todo o propósito sob o céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer. Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de derrubar, e tempo de edificar. Tempo de chorar, e tempo de rir ou de dançar.

Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se. Tempo de buscar, e tempo de perder. Tempo de guardar, e tempo de lançar fora. Tempo de rasgar, e tempo de costurar. Tempo de calar, e tempo de falar. É uma sábia avaliação do ritmo e das leis que regem a vida. Nascemos quando precisamos de mais uma experiência na Terra. E devemos deixar o corpo, no momento exato em que já cumprimos nossa missão na Terra. Nem antes, nem depois, mas no exato momento em que Deus nos convida a voltar para a nossa casa celeste.


O verdadeiro mago, sabe respeitar o tempo. Na verdade os grandes erros, acontecem quando se tenta passar por cima do tempo. As catástrofes naturais ou não ocorrem em desarmonia com o tempo estabelecido como equilibradamente necessário. Até mesmo uma tempestade, ou ciclone, ocorre quando as forças da natureza entram em confronto com o tempo, pois, as correntes que impulsionam a catástrofe, tornam-se destruidoras, justamente, por ultrapassarem a velocidade normal de seu curso. Assim ocorre os desequilíbrios, porque essas forças passam a agir, com brutal força sobre o que chamamos de normalidade.


Um personagem admirável da obra famosos de Tolken, no Senhor dos Anéis, o Mago que luta pelo lado do bem, diz num dialogo com o pequeno Bolsseiro que "um mago nunca se atrasa". Isso quer dizer que aquele que atinge o status de mago, tenta flutuar no percurso da vida, vivendo e tomando decisões sempre sem contrariar as Leis Cósmicas vigentes em cada momento.

Há a hora certa para falar: é quando nos dispomos a consolar o que chora, a emprestar um ombro amigo, a dar um bom conselho. Há o momento de silenciar, quando basta segurar a mão de alguém e transmitir solidariedade. E há o momento de calar, para não ofender, magoar, maltratar. Há o momento de plantar e o de colher. Não podemos esquecer que tudo o que semearmos livremente, seremos obrigados a colher mais tarde.

É uma lei universal chamada causa e efeito: a vida nos devolverá na exata medida do que fizermos. Seríamos tão mais felizes se observássemos o momento adequado de todas as coisas. A vida requer olhos atentos. Não apenas os olhos físicos, mas as janelas da alma que são capazes de identificar necessidades e potenciais alheios. As almas sensíveis reconhecem a hora certa de agir. Diz o texto do Eclesiastes que não há coisa melhor do que alegrar-se e fazer o bem.


No Candomblé tem uma entidade muito interessante e poderosa, chamada Iroko. Ela representa o tempo, quer passar a nós a mensagem onde nos ensina a usar bem nosso tempo na terra. Sempre voltado ao nosso bem estar é que nos dará uma melhor percepção de que estamos vivendo bem nosso tempo. Veja que um minuto sofrendo, parece-nos bem mais longo que um minuto felizes.


Iroko também nos passa a mensagem de saber dosar bem o tempo, evitando sempre sermos radicais. Assim nunca deveremos banir de vez o que consideramos "velho", radicalmente só por causa do que consideramos "moderno". Do mesmo jeito, não poderemos ser retrógrados ou tradicionalistas demais, achando que o novo não poderá ser aceito facilmente. Na verdade, temos que saber dosar bem não só o tempo, mas, os conceitos.

Somente um sábio como Salomão, seria capaz de dizer tão profunda verdade com tanta simplicidade sobre o tempo! Viver contente com todos os aprendizados que a vida traz é uma arte pouco praticada e quase desconhecida. Principalmente hoje em dia, na era moderna, da tecnologia e da internet, as pessoas atropelam não só o seu próprio tempo, como tentam seguir o tempo, que a sociedade moderna tenta estabelecer, que é uma outra forma de passar por cima do tempo, estabelecido, pelos Ancestrais.


Saber alegrar-se com as pequeninas coisas de todo dia. Perceber a beleza em todas as coisas que fazem parte da vida. E fazer o bem é a atividade mais agradável aos olhos de Deus. Amar todos os seres, respeitar a Criação Divina, impregnar-se de ternura. É esse sentimento de admiração à obra divina que fez o sábio Salomão escrever: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente. Nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar.”

Sim, diante da obra divina, só nos cabe entender que nada acontece sem que o Pai Celeste saiba e permita. Embora debaixo do sol haja mais impiedade que demonstrações de amor, mais iniquidade que justiça, acredite: tudo está correto e seguindo a vontade Divina. Isso é tranquilizador.


O importante não é a maneira como os outros agem, mas como nós agimos. Não devemos nos preocupar com os outros, devemos antes de tudo, administrar nosso tempo, tentando seguir em perfeita harmonia com o tempo cósmico, que conseguiremos nos tornar pessoas mais harmoniosas com o Todo. Preste contas apenas de sua vida e de seus atos. Alegre-se com o amor de Deus, aja de forma reta, tenha a consciência serenada pelo dever cumprido. Tudo isso se transforma automaticamente em felicidade.


Não existe preço para a Liberdade , mas uma belíssima recompensa para quem a utiliza com desprendimento de alma … Ter para sempre , junto à si a Fidelidade daqueles que livres dos grilhões , se comprazem em serem seus eternos admiradores ! Quem Ama … Liberta com a certeza da volta espontânea ao aconchego! Aprende no caminho da vida A paradoxal lição da experiência: Sempre ganhas o que deixas E perdes o que reténs… Ao saber administrar o tempo, o homem se tornará um mago, muito mais competente e realizado.


Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)