Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A Umbanda da Nova Era é uma Religião bipolar. Já a Umbanda Astrológica, não é religião e sim busca do conhecimento sagrado

 
A umbanda divide suas entidades em dois campos energéticos, direita e esquerda. Na direita estão os espíritos de luz, evoluídos, que pregam e realizam o bem. Os mais tradicionais são os caboclos, pretos-velhos e crianças, e recentemente passaram a ser incorporados baianos, boiadeiros e marinheiros. Na esquerda estão os espíritos de má biografia, que operam o "mal necessário". São os exus, pombagiras, ciganas e malandros (cujo representante mais famoso é o Zé Pilintra). O culto dos espíritos de esquerda já foi tratado como religião separada, a quimbanda, mas hoje é abertamente parte da umbanda. De qualquer forma, exus e pombagiras, confundidos com demônios, são os principais alvos dos evangélicos.

Entidades de ambos os lados pedem oferendas (nunca diga "macumba") para realizar seus serviços mágicos. Não há bem e mal nessa hora, e sim crédito com os orixás. Como resume o Pai Raimundo Medeiros: "Meu filho, você merece? Toma. Você deve? Paga".

A umbanda é a crença mais dinâmica, está sempre incorporando novidades. Essas novidades, vêm em algumas ocasiões, por sensacionalistas e aproveitadores, mas, em outras, são revelações, por médiuns escolhidos, que são totalmente inspirados pelas Divindades, para causar reformas, mudanças e adaptações importantes.

Note-se que a umbanda não tem livro sagrado nem autoridades eclesiásticas. Se um padre seguir o Alcorão, vai se ver com o bispo, mas cada pai-de-santo manda em seu terreiro. Outro traço fundamental é a tolerância. O homossexualismo, por exemplo, não é problema em terreiro algum.

Essa liberdade, no entanto, não pode ser vista como totalmente benéfica se as mudanças implantadas, beiram o exagero, imoralidade ou esquisitices, que desarmonizam as revelações sagradas. Mas, quando vêm pela revelação divina, com intuito de trazer melhor compreensão, ajustes e aprimoramentos, ai sim se tornam benéficas e dignificantes.

Assim mestres e pessoas de boa fé, trabalham pela busca, crescimento espiritual e iluminação. Ai se usam outros conceitos, ritos e tudo visando o melhor. E assim temos na Umbanda, espaço para o uso de oráculos, que não é somente os tradicionalmente usados na trajetória de Umbanda. Na verdade bom buscador, não confia apenas nas revelações mediúnicas, pois, sabemos das investidas de espíritos enganadores. É por isso que o mago, magista busca nos oráculos um apoio para decifrar códigos e mistérios necessários. Então temos espaço para o Tarô, Astrologia, Runas e outras técnicas, para desvendar o Sagrado por prismas que ajudem a compreender o que se busca saber.

A Umbanda Astrológica por sua vez, usa conceitos do conhecimento sagrado africano, ameríndio, brasileiro, cabalístico, hebraico, da magia oriental, da magia europeia, dos ancestrais mais antigos e busca cruzar tudo isso, para extrair o melhor que puder disso tudo. Ainda cruza o conhecimento zodiacal, com as forças e saberes dos orixás, não somente da UMBANDA ou do Candomblé, mas, também da Tradição Africana, venha o conhecimento de onde vier. Em especial do Ifá, das lendas iorubás e também de toda espiritualidade de muitos povos daquele fantástico continente. Mas, a Umbanda Astrológica, não é religião, é símbolo de liberdade e acima de tudo, de busca incansável de conhecimento que não fica preso no tempo ou em tradições puritanas ou limitadoras, mas, que se renova o tempo inteiro. Muda, se transforma e se corrige, quando tem que corrigir. É o caminho em especial do Buscador Solitário, mas, que se agrupa ou se enturma, quando for necessário e os Senhores do Tempo e do Carma requerer de nós.

Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador. 

 

As mais vistas da semana

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)