Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 5 de junho de 2022

Arcanos de Umbanda: CLASSIFICAÇÃO PELOS PONTOS DE VIBRAÇÃO DOS EXUS

 


Exus do Cemitério: São Exus que, em sua maioria, servem à Obaluaê, Nanã e Omulú. Durante as consultas quase sempre são sérios, reservados e discretos, mas, podem ter também um ar sarcástico, dependendo do caso e do médium até utilizarem de um pouco de ironia. Podem eventualmente trabalhar dando passes de limpeza (descarregando) o consulente. Alguns não dão consulta, se apresentando somente em obrigações, trabalhos e descarrego. Uma coisa importante que temos que ter em mente é que esta é a linha mais pesada da Umbanda e que tá cheio de gente por ai que diz incorporar Exu Caveira, mas, que na verdade são exus de graus mais baixo. Na verdade, poucos médiuns encarnados hoje, tem potencial pra receber Exu Caveira de um grau elevado, Chefe de Legião. Na carta natal de uma pessoa é fácil detectar se há atuação desse exus na vida dela e se essa atuação é forte ou fraca. Se atrapalha ou ajuda. E tudo tem haver com o grau cármico da pessoa, a missão espiritual e suas ligações com a magia em vidas passadas. Encramos essa atuação, pela força de Saturno, Netuno, Plutão e associações com Lua e Urano.

Exus da Encruzilhada: São Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também participam em obrigações, trabalhos e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) dos Exus do cemitério, enquanto outros se aproximam mais dos Exus da estrada. Na verdade eles tem ligação com todas as falanges, se inter-cruzam e se juntam, quando necessário. Na carta natal, vemos a ação forte e atuante deles, ou fraca e passiva, através das casas designadas e por meio de Mercúrio, Sol e Vênus.

Exus da Estrada: São os mais "brincalhões". Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. São encontrados no mapa através dos pontos de movimento e da regência de Mercúrio, Lua, Júpiter e Marte.

E além desses povos, há várias outras classificações, como Exus do Oriente, Exus da Campina, Exus das Pedreiras, Exus da Montanha, Exus da Costa, Exus das Matas, Exus Feiticeiros, Exus da Rua, Exus da Guerra, Exus do Sertão, Exus Fogo, Exus da Água, Exus da Terra, Exus do Mar, Exus do Ar, Exus da Aurora e assim por diante...

Carlinhos Lima


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)