Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 7 de maio de 2011

As Casas Astrológicas representam as Esferas da Vida.


Cada uma das casas astrologicas que compõem nosso horoscopo pessoal é arena, na qual são experimentadas energias planetárias, que na Umbanda Astrológica chamamos de Vibrações Cosmicas. As casas são matizadas pelos signos das cúspides e pelos planetas dentro delas. Os planetas agem de maneira dominante na primeira casa, concreta na segunda, comunicativa na terceira, protetora na quarta, criativa na quinta, altruísta na sexta, participativa na sétima, intensa na oitava, filosófica na nona, impactante na décima, social na décima primeira e tortuosa na décima segunda.

Assim volto com esse tema a frisar novamente o sentido de Hierarquia atuante sobre nosso ser. Sobre nós temos a atuação como ensinavam os babalorixás antigos, signos que conhecemos hoje como Odús. E aqui já estou inserindo conceitos do Candomblé, cultura yorubá entre outras, coisa que é ignorada ou rejeitada pelos seguimentos da Umbanda mais intolerante e sectarista. Mas, na verdade essa divisão entre Umbanda e Candomblé não passa de engodo, mentira, incitação a divisão, a intolerancia e a distorções. Toda a fé nos ancestrais, toda busca pelo desenvolvimento mediunico e espiritual e que passa pelos orixás, ancestrais e pelos antigos continentes, partem da mesma origem. 
E como os estudiosos de odús sabem, varios orixás atuam num mesmo signo ou odú, da mesma forma na mandala cosmica do horoscopo que age sobre o ser vivente tem uma hierarquia numerosa atuante. Parte da importancia do Pai e Mâe de Cabeça, até as mais variadas funções na vida do homem. Assim temos um orixá que forma nossa imagem e forma fisica, um que atua sobre nossos bens, bagagens e finanças, outro para nossa inteligencia, nossa mente, nossa saúde e assim por diante...

Esfera : Individualidade, começa na casa um, representada pelo signo da casa onde começa no grau do Ascendente. Este setor e signo é que nos revelam o orixá que atua de frente. E aqui esclareço que o orixá de frente não é propriamente o pai de cabeça. Em alguns casos pode sim ser o mesmo orixá, por que ele pode também numa pessoa reger essa area mais ligada ao plano fisico, ao corpo e a matéria, mas, na maioria das pessoas pode ser uma entidade distinta da que rege a cabeça. E por isso existem muitas distorções nos centros e terreiros, pois, numa consulta imediatista os consultores costumam confundir o orixa´ que tá de frente com o Pai de cabeça e ai dá-se muitos desequilibrios na vida da pessoa.

Palavra Chave dessa casa : O Eu, encarnação, auto-imagem, separação, individualidade, características físicas e aparência pessoal, expectativas, ambiente. Tem ligação natural com Ogum, assim quase sempre se tem em todas as pessoas dependendo de como essa vibração se mostra no mapa, a atuação como influente e regente junto ao orixá de frente. Por exemplo, no caso de Ogum ser muito forte no mapa, ou até mesmo ser o Pai de Cabeça ele sempre vai ser o atuante junto ao orixá de frente e influir até na formação da aparencia da pessoa. Por isso se vê falar tanto em "filhos de Ogum", até parece que é o unico orixá que temos no Brasil!

A primeira casa é onde se forma a identidade. Define também as circunstâncias que cercam o nascimento e sua recepção. O signo da 1ª Casa e os planetas nelas situados influenciam a maneira de expressar a individualidade, que pode ser mais ou menos direta. Como eu disse influenciam, por que temos mesmo que observar do principio que parte da Trindade Básica formada por tres pilares importantes: Ascendente, Sol e Lua. A soma desses fatores é que nos dá o modo de atuação da entidade de frente. Por isso observar a Roda da Fortuna também é muito importante em grande parte dos indivíduos.

Os planetas e signo da 1ª Casa permeiam a vida inteira, definindo expectativas e o tipo de interação com o mundo. Se existir um Stellium nessa casa, certamente a Entidade de Frente vai se mostrar mais influente até que a Entidade de Cabeça, ou será o representante maximo do Raio que atua na Côroa do nativo.

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)