Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 17 de setembro de 2011

"Qual é meu orixá de cabeça"?

"Qual é meu orixá de cabeça"?
"Qual é meu orixá de cabeça"?

Quais as forças que regem a nossa vida, nossa alma e nosso destino

Muitas perguntas chegam diariamente sobre "qual é meu  orixá de cabeça", tanto por que essa é a maior curiosidade dos buscadores, como também dos iniciados! Mas, não é simples responder essa pergunta. Por que o orixá´de cabeça atua num nível muito pessoal. Os oráculos são capazes de responder, mas, nem todas as vezes, nem pra todo mundo, nem em todo momento, porque em uma grande parte das pessoas, o orixá é oculto. Ele mesmo não quer se revelar. Tanto porque não há necessidade, como por precaução da divindade. Mas, precaução de quê? Defesa da própria pessoa! Ou seja, grande parte das pessoas, querem saber sobre seus orixás, seus anjos, seus signos, numa tentativa não só de encontrar respostas, mas, porque uma boa parte delas acham que acessariam um grande poder místico. Porém, não é bem assim. Saber qual o orixá que rege uma pessoa pode ser pra muitos, muito mais um fardo do que uma graciosa descoberta.

Nos focando nas tradições hebraicas, por exemplo, vimos que ao entrar em contato e descobrir seu Deus, Moisés, Arão e tantos outros, foram abençoados, libertos e direcionados a uma nova realidade. No entanto, veio com a revelação muitos fardos, compromissos pesados e trabalho duro. Assim, quando se descobre o orixá e odus que regem uma pessoa, descobre-se também as missões necessárias de serem cumpridas e também os carmas embutidos. Até quando se faz um signo, é um grande erro, buscar uma consulta que só visa coisas boas e dons. É até mais importante analisar os aspectos difíceis e missões árduas, que promessas de sucesso.

Tem pessoas egocêntricas que ao descrever seu signo, se descreve como a pessoa mais perfeita do mundo, vê potencias, talentos e brilho, ignorando seus defeitos e ajustes que deveriam ser feitos. Mas, então, não se deve buscar saber qual é o nosso orixá? Deixar isso oculto e intocável seria melhor? Depende muito de cada caso. Ou seja, como eu já expliquei em outros artigos, cada pessoa tem uma missão. Assim o correto é buscar um estudo que tente responder primeiro, qual o chamado dos ancestrais, dos guias e quais missões que devem ser desenvolvidas por esta pessoa. Se o Astral não chama para um compromisso, não deve invocá-lo ou invocá-lo desnecessariamente. No entanto, como vivemos no Brasil e no Ocidente, a religião cristão dominando, surge a pergunta: "não temos que buscar Deus a todo instante?" Claro que sim! Mas, não dessa forma especulativa e buscando poder como muitos fazem. Até mesmo ficar em igrejas gritando incansavelmente o nome de Deus é até pecado, ao chamá-lo em vão. Existe até um mandamento importante sobre isso.

Devemos buscar sentir Deus, querer ser bem vistos como seus filhos e aceitá-lo como criador, mas, sem pressão. Só que muita gente não aceita a realidade que tem. Ai fica o tempo todo, fazendo promessas, novenas, orações e rituais, pois quer mudar sua realidade a qualquer custo ou modificar fatores a todo momento. A pessoa tem que buscar vivenciar mais o seu destino, sem esperar interferência a todo momento. O acaso é uma força divina criadora que agirá em junção ou contraponto ao destino e livre-arbítrio, sempre que o Astral Superior achar que necessário. O que temos que buscar é um coração limpo, uma mente sadia, uma fé inabalável e uma alma em paz.

Não devemos ficar reféns da religião, de dogmatismos, de fanatismos ou de sede de poder. É por causa de radicalismo e intolerância que o Oriente Médio sofre com guerras intermináveis e injustificáveis. Mas, voltando ao Orixá de Cabeça, devemos buscá-lo, quando sentir o chamado, numa vocação natural e não por curiosidade, imposição ideológica e comércio. Nada de embarcar em pregações mercenárias.

Na verdade pra decifrar os códigos pessoais, ancestrais e cósmicos, o ser humano precisa de uma busca, de iniciação, de entrega e de merecimento. Por que não é todo mundo que precisa ou merece saber qual é seu anjo protetor, sua hierarquia pessoal, qual suas metas, como deve atuar. É por isso, que nem todo mundo se interessa por assuntos espirituais, esotéricos ou sobrenaturais, por que muitos nasceram pra atuar apenas nos assuntos matérias. Se tiver a necessidade, o inconsciente dessa pessoa irá puxar com certeza. Em meu livro eu escrevi trazendo as técnicas de interpretação do horóscopo, alinhado a Umbanda, ao conhecimento yorubá do Ifá, dos Itanifás, da magia e do zodíaco, pra que a pessoa que não tenha acesso ao mundo dos templos, possa ter noção ao menos de sua natureza e de seus protetores.

Saber qual é o orixá de cabeça é muito mais profundo do que apenas consultar o jogo de búzios o Tarô ou qualquer outro oráculo. Na verdade o consultor tem que ter um vasto conhecimento, ter preparo, ter afinidades oraculáres e ser bem sensível as energias que agem ao seu redor! Porém, como as pessoas estão cada vez mais preguiçosas e querem as coisas rápidas e fáceis, muitos pensam que tudo acontece como no computador, apenas dando um clique. Assim querem mapas que respondam tudo de uma vez, querem jogos de búzios que mostrem todas as suas dúvidas e como resolvê-las e estudos que resuma tudo para seu sucesso rápido. Mas, não é bem assim. Não se passa uma vida a limpo em questão de minutos ou mesmo horas. É uma jornada iniciática, de busca e aplicação.

E é errado, pais e mães de santo ou astrólogos, como também cartomantes, que divulgam propaganda mentirosas, como se pudessem responder e resolver tudo. A verdade é que a busca é uma troca. O consulente não deve apenas esperar pelo consultor. Há forças que agem dentro e fora de todos nós. Não é apenas jogar um oráculo que vai trazer respostas. Muitas pessoas vão a uma consulta muitas pessoas querem saber apenas o que elas querem ouvir e não o que elas tem que ouvir. Assim inconscientemente, seu psiquismo se fecha sem ela perceber e o consultor jamais poderá analisar nada direito. Não é apenas os guias que impedem que um oráculo mostre os fatores, mas, inconscientemente ela se fecha. Por isso em muitos locais, não se consegue ver nada. Ai elas saem de lá esbravejando e falando coisas absurdas.

Por isso, acham mais fácil ir a igrejas barulhentas, que apenas cobram o dízimo e presença nos cultos e sendo bem mais fácil. Sem sacrifício e seguindo um "Deus" que "resolve tudo e perdoa tudo". Ignorando a justiça, a sabedoria e os deveres. Como se tudo fosse tão simples assim. Então, a frase que mais ouvimos é: "Já fui em tudo quando foi lugar e nunca acertaram nada, por isso acho tudo besteira". Só não admitem que elas foram atrás do que queriam ouvir, de como ser felizes, de como ter sucesso na profissão, de como fazer macumbas pra ter amo e sexo quando e como quiserem, mas, não pra saber quais são seus compromissos também.

Não existe anjo, signo ou orixá, que apenas doe bênçãos, tudo é uma troca, uma interação. Moisés recebeu tanto poder, quanto recebeu deveres, labutas e obrigações muito cansativas. Não há dádivas sem responsabilidades. Mas, muitos pensam que só porque colocam uma guia no pescoço, uma imagem num altar e fazem uma macumba, se tornam os "vips do astral". Não é assim. Os maiores mestres, magos e babalaôs ou santos, tiveram sua cota de sacrifício e sofrimento. Davi, tem por exemplo, uma história fantástica, mas, de dor também, de perdas, de lutas e de castigos.

As pessoas confundem os signos de Odú, ou o jogo que sai nos búzios, que mostram um determinado orixá ou signo agindo na vida da pessoa, como se fosse o indicativo de seu orixá de cabeça. Na verdade essa resposta é muito mais profunda e complicada do que se pensa. Até mesmo com o Ifá, vemos que essa dificuldade também é grande, até por que pesquisando Ifá e Itanifás, vemos que a sequencia dos odús, são diferentes ou os nomes são outros... Mas, um grande número de pessoas, vão a uma consulta e o consultor logo grita "você tem Oiá ou Iemanjá", então ela sai pro resto da vida, dizendo que é filha de Iansã ou Iemanjá. Não é bem assim. Além dos orixás da nossa coroa ancestral, que são Pai, Mãe de Cabeça, Orixá de Cabeça, que é a junção das duas primeiras forças, tem ainda o Ori, que processa toda essa força e Orixá de Frente. Orixás secundários, que servem a estes orixás primários, que regem saúde, amor, profissão, finanças, magia e tantas outras coisas.

Assim observar toda a configuração, como por exemplo, direita e esquerda, frente e costas, feminino e masculino, elementos (fogo, água, terra e ar), territórios (matas, mar, montanhas e etc), além de missões e carma. Assim uma pessoa que tem uma coroa em desarmonia, terá orixás secundários e terciários, com muito peso e não poderão desenvolver nada direito. Dessa forma teremos pessoas com saúde ruim, finanças difíceis, amores complicados, sexualidade em descontrole e assim por diante. Também quem tem orixás primários bem alinhados e orixás secundários desalinhados, terá dificuldade de se impor e terá uma vida mais fácil do que o primeiro exemplo, mas, que exige muita dedicação. Por isso, os iniciados, buscam acima de tudo, harmonia, luz e sabedoria pra que possa se alinhar bem a todas as suas forças.

Para descobrir seu orixá de cabeça, é preciso avaliar a correção de forças, a imposição da luz, posição dos astros, a data de nascimento, a ancestralidae e a junção dos orixás. Uma pessoa por exemplo, que tenha Câncer no Ascendente, Sol em Leão, Lua em Libra e predominância de fogo, terá uma coroa ancestral, voltada a potência de fogo em junção a água. com Iemanjá de Frente, Oxum como Mãe de Cabeça e Oxalá, como pai de Cabeça. Mas, qual o Ori processa isso e qual é o Orixá de Cabeça que se alimenta desse Ori e faz o ser evoluir? Pra responder isso, avalia-se o horóscopo por inteiro, como por exemplo, os portais cármicos, as casas, os dispositores e também o Meio do Céu. Que no exemplo dado, analisemos como sendo Áries e que essa pessoa tenha Marte na casa 8 ou casa 1, com Nodos no eixo Leão-Aquário. Além de muitas quadraturas no mapa e algumas consjunções importantes, como por exemplo Marte com Mercúrio. Assim poderemos supor que o Orixá de Cabeça seria mesmo Ogum, com auxílio de Exu e Ibêjis.

Assim, analisando essa configuração friamente, podemos destacar uma pessoa voltada a vencer na vida, juntar dinheiro, enfrentar demandas, ser um líder nato, justo e consciente. Mas, que terá inimigos a altura, terá sacrifícios desafiadores e sucesso no campo político. Só que temos que somar ou subtrair disso tudo, o livre-arbítrio e o acaso, como também o inconsciente coletivo. Dessa forma, será contado as decisões pessoais, o ambiente onde ela vive, a família e a quem ela se somará ao longo de sua existência. Porque se ela com esse signo pertence a uma família rica, terá um caminho diferente de uma vida numa família pobre. Como também, será importante, qual conjugue ela escolherá, qual profissão ela decidirá seguir e como tratará sua espiritualidade e vida sentimental.

Enfim pra saber quais forças nos regem, é importante saber também como reagimos ao mundo, como nos comportamos e como sentimos a vida. Porque o mundo é interação, mas, em determinados momentos é também imposição, escolhas e buscas constantes.

Pra saber mais sobre Umbanda Astrológica, compre os últimos exemplares do livro Os Senhores do Destino - peça o seu aqui antes que acabe já...

Carlinhos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)