Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sexualidade e bem estar: Terapia com luz estimula o desejo sexual masculino

saúde
Homens com baixa libido submetidos à terapia da luz - tratamento com caixas de luz que simulam a exposição solar - aumentaram seus níveis de testosterona e sua satisfação sexual. (iStockphoto/Getty Images)

Segundo um novo estudo, a exposição a luz intensa pode estimular os níveis de testosterona em homens com baixo desejo sexual


A exposição a luz intensa pode aumentar a satisfação sexual em homens com baixo desejo sexual. De acordo com um estudo apresentado durante o Congresso da Associação Europeia de Neuro psicofarmacologia, realizado entre os dias 17 e 20 de setembro, em Viena, na Áustria, homens com baixa libido submetidos a um tratamento de terapia da luz apresentaram aumento no nível de testosterona e relataram melhora significativa na satisfação sexual. Basicamente, a terapia da luz consiste na exposição do paciente a uma caixa de luz com tubos fluorescentes muito brilhantes – no mínimo dez vezes mais potente do que as luzes domésticas – que simula a exposição à luz solar. Quando o paciente olha para a caixa de luz, ela atinge a parte posterior do olho que transmite mensagens para a parte do cérebro que controla o sono, o apetite, o desejo sexual, a temperatura, o humor, entre outras atividades. O tratamento já é utilizado contra transtorno afetivo sazonal (TAS) e depressão em pessoas que vivem em locais com longos invernos. No estudo, pesquisadores da Universidade de Siena, na Itália, recrutaram 38 homens diagnosticados com baixa libido para o tratamento experimental com a “luz terapia”. Metade dos participantes foi tratada com uma caixa de luz intensa, semelhante à utilizada para tratar algumas formas de depressão, enquanto a outra metade (grupo de controle) foi tratada com uma caixa de luz adaptada que emitia uma quantidade significativamente menor de luz. Ao longo de duas semanas, os voluntários foram expostos a meia hora de luz no início da manhã.

Os resultados mostraram que, nos participantes do primeiro grupo, houve um aumento no nível de testosterona – de 2,1 ng/ml para 3,6 ng/ml. Esse grupo também triplicou suas pontuações de satisfação sexual, enquanto os escores e o nível do hormônio masculino no grupo de controle permaneceram praticamente os mesmos. Segundo Andrea Fagiolini, líder do estudo, a terapia de luz contribui para esse aumento da testosterona e da libido ao inibir a glândula pineal, localizada no centro do cérebro. “No hemisfério norte, a produção de testosterona do corpo naturalmente diminui de novembro até abril (período de outono-inverno) e, em seguida, sobe de forma constante durante a primavera e o verão, com um pico em outubro. Você vê esse efeito nas taxas reprodutivas, com o mês de junho (início do verão) mostrando a maior taxa de concepção. A utilização da caixa de luz imita o que a natureza faz.”, explicou o pesquisador. Apesar dos resultados, os pesquisadores afirmam que ainda é necessário mais pesquisa para a “luz terapia” se tornar um tratamento contra a falta de libido em homens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)