Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 16 de outubro de 2010

Obrigação de um e três anos

Até fazer um ano de feitura ou pagar sua obrigação de um ano (odú Kíní), ainda terá algumas restrições (ewo temporário. como cortar cabelo, tomar banho mar e outros. Será feita a obrigação de um ano de feitura, uma nova festa para comemorar a data onde serão oferecidos comida ritual, frutas e flores.
Outra obrigação é feita aos três anos de feitura (odú kétà), algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé ketu considera-se um ano, três e sete anos. Ele ou ela permanecerá como Iaô até completar os sete anos de feitura e fazer a obrigação de sete anos (odu ejé).

Iniciação: Caída de kelê


Finalizando o ritual de Apanã este ritual com outro rito chamado Kàrô (juramento feito diante do obi e uma quartinha). Porém a Iaô ainda não terminou as obrigações terá ainda que cumprir um resguardo normalmente de três meses e continuar usando o kelê (uma gargantilha de contas) que foi colocada em seu pescoço no início da feitura de santo. Durante esses três meses o Iaô continuará dormindo numa esteira, usará roupas brancas e seguir uma série de restrições denominada de ewo. Terminado o período de quelê, é feita a retirada do mesmo e outra festa é feita para comemorar a comumente chamada "caída de quelê".
É o período mais difícil para o Iaô que precisa voltar a trabalhar, muitos se iniciam no período de férias do trabalho e quando termina as férias precisam voltar para um ambiente onde sem dúvida será notado por todos, discriminado por alguns e terá que se manter calado, terá muitos problemas na hora das refeições, pois está proibido de entrar em bares e restaurantes, terá que levar uma marmita e aceitar os olhares de curiosidade.
Algumas casas atualmente por esse motivo têm feito alguns acordos com os Orixás para que o Iaô que precisa trabalhar já saia da roça sem o kelê, mas terá que cumprir todos os itens do resguardo nos mínimos detalhes. Nesse caso não precisará usar somente branco, poderá usar roupas de cores bem claras como azul, rosa, beje, cinza, tudo para não chamar muito a atenção. Existem casos de firmas que o uniforme é preto, marrom, azul marinho, nesses casos o Orixá permite, não vai querer que seu filho perca o emprego.

Não negue sua fé!


Ainda por conta do preconceito e da história de perseguição, os números dos religiosos de candomblé, umbanda e outras manifestações de matriz africana ficaram aquém da realidade no Censo 2000.

Só para vocês terem ideia, na Bahia apenas 0,11% disseram ser de candomblé. Por isso é mais do que importante a campanha intitulada Quem é do Axé, diz que é, promovida pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN), uma entidade que nasceu na Bahia e hoje já está presente em vários outros Estados brasileiros.

O vídeo que vocês podem conferir que é bonito e não esqueça: se você é religioso de matriz africana, nunca negue sua fé.

Fonte Mundo Afro/A Tarde

Beleza negra no Menina Fantástica

mundoafro.atarde.

Tamires Bittencourt é até agora a única negra entre as finalistas do Menina Fantástica. Foto: Divulgação

Finalmente, um pouquinho do retrato do Brasil entrou no Menina Fantástica, concurso realizado pelo programa Fantástico da Rede Globo. A ideia da iniciativa é selecionar modelos.

Pois bem. A baiana Tamires Bittencourt, 23 anos, é a única negra até agora entre as finalistas.

Fonte: Mondo Afro/ Para saber mais cliquem aqui e confiram a matéria feita pela equipe do Portal A TARDE Online.

A Nossa Senhora dos oprimidos, sempre ao nosso lado!



A simbologia de Nossa Senhora assumindo a feição do povo que está sendo oprimido em uma determinada época é uma das manifestações mais belas das chamadas aparições de Maria, no âmbito do catolicismo.

Na festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, que tem face negra, vai aí um vídeo com uma das mais belas canções de Padre Zezinho. A letra eleva Nossa Senhora à condição de defensora dos pobres das Américas.

Muitos tem preconceito inexplicavel a Maria Santissima. Mas, ela é não só a Mãe de Jesus Cristo, como representa toda a forca cosmica do Eterno Feminino. Imbecís que não leêm a Biblia direito, ignoram a importancia e o poder de Maria. No entanto, aquele que já precisou de Maria Santissima não tem duvidas que ela é nossa boa mãe advogada e protetora nos tribunais carmicos.

Maria tá representada no Tarô, nos elementos femininos da Astrologia, como a Lua e o proprio Apocalipse nos mostrou a imagem de uma mulher vestida de Sol e com a Lua aos seus pés. Esse Sol em sua aurea, representa a pureza de Maria, sempre virgem, sempre pura e sempre casta! Já a Lua, simboliza a rejeição de Maria pelo materialismo, os desejos mundanos, como tambem a sua superioridade e interesse em proteger a raça humana.

Muita gente até tem preconceito pela imagem da Virgem, ter sido representada como negra, o que é uma tremenda ignoracia, burrice e intolerancia! Maria representa todas as cores, paises, raças e ama todos os seres vivos.

Carlinhos Lima - Astrologo e devoto de Maria
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)