Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 19 de janeiro de 2014

Astrologia: Arte simbólica, divinatória e complexa

Apesar de boa parte da comunidade astrológica querer desconsiderar os asteroides, Lilith, a Roda da Fortuna, partes arábicas e outros pontos, pra mim, todo simbolismo astrológico tem real importância. A astrologia é simbolismo e para usá-lo basta conhecimento e raciocínio. As vezes um segredo um faceta de uma pessoa poderá ser melhor identificado ou percebido através da observação de pontos derivados do mapa. Que na carta natal de algumas pessoas é até mais sensível que os planetas convencionais...

A figura de Lilith - A Lua Negra - representa um dos aspectos da Grande Deusa. Na antiga Babilônia ela era reverenciada como Lilitu, Ischar ou Lamschtu. A mitologia judia já a colocou nos reinos mais obscuros dos demônios da noite, reino de Satã, capaz de subjugar os homens e matar crianças. O cristianismo fez dela uma prostituta por causa do medo que ela despertava nos homens. O símbolo usado para Lilith é uma Lua Negra, em oposição à Lua real que é desenhada como cheia. Lilith é encontrada nas Cartas Astrais e desenhada de acordo com a tábua das posições planetárias ou Ephemeris.

A Lua Negra tem sido definida como o afélio da órbita lunar, ou o ponto em que a órbita é mais longe da Terra. Ambos esses pontos, o afélio e o segundo ponto focal se encontram ao longo do grande eixo da elipse orbital, a linha das apsides. Vistos da terra, esses pontos estão na mesma direção e portanto ocupam o mesmo lugar no Zodíaco. O segundo ponto focal se encontra numa distância de somente 36.000 km aproximadamente da Terra, e o afélio a aproximadamente 400.000 km. À parte isso, as duas definições podem ser vistas como equivalentes: como a órbita da Lua translada continuamente no espaço, a Lua Negra se move ao longo do zodíaco aproximadamente 40º por ano. Uma revolução completa leva 8 anos e 10 meses. Lilith nos prepara para abrir nosso entendimento para aquilo que é inevitável, como o nascimento de um novo ser, por exemplo, uma criação que vem através de nós mas não por nossa ação direta. Quando a vida abre caminho no ventre de uma mulher, o universo conspira para que essa vida flua através dela e não por causa dela. Daí a importância da locação de Lilith se desejarmos compreender, por exemplo, porque certas mulheres tem mais dificuldade que outras para engravidar. A confiança no desígnio superior do TODO é muito importante para deixar que a vida flua através de nossas entranhas, de nosso ventre fértil. Nada de controle, nada de vontade própria para interferir no plano divino.

A posição da Roda da Fortuna está intimamente ligada as fases da Lua e indicam: Nascidos no início da Lua nova – Roda da Fortuna na 1ª. Casa (Ascendente) Esses indivíduos devem buscar a realização pessoal, entenderem a si mesmos. Por sintetizar o Ascendente (seu corpo físico e sua maneira de se externar), o Sol (sua vontade, sua vitalidade) e a Lua (sua intuição e emoções) a Parte da Fortuna mostra um assunto que, se você persistir, encontrará certo equilíbrio, algo difícil de explicar, mas que será altamente significativo para você. È um ponto afortunado que confere sorte e facilidades conforme indicada em seu mapa de nascimento. A Roda da Fortuna é calculada com o grau do ascendente, da Lua e do Sol. Ela é a soma da sua atuação no mundo, das suas emoções e necessidades e a sua vontade. Indica onde você encontrará realização pessoal se investir no assunto daquela casa e signo em que ela está. Nascidos no início da Lua crescente – Roda da Fortuna 4ª. Casa (Fundo do Céu) Esses indivíduos devem buscar o entendimento com a sua família e origens. Nascidos no início da Lua cheia – Roda da Fortuna na 7ª. Casa (Descendente). Esses indivíduos precisam aprender a se relacionar e a entender o outro. Nascidos no início da Lua minguante – Roda da Fortuna na 10ª. Casa (Meio do Céu). Esses indivíduos precisam deixar sua contribuição impessoal ao mundo, fazendo algo significativo. Há posições intermediárias, que é quando uma pessoa não nasce no primeiro dia da mudança lunar. 

Quíron é um asteróide entre Saturno e Urano. Foi descoberto em 1977, e muitos astrólogos acham ser o regente de Virgem, signo que divide o planeta Mercúrio com Gêmeos. Mas Quíron ainda não foi aceito, de modo que os estudos em torno dele são experimentais. Quíron simbolizaria uma área aonde teríamos uma ferida. É como se tivéssemos sido feridos com uma flecha envenenado naquele signo e casa onde está na nossa carta natal. É como se tivéssemos uma excelente percepção de como curar os outros naquela área específica, mas não soubéssemos como curar a nós mesmos. Ou fôssemos compelidos a curar os outros como forma de curar a nós mesmos. Quíron também mostra uma área aonde temos um talento instintivo. Por exemplo, se você tem Quíron em Virgem, pode saber naturalmente lidar com plantas, ervas, alimentação, saúde. Pode ser o tipo de pessoa que tem uma habilidade curativa mesmo sem saber.

Recentemente foram descobertos mais de 20 planetas além de Plutão, alguns deles já são estudados na astrologia: Sedna, Varuna, Eris,... Estes novos planetas ainda não tem significado astrológico de consenso geral. Como se movimentam muito lentamente, passam décadas em um mesmo signo. Do mesmo jeito os asteroides conhecidos no início do seculo XIX eram poucos, agora são milhares. Do mesmo jeito os pontos especiais do mapa: as Partes arábicas, nodos, pontos médios, Vertice, etc... chegam a milhares. Cada planeta, planeta anão, asteroide, ponto especial tem sua utilidade na leitura do mapa natal e as previsões. Cada astrólogo seleciona os planetas, asteroides e pontos que considera importantes para o estudo que quer realizar. Saliento estas informações não para assustar, mas para mostrar a riqueza da Astrologia e o tanto que ainda tem por se desenvolver. 

O ciclo completo de um planeta acontece quando ele dá uma volta completa no zodíaco e retorna a um mesmo ponto de partida. O ciclo completo entre dois planetas acontece quando a partir de um encontro entre eles, um deles consegue um giro completo no zodíaco e encontra novamente ao outro planeta. Os astros encontram-se, em um determinado momento, em um mesmo grau do Zodíaco. Depois evoluem em diferentes seqüências de angulações entre si, e em outro determinado momento se encontram novamente, fechando um ciclo. Os ciclos dos astros têm sua expressão nos ciclos da vida. Segundo o momento, ou fase do ciclo em que se encontrem os astros será a forma de se manifestar sua energia na vida. Enfim a astrologia é uma arte divinatória, simbólica, mágica e bela. que requer muito estudo aplicado, raciocínio e amor por parte de quem estuda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)