- Pólvora:muito
utilizada nos Cultos Afro, ao incandescer ou explodir libera tremenda
energia ígnea (do Elemento Fogo), podendo ser utilizada para curar,
livrar de alguma influência maléfica, criar embaraços ou até mesmo
matar, tudo em analogia completa ao Elemento Fogo, isto é, ao seu campo
de ação. Recebe o nome de "Ponto-de-Fogo". Nas obras do autor N.A.Molina
encontra-se
constante referência a ditas práticas, o mesmo ocorrendo nos livros de Antônio de Alva e Antônio Alves Teixeira Neto.
- Nome Mágico:chamado também de Orukó, é o Nome Mágico que a pessoa adota após a Iniciação no Culto; também os Templos (Ilê) recebem um Orukó.
- Folhas Mágicas:o
Camdomblé e seus similares tem como grande fundamento o uso mágico,
litúrgico e medicinal das ervas, folhas, frutos, raízes e outros
elementos vegetais. Portanto, seria necessário um volume de centenas de
páginas para abordar, de forma adequada, o assunto. De qualquer forma,
selecionei algumas folhas e frutos especiais, devido às suas
particularidades:
A) Folha de Pinhão Branco (Jatrofa Curcas) - usada para substituir o
sangue animal nas oferendas a Exu;
B) Folha de Acocô (Naelvia Boldos) - usada da mesma forma que a
anterior, inclusive sobre a cabeça das pessoas, quando falta o animal a ser
imolado para o Orixá;
C) Folha de Iroco (Clorophora Excelsa) - usada como substituto do
sangue animal nas oferendas, iniciações e assentamentos de Orixás;
D) Noz de Cola ou Obi (Sterculia Acuminata) - usada em todos os rituais
iniciáticos do Camdomblé, exceto no culto à Xangô, que recebe, ao invés
desta, o E) Orobô, Orogbo ou Falsa Noz de Cola (Garcínea Guinetóides).
Tendo-se
em vista o que foi dito acima, poderemos tornar nosso Camdomblé mais
moderno, utilizando as Essências de Flores e de Ervas (Essências
Florais) como se utilizam as folhas, frutos, Flores, raízes, etc. E,
também, substituindo muitos elementos por uma substância sua, dinamizada
homeopaticamente. Creio que dinamizações de D-1 ou D-3 combinadas com
dinamizações de 10MM seriam o mais adequado, unindo presença física e
energética. E, para evitar o sacrifício animal ou a destruição de
elementos naturais, pode-se preparar tais substâncias pelos meios
radiestésico ou radiônico (ver a obra intitulada "MATERIALIZAÇÕES
Radiestésicas", de autoria dos Irmãos Servranx, que trata do uso do
Decágono para reproduzir
magicamente a energia de qualquer substância).
- Banhos Energéticos:Abô
ou Omieró (banho pronto e, em geral, putrefato) e Amací (banho fresco
feito com ervas maceradas com água da chuva), são um dos mais ricos,
complexos e deturpados (magicamente falando) aspectos dos Cultos Afro-
Negros; os banhos devem ter apenas duas finalidades: Atração e Repulsão.
Conhecendo-se
a natureza dos elementos a serem utilizados no banho, através do
conhecimento das leis de analogia, pode-se preparar um banho dotado das
características de Atração ou de Repulsão de qualquer tipo de energia.
Só isso. Basta escolher qual (ou quais) o elemento da natureza adequado
(água, ar, terra, fogo), impregná-lo (o banho) com o fluído Elétrico
(para Repulsão) ou Magnético (para Atração), e está tudo pronto. De
qualquer forma, a obra de Franz Bardon aborda o assunto com maestria.
- Defumação:vale
aqui o que foi dito relativamente aos Banhos. Podem atrair ou repulsar
energias. - Assentamentos (de Orixás, Exus, Egums, Odus, etc.): chamadas
em ioruba "Igbas" pu "Ibás", os Assentamentos são essencialmente uma
construção de um corpo físico não-animado, para receber determinada
energia. Cria-se um Elementar Artificial com corpo físico.
Assenta-se
Orixás, Exus, Egums (Cascarões de desencarnados), Odus, além de outras
Entidades cultuadas no Camdomblé - Ikú, a Morte; Yiá-Mi-Oxorongá, o
pássaro negro que personifica todas as feiticeiras e suas energias,
entre outras -.
Os elementos, vegetais (folhas, ervas, raízes,
madeiras, folhas, cascas, frutos, nozes, caroços), minerais (águas,
argilas, barros, terras, rochas, cristais, gemas, metais, areias,
calcário), animais - insetos, répteis, mamíferos, aves, peixes,
aracnídeos, batráquios, etc - (sangue, peles, chifres, garras, unhas,
falanges de dedos, pêlos, olhos, dentes, prêsas, línguas, víscera,
ossos, testículos, fluidos, cabeças, etc.) e humanos (sangue de aborto,
sangue de acidentado, sangue de morto, feto, unhas, crânios, falanges de
dedos, dentes, cérebros, línguas, fluidos corpóreos - até mesmo sêmen e
fluidos vaginais -, cabelos, fezes, urina, sangue menstrual, placenta,
testículos, víscera, tíbias, ossos diversos, corações, etc.), além de
objetos variados (facas, lâminas, navalhas, pembas, giletes, cacos de
vidro, ladrilhos, pó ou poeira de lugares variados, folhas de jornais e
revistas, pedaços de veículos acidentados, bebidas variadas,
condimentos, tinturas naturais, o pó produzido pelos cupins, etc.), são
colocados num jarro, porrão, panela ou vaso, misturados com cimento e
água, posteriormente assentados em camadas.
Daí, sacrificam-se os
animais votivos sobre o assentamento, decora-se o mesmo com as
insígnias ou os paramentos da Entidade, além de enfeitar os elementos de
decoração com pedaços dos animais sacrificados - cabeça, asas, penas,
patas, etc -, além de praticar-se atos litúrgicos diversos, incluindo
orações, cânticos e louvações.
Tudo isso é muito forte, além de
Energeticamente eficiente. Apenas creio que podemos realizar coisa
melhor sem todo esse trabalho. Francis King descreve, em diversas obras
suas, coisas interessantíssimas e de grande utilidade mágica, como "O
Casamento dos Homens com Os Deuses" e o "The Homunculus"; Aleister
Crowley no seu "MAGICK" dá os fundamentos do Mistério da Eucaristia,
entre outras preciosidades; Franz Bardon no seu "Initiation Into
Hermetics" versa sobre os mesmos Mistérios Eucarísticos, além da criação
de Elementares e Elementais Artificiais, Animação Mágica de Figuras e
Esculturas, além de muito, muito mais; Pascal Beverly Randolph no seu
"Magia Sexualis" (em especial na edição espanhola) descreve também a
Animação Mágica de Figuras (imagens, pinturas, fotografias, desenhos);
Peter James Carroll nos seus "Liber Null & Psychonaut" e "Liber
Kaos", descreve didaticamente outras práticas de muito interesse. Com
esse material em mãos, o Mago tem condições plenas de criar seus
próprios Assentamentos, sem ter de realizar práticas ou rituais
primitivos, nem sacrificar animais ou trabalhar com materiais orgânicos
perecíveis.
Construir um boneco, de material proveniente da
natureza, com as próprias mãos (contando, é óbvio, com as ferramentas
adequadas); dar forma humanóide ou de algum ser real ou mitológico;
utilizar, para a escultura, argila, ou tabatinga, ou barro, ou madeira,
ou pedra; anexam-se gemas, cristais, rochas e metais que possuam
correspondência energética com a energia que desejamos obter do
assentamento; todos os materiais utilizados deverão ser purificados com
água mineral, sumo de ervas Energeticamente compatíveis, defumação com
substâncias adequadas, além de eventuais desimpregnações por meio de
gráficos emissores de Ondas-de-Forma; o interior do boneco deverá ser
ôco, aonde deverá ser derramado um condensador líquido universal, o que
permitirá a "Animação Mágica" da figura, fato este que dará à mesma
movimento...(ver Initiation into Hermetics, de Franz Bardon); vasos com
flores energeticamente compatíveis poderão ser mantidos próximos do
assentamento, o que manterá energia viva perto de nossa criação;
símbolos geomânticos ativos, gravados no boneco, ajudarão a definir e
manter a energia definida e sob controle; a decoração externa ou
acabamento do homúnculo é livre, devendo-se, porém, evitar materiais
perecíveis, derivados ou extraidos de cadáveres de animais ou seres
humanos, pois, caso contrário, o assentamento emitirá energias nocivas
no ambiente; tomar muito cuidado com o formato do boneco, para que o
mesmo não emita RADIAÇÕES nocivas - deveremos, durante a execução do
corpo físico da entidade, verificar radiestésicamente, todo o tempo, a
qualidade das EMISSÕES; utilizando-nos dos pêndulos cabalísticos para
efetuar esse controle, nosso boneco deverá emanar "A Terra", "Sôpro de
Vida", "Espírito" e "Shin", além de poder emanar (embora devamos ter
cuidado com essa energia) "Magia"; quanto as EMANAÇÕES nefastas, que
deveremos evitar a qualquer custo, estão "V-e" (Verde Negativo
Elétrico), "Matar" (Vermelho Elétrico), "Necromancia", "Forças-do-Mal",
"O Adversário", "Shin"
invertido, "Iavê" invertido, "Ilha-de-Páscoa",
"A Terra" invertido, figuras geomânticas nefastas, entre outras coisas;
seria muito bom que nossa criação emitisse, além das energias
harmônicas, a energia-invertida das energias nefastas; se nossa figura
destinar-se a causar influência em terceiros, provavelmente emitirá
"Magia" - nesse caso, mantê-la longe de áreas de repouso, trabalho ou
lazer, num local aonde somente tenhamos acesso quando quisermos realizar
um ato mágico, e não um local aonde se realize outras atividades; isto
é, no quarto ou escritório, nem pensar!; a entidade trabalhará somente
para o Mago, portanto, só deverá emitir radiações benéficas; realizado o
corpo físico da entidade, dirigir-se a ela como se a mesma tivesse
vida, conversando com a mesma, afirmando e reafirmando nossos desejos e
pedidos, sempre dentro do mesmo âmbito; poderemos realizar vários
assentamentos, para ter paz e harmonia, para repelir a má-sorte e
acidentes, para proteger contra inimigos e malfeitores, para evitar
acidentes e enfermidades, para atrair amor e amizade, para obter
conhecimento de planos ocultos ou pessoas distantes, para atrair a
prosperidade e a riqueza, entre muitas outras coisas; para melhor
definir a envergadura de poder de cada entidade, podemos tomar por base
as casas astrológico-geomânticas, que contém em si a energia de uma
Egrégora poderosa; tudo isso feito, mentalizar a existência de nosso
boneco também no mundo da mente, criando uma Imagem Telemática idêntica
em aparência e atribuições ao boneco; e, para terminar, tudo quanto
existe deve ter um nome, motivo pelo qual nosso boneco deverá ter um
nome, se possível análogo às suas quantidades e qualidades, escolhido ou
montado com cuidados numerológicos, visando evitar, entre outras
coisas, que a criatura se volte contra o criador... Tudo feito
adequadamente, essa entidade artificial poderá, inclusive, ser invocada e
evocada pelo seu criador. Agirá então, a entidade, como qualquer
inteligência original. Obviamente, poderão ser criadas entidades
artificiais para as mais diversas finalidades, mas, coisas nefastas
atraem energias perigosas, e assim por diante. Bom senso faz bem.
Para
os que preferem "assentar" Entidades não-antropomórficas, podemos
utilizar um cristal de quartzo para "corpo" de nossa criação, uma
vasilha de cristal translúcido como receptáculo (à lá Dr. Edward Bach).
Areia no fundo, para firmar a base do cristal, condensador sólido sob o
cristal, condensador líquido pincelado ou espargido sobre o cristal.
Pode-se
utilizar de Essências Florais para enriquecer o condensador líquido;
sigilo ou pantáculo consagrado são uma boa idéia para potencializar o
conjunto. Um "Cofrinho Emissor de Raio PY" para colocar-se os "pedidos" à
Entidade. Uma pirâmide, que mantenha todo o conjunto dentro de sua
geometria, pode manter a energia num nível surpreendente. Substâncias
homeopaticamente dinamizadas poderão tornar o Elementar poderoso e
versátil.
Pode-se utilizar gráficos moduladores de ondas-de-forma
para definir melhor a natureza e a envergadura da Entidade. Por outro
lado, ao se querer cultuar os Orixás, pode-se realizar rituais simples
como a queima de velas coloridas (compatíveis, é claro), ou até mesmo
oferendas de ovos ou de rodelas de cebola, com uma vela acesa no centro
da rodela de cebola. Só não se deve tentar "assentar" um Orixá, ou
cultuar um assentamento, pois são coisas totalmente distintas e que não
devem jamais ser misturadas. Por aí é que se vê que muita coisa que se
faz no Camdomblé é cultuar Elementares, suponde se estar cultuando o
próprio Orixá.
Para os desejosos em se aprofundar no assunto, ver
a obra de Franz Bardon, "Initiation into Hermetics", e a obra de Peter
James Carroll, "Liber Kaos". A indicação da utilização de materiais
orgânicos perecíveis, freqüentemente encontrada nas instruções para a
construção do GOLEM, não trará nenhuma vantagem ao Mago que deseje
executar assentamentos de Energias Afro; há exceções, mas devem ser
deixadas para quem sabe o que está fazendo.
Para terminar o
assunto, evitando induzir alguém em erro, é conveniente lembrar que não
devemos tratar um assentamento como se fosse um ídolo. O assentamento
não pode ser louvado como uma imagem sacra num altar de Igreja. O
assentamento é, na realidade, uma poderosa "Imagem Talismânica", criada
para tornar mais efetiva a concentração quando da "chamada" (Invocação
ou Evocação) da respectiva Entidade.
- Águas:são
utilizadas em praticamente todos os tipos de rituais, tendo especial
importância devido a procedência (de poço, de chuva, de praia, de alto
mar, de rio, de vala, de cachoeira, de lago, de açude, etc.). Seu uso é
tanto interno quanto esterno.
- Pedras:são
importantes devido ao uso litúrgico, sendo o elemento principal da
maioria dos assentamentos (são chamadas Otá ou Okutá). Nas pedras reside
a força dos Orixás, e nelas devem concentrar-se o Culto, segundo a
tradição religiosa. Pena não haverem utilizações mais amplas e práticas
das pedras no Camdomblé, além da falta de conhecimento relativo às
virtudes terapêuticas e mágicas das mesmas. De qualquer forma, há um
Culto às Pedras, e isso é importante! E os cristais de quartzo são
pedras!
- Metais:diferentemente
das pedras, os metais, no Camdomblé, tem papel coadjuvante apenas,
tendo cada Entidade seus metais correspondentes, mas o conhecimento do
assunto no meio é tão superficial que nada há para dizer.
- As
receitas (inflexíveis e complexas): Peter James Carroll, brilhante autor
e ocultista britânico, diz, em suas obras, que, se um ritual é tão
complexo que precisamos escrevê-lo detalhadamente para não cometermos
deslizes, esse ritual precisa, urgentemente, ser simplificado, de forma
que caiba todo na cabeça! É exatamente assim que penso.
Os Ebós
utilizados no Camdomblé são como receitas de bolo: detalhados até na
quantidade de cada elemento! Claro está que a tradição tem seu lugar,
mas esse lugar é no folclore ou na religião, não na Magia e no
Hermetismo. Para elaborar as próprias "receitas mágicas" seja lá do que
for, o Mago deve conhecer as leis de analogia, bastando decidir se
deseja atrair uma Energia, repulsá-la, influenciar alguém (ou a si
mesmo) com a Energia Elemental escolhida, ou tratar uma enfermidade
pelos fluidos eletro-magnéticos. Para aprofundar-se no assunto, ver as
obras de Franz Bardon.
Só para deixar claro, os tópicos para que um "trabalho" funcione são:
1) vontade do operador;
2) invocação ou evocação de alguma Entidade cuja envergadura e natureza
do poder permita realizar o que se deseja;
3) direcionamento da energia invocada, evocada ou criada.
- Divinação:no
Camdomblé, é feita utilizando-se da Geomancia. Há o Jogo da Alobaça
(praticada com uma cebola cortada em quatro), o Jogo de Búzios
(praticado com quatro ou dezesseis búzios da espécie "Ciprae Moneta" e
seus semelhantes) e o Opelê-Ifá (praticado com o Opelê). Dividi-se essas
práticas em divinações litúrgicas e profanas. O método Afro, apesar de
rudimentar, é preciso e com ele obtem-se bons resultados. Só é
necessário ater-se à interpretação da Geomancia Racional, descartando a
interpretação clássica, por esta última ser insuficiente e inadequada,
além de basear-se em parâmetros equivocados.
- Criação de Zumbis:aviva-se
um cadáver físico de alguém, cria-se um Elementar Artificial,
colocando-se o mesmo "dentro" do cadáver, que então terá novamente vida,
muito embora de forma distinta. Mas esse processo é trabalhoso,
perigoso e de conseqüências imprevisíveis.
- Paramentos:são as roupas e insígnias dos Orixás e outros, que mostram clara distinção dos Arquétipos aos quais se deseja vinculá-los.
- Armas:vale aqui o que disse no item "paramentos".
- Fundamentos de Ifá:são os fundamentos da Geomancia e da Magia Geomântica.
- Animais:os
Animais Sagrados são considerados Animais Votivos, e imolados em
holocausto aos Orixás e Exus; uma deturpação do sentido verdadeiro tanto
das correspondências das Entidades com os animais, quanto com relação a
função dos sacrifícios animais.
- Plantas:o
mais importante item da cultura mágica Afro, pois as plantas são usadas
em todos os rituais, da Iniciação aos funerais, da Magia à terapêutica.
Há muito o que aprender sobre fitoterapia com o Camdomblé.
- Efó:são os encantamentos recitados em Ioruba, que acompanham todos os rituais. Podem ser recitados ou cantados.
- Evocação, Louvação:é o que se pratica quando se oferece algo (Ebó) à Entidade, pedindo sua proteção ou intervenção.
- Invocação:é
o que se chama "virar no santo" ou "bolar no santo". Consiste em
"receber" a Energia do Orixá de forma passiva, deixando-se usar como
instrumento da Entidade.
- Talismãs:são
os "fios de contas", "Axés" - breves -, alianças de cobre, pós mágicos
dentro de saquinhos de tecido, entre outras coisas. A Magia Pantacular
inesiste no Camdomblé.
- Mangaka:é
o bonequinho todo cravejado de pregos. Consiste simplesmente numa
estátua animada magicamente, que contém, em seu interior, um condensador
líquido. São cravejados nela inúmeros pregos. Quando se tira um prego,
se condensa o desejo no mesmo, enfiando-se a seguir de volta no
bonequinho. Assim, o Homúnculo agirá de acordo com a vontade do Mago. É
originário do Congo, atual Zaire.
- Música, Ritmos e Cantos:elementos
de suma importância nos rituais Afro, aonde as emoções são expressadas
livre e primitivamente, facilitando a atuação da Energia Evocada ou
Invocada.
- Consagrações:são práticas litúrgicas usadas sempre, em tudo. Os rituais em geral são simples, mas eficazes.
- Ebós com Animais:são
feitos com partes dos animais (intestinos, por exemplo), que recebem o
testemunho da vítima, Condensadores Sólidos e/ou Líquidos, sendo
posteriormente enterrados; aí, passado um tempo, o efeito se fará sentir
por ação do Elemento Terra (por decomposição). Há alguns tipos de Ebós
que utilizam animais vivos (sapo com a boca costurada, cabra, porco ou
coelho com caranguejo vivo costurado dentro do ventre, lagartixa ou
caranguejo enrolado em filó), aonde se colocam o testemunho da vítima
junto com elementos que farão o animal sofrer lenta e terrível agonia;
aí, o que ocorre, é que o animal (sempre) emite Ondas Biológicas (as
Ondas utilizadas para diagnóstico e tratamento em Tele- Terapias,
Radiestesia e Radiônica), emitindo-as, no caso, permeadas de dor e
sofrimento terríveis.
Junta-se nessa emissão de Ondas Biológicas
do animal a Energia também de Ondas Biológicas da vítima, através de seu
testemunho (o Testemunho liga-se a seu "dono" por meio do
Raio-Testemunho, o raio que liga a pessoa aos seus pedaços ou imagens).
Atingido o alvo, é claro que o resultado será desastroso.
- Assentamentos de Odus:assenta-se
a Energia das Figuras Geomânticas, da mesma forma que se faz com as
outras Energias. O principal problema que se enfrenta aqui é que as
interpretações das figuras geomânticas dentro do Camdomblé (e seus
similares) é sempre ambíguo, tendo sempre aspectos bons e ruins. Uma
reformulação é necessária, para desmanchar esse verdadeiro labirinto.
Só
uma dica: pode-se fazer a fixação da energia das figuras geomânticas
por meio de um simples Pantáculo! Para que tanto trabalho? Sobre
Pantáculos.
Carlinhos Lima - Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.