Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 27 de dezembro de 2014

Umbanda "sem orixás"! A que ponto chegamos? E ainda dizem que isso é "teologia"!


Estão sufocando e eliminando os orixás da Umbanda em nome de uma suposta teologia


Há muitos anos, em especial, depois que passei a escrever na internet, que percebo que a Umbanda se esvai como areia nos dedos. Felizmente o grande mestre e estudioso Rivas Neto, (um dos poucos no país que se interessam em estudar e não ficar preso a livros de ficção), está sempre buscando conhecimentos sagrados e tentando retornar a Umbanda a sua verdadeira fonte. Apesar de discordar dele de algumas afirmações, como por exemplo o de não buscar os códigos e ter um templo pra casa seguimento, mas, ao menos ele tenta buscar os conhecimentos sagrados. Ao contrário de escritores que ficam escrevendo ficção, alegando ser psicografias de pai fulano ou pai sicrano... Enfim, minha preocupação redobrou ou se multiplicou muito, em especial ao pesquisar terreiros do Sudeste, que se dizem de Umbanda, mas, que na verdade, não temos nem como definir o que é aquilo. Fiquei totalmente estupefato e indignado ao ver pessoas que se dizem da Umbanda, todos cheios de razão e me mandando estudar mais, alegando que "na Umbanda não se cultura e nem se oferenda orixás".


Nunca imaginei que fosse ouvir isso dentro do movimento umbandista. Eu sempre achei que a Umbanda, iria perder suas tradições, até porque teima em se distanciar de seu irmão nobre o Candomblé, negando suas origens africanas e além do mais os ataques evangélicos, como também a submissão ao kardecismo, mas, nunca pensei que já estaríamos nesse ponto. Onde pessoas de dentro da Umbanda, em especial no Rio de Janeiro, lutasse pra deletar os orixás da Umbanda. Um senhor metido a sabichão, estudioso e defensor da "verdadeira Umbanda brasileira", continua defendendo sua tese, que na Umbanda, só se mexe com ervas, não há Exu, não há Orixá e só faltou mandar uma moça, que disse ter ofertado Oxum, a pedir perdão ou que ela tinha cometido um "pecado muito grande". 

Agora me diga o que esse senhor, tem na cabeça ao dizer que na Umbanda não se cultura orixá? Será que cultua o que? Um médico alemão fazendo cirurgias, índios do Xingu ou ele tá fazendo pregações protestantes nos cultos ao invés de giras? A Umbanda só cai no senso do IBGE, justamente por causa desses reformismos, distorções das palavras dos antigos mestres e babalôs, além de livros de ficção como um famoso escritor que vive pregando mais espiritismo que Umbanda, dizendo que psicografou mensagens de pai fulano pra engambelar. Enquanto isso a Umbanda agoniza, as federações estão  todas tomadas desse tipo de ideologia e a tradição dos orixás se esvaem.

São reflexos da nova era. Onde as pessoas preferem ouvir um espírito a consultar os oráculos, preferem queimar ervas, a fazer a ritualística certa e prefere o sensacionalismo a pregar a mensagem ancestral. Pegar um livro pra pregar ideologias supostamente umbandistas, só pra vender mais pra buscadores intolerantes e que renegam os orixás é uma coisa, mas, pregar verdades e códigos sagrados é outra! Onde já se viu uma Umbanda sem Iemanjá, sem Ogum, sem Oxóssi, sem Xangô? Só com ciganos, boiadeiros e índios! Bem, nada contra essas linhas, mas, desculpem afirmar, caros irmãos, mas, essas são linhas secundárias. Não tome um boiadeiro como mais importante que Ogum, não tomem um Preto Velho, como mais importe que Oxalá, os orixás, são ancestrais evoluídos, mas, acima de tudo, pertencem a vibrações maiores, como odus, orixás criadores e estão acima de pregações mentirosas. As pessoas preferem acreditar em sandices, como espíritos que "colocam chips" no cérebro dos médiuns, do que buscar os ensinamentos sagrados do Ifá! Não existem Umbanda sem seu lado esotérico, sem seu lado ritualístico e sem seu lado de firmeza com axé direcionado.

E o interessante é que da Umbanda do Sudeste, em especial a que carrega mais seu lado puritano e distorcido, é que vem os piores casos de intolerância. Eles olham para o Candomblé como se o Candomblé, fosse algo ruim. E isso é uma afronta aos orixás! Não adianta querer substituir a Bíblia pelos conhecimentos ancestrais, pois a ancestralidade tá gravada na alma.



Carlinhos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)