Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 9 de julho de 2013

Alguns dos grandes testes aos quais Abrahão foi submetido durante sua vida


Lech Lechá

A Torá nos descreve alguns dos grandes testes aos quais Abrahão foi submetido durante sua vida. No total foram 10 testes, e Abrahão conseguiu superar todos eles. O primeiro dos testes, conforme está escrito: "E o Eterno disse a Abrão: Vai-te de tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei" (Gênesis 12:1).

Aparentemente, abandonar a própria casa e ir para outro lugar parece um teste fácil, ou comum. No entanto, analisando melhor a situação de Abrahão, percebemos que justamente aqui jazia o seu teste. Abrahão não era nenhum jovenzinho e já tinha suas raizes e seu sustento garantidos na cidade em que morava. Ele tinha construído toda a sua vida lá, tinha a sua família. Mas, mesmo assim, ele venceu o teste e saiu de sua zona de conforto. Não para buscar melhores condições de vida, mas apenas por causa de um chamado divino. Além disso, podemos acrescentar outro ponto. Toda pessoa que vai fazer uma mudança, mesmo que seja por motivos de forças maiores, sabe para onde vai e aonde quer chegar. No entanto, no caso de Abrahão, vemos que o chamado divino só ordena que ele vá, sem revelar para que lugar ele iria.

Ele iria andar muito ou pouco? Ele iria para um lugar que falava a mesma língua que a dele ou não? Que tipo de pessoas ele encontraria no novo lar? Ele ia viver do quê? Seria bem aceito no novo ambiente social, ou teria problemas com sua visão de mundo? Eram muitas perguntas sem resposta para Abrahão.

Todos nós temos um chamado divino que nos pede constantemente que saiamos da nossa terra, da nossa parentela, e da casa de nossos pais. Todos temos um anseio de alma (veja, o chamado é divino, e não material) que exige que saiamos de nossa zona de conforto se quisermos ir em sua busca. Mas quando pensamos em ir atrás do chamado, surgem as mesma dúvidas que acometeram Abrahão.

Assim este é um chamado para que nós confiemos em nosso chamado divino e tentemos dissipar um pouco as dúvidas que naturalmente se estabelecem. Mesmo sem ter resposta para tudo o que queremos, a sugestão da Torá é que sigamos o anseio de nossa alma, tendo confiança de que, se o chamado veio, é porque ele tem algo de válido e deve ser perseguido. 

Quando o chamado de alma é abafado e posto em segundo plano, o que acontece conosco? Nos desviamos do caminho e começamos a nos afundar na busca incessante por uma zona de conforto. Nos acomodamos com o que temos, com o que já conquistamos, com nossas raizes e, neste momento, deixamos de ir atrás de nossos maiores desejos e de realizar o nosso pleno potencial espiritual. Passamos a viver uma vida enfadonha e sem graça, onde nossos sonhos e planos ficam sepultados, em troca de alguns confortos de ordem menor.

Mais adiante na história, acabamos descobrindo que Abrahão é levado à Terra de Canaã. Esta terra é o símbolo cabalístico do nosso máximo potencial espiritual, da nossa meta, da realização do nosso chamado. Chegar à Canaã significa chegar aonde queríamos. E que alegria está envolvida nisso! Mas quantas pessoas não abdicam de seu chamado divino para ficar na casa dos pais? Essa é uma escolha pessoal, obviamente, mas que implica na perda da possibilidade de chegar à Terra de Canaã, para ficar na zona de conforto da cidade natal.

Todos nós, mais cedo ou mais tarde, passamos pelo mesmo teste de Abrahão na vida. Quando damos um passo confiante neste sentido, também acabamos partilhando do destino de Abrahão: acabamos nos transformando em pilar de crença e em um modelo de comportamento para o mundo. E então, qual é o seu chamado divino? 

Y. A. Cabalista
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)