NASA pode salvar a Terra e responder à pergunta fundamental da humanidade?
Em 2135, o 101955 Bennu pode colidir com o nosso planeta.
As chances de um impacto são pequenas e a agência espacial garante que a
pesquisa não é apenas para 'evitar o Armagedom'. Cientistas querem
analisar a rocha na esperança que ela contenha informações sobre a
origem da vida.
Um asteroide chamado Bennu pode um dia atingir o nosso planeta. É possível que ele guarde o mistério da origem da humanidade.
Descoberto
em 1999, o 101955 Bennu tem aproximadamente 500 metros de diâmetro e
orbita o Sol a uma velocidade de 100.000 quilômetros por hora.
Infelizmente, a órbita do asteroide coincide com a do nosso planeta a
cada 6 anos, o que significa que ele pode, um dia, colidir com a Terra. Para se preparar melhor para este evento potencialmente apocalíptico, a
NASA envia uma nave espacial OSIRIS-Rex para coletar uma amostra do
asteroide.
"[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu", disse Lauretta, de acordo com um comunicado da NASA.
"[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu", disse Lauretta, de acordo com um comunicado da NASA.
Mas a missão é mais do que evitar Armageddon. De acordo com Lauretta,
a missão OSIRIS poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas
próprias origens.
Asteroide que poderá se colidir com a terra será explorado pela NASAO asteroide que tem cerca de 500 metros, viaja no Sistema Solar a uma velocidade de 101.389 quilômetros por hora. |
O asteroide que tem cerca de 500 metros, viaja no Sistema Solar a uma velocidade de 101.389 quilômetros por hora e pode ser visto de seis em seis anos ao cruzar a órbita da Terra. O Bennu está listado na Tabela de Risco Sentry, que identifica os corpos celestes que tem potencial para atingir a Terra, ou seja, a longo prazo ele poderá vaporizar o nosso planeta.
A maior preocupação dos cientistas é que a passagem deste asteroide pela Terra "vai alterar a sua órbita", fazendo com que o corpo celeste se coloque em rota de colisão com o nosso planeta. “Vamos tentar identificar as regiões do Bennu mais ricas em moléculas orgânicas, e recolher amostras com maior valor científico, que nos permitam estudar a composição geral do asteroide”, explica Dante Lauretta.
Para se preparar melhor para este evento potencialmente apocalíptico, a NASA envia uma nave espacial OSIRIS-Rex para coletar uma amostra do asteroide.
"[A missão] é a chave para a nossa busca por produtos orgânicos no Bennu", disse Lauretta, de acordo com um comunicado da NASA.
Mas a missão é mais do que evitar Armageddon. De acordo com Lauretta, a missão OSIRIS poderia ajudar a humanidade a compreender melhor suas próprias origens.
"Acreditamos Bennu é uma cápsula do tempo desde
os primórdios de nosso sistema solar", disse a cientista ao canal ABC
News. "Assim, a amostra pode potencialmente conter respostas para uma
das perguntas fundamentais que os seres humanos fazem: ‘De onde viemos,
qual a nossa origem?'"
Por enquanto, não há nenhuma razão de pânico. O Bennu tem apenas uma chance em 2700 de colidir com a Terra entre 2175 e 2196.