Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Em defesa da Umbanda: Imprudência gera intolerância e perseguição


Diga não a intolerância religiosa


Quando se fala em intolerância religiosa ou perseguições as crenças, sempre culpamos facilmente os perseguidores, também com intolerância sem avaliar se algo nas crenças e religiões não causaram a perseguição. Por exemplo no filme e história (The Crucible (As Bruxas de Salém (título no Brasil e em Portugal)) é um filme norte-americano de 1996, do gênero drama, dirigido por Nicholas Hytner. É baseado na peça de mesmo nome de Arthur Miller sobre os fatos históricos envolvendo o julgamento das Bruxas de Salém.) Percebemos na história religiosos fanáticos que perseguem pessoas acusados de bruxaria.

No entanto, o que passa despercebido é que as próprias mocinhas do inicio do filme são mais responsáveis e culpadas por esta perseguição que os próprios religiosos. Primeiro elas se reúnem de forma insana, onde a mais cruel e devassa delas, até mata uma galinha faz pedidos ruins contra sua rival, que é mulher do homem que ela deseja.

Numa manhã de 1692 em Salém, Massachusetts as jovens da vila se reúnem na floresta com uma escrava africana chamada Tituba. A escrava inicia um ritual de magia branca com as garotas, orientando-as a evocarem os nomes dos homens com quem desejam se casar. Uma jovem chamada Abigail, entretanto, inicia um ritual de magia negra, matando uma galinha e bebendo seu sangue enquanto pede pela morte da mulher de John Proctor, o homem que ama. As jovens dançam e correm pela floresta quando são surpreendidas pelo Reverendo Parris, o tio de Abigail. As garotas fogem assustadas e, no meio da correria, Betty, a filha de Parris, acaba caindo inconsciente no chão.

Ou seja, captaram o que eu quero dizer aqui? Que a maldade e mau uso de conhecimentos, aliado a espetáculos, é que gera todo desentendimento e perseguição. Com meninas endiabradas, se passando por pessoas que viram o Diabo e tudo mais, isso despertou a perseguição... o que quero dizer é que pessoas como a jovem chamada Abigail, tá cheio no meio das religiões. Pessoas espetaculosas, mentirosas, egoístas e que não se contentam com a magia branca, mas, usam a magia negra pra ter efeitos maiores e mais rápidos.

Foram os espetáculos que destruíram a imagem dos cultos afro-brasileiros, da Wicca e de tantos outros. Falsos médiuns, médiuns gananciosos, propagandas que não podem ser cumpridas e tirania. As pessoas não respeitam o Sagrado pois estão escravas do Dinheiro.

Essa história de "trago seu amor em 24 horas" ou "resolvo todos os seus problemas' é uma grande mentira maligna, que vemos nos grandes centros. Ninguem resolve o problema de ninguém, apenas auxilia.

Ifá, é um oráculo fantástico, com poder sagrado que pode curar, resolver questões amorosas e tantas outras, mas não de forma espetaculosa ou inconsequente. O que ocorre é que os odus nos revelam nosso pontos fracos e fortes, nossas falhas, o que temos que mudar, para assim através de uma ritualistica, prudente, calma, correta e sensata, corrigir nossa energia, nossa bioenergia, nos alinhar a ancestralidade e cumprir preceitos necessários.

Perceba que até Jesus o Mestre dos Mestres, precisou ser batizado por outro enviado. Assim, precisamos de acalentar, apaziguar, iluminar e descobrir nosso orí, quando temos que buscar entendimento sobre nós mesmos. A Umbanda Astrológica da mesma forma, revela-nos nossa essência, o que precisa ser reajustado e o que precisa ser podado.

Não existe ritualística que preste com pirotecnia e espetaculosidades. Da mesma forma que não existe o sagrado no puritanismo, na imposição de dogmatismos, só porque eles pareçam mais domesticados. Nem sempre o primitivo é ultrapassado ou sem utilidade. Não é sempre que o novo e o moderno trás o que precisamos. Um dos pilares da Umbanda e Candomblé, é a tradição. Não podemos jogar os preceitos e tradições dos orixás por terra pra nos render ao Kardecismo, só porque se quer branquear a Umbanda.

O primitivo é um espetáculo, original e necessário, o dogmatismo, sincretismo só pra agradar pessoas inseguras que acham que a Bíblia é a fonte de todos os conhecimentos, só sufoca a Umbanda. A tradição resiste ao tempo na originalidade e não em adaptações demagógicas. O correto é: sem espetaculosidades e sem puritanismos. Parem de prometer o que não podem cumprir e parem de tentar reformular pra agradar!

A Umbanda cai por dois lados, pela poda feita pelos dogmatismos e preconceitos cristãos e pelo populismo dos milagreiros. Por isso há hoje uma explosão de centros de Zé Pilintras, de Pombagiras e Exus, pois são mais populares, prometem o que não podem cumprir e usam nomes que não podem usar. Há mais mistérios nessas entidades do que imaginam, parem de divulgar aquilo que só faz mal aos orixás. E parem de sufocar a Umbanda com Kardecismo e Bíblia, eles não tem nada em comum.

Não sou contra o Kardecismo, nem contra a Bíblia, mas, sou contra hipocrisia, mentira e ajustes ridículos. A Bíblia nem com o maior malabarismo teológico do mundo, jamais se adaptará a Umbanda, nem o Kardecismo jamais será Umbanda...


Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)