Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Sistema bizarro com 3 anéis de formação planetária 'desalinhados' é detalhado (FOTO)




Uma configuração de anéis irregular no anel mais próximo de um sistema composto por três estrelas, descoberta ainda em 2017, e confirmada por um novo estudo, levou cientistas a propor teorias.

O rádio-observatório ALMA, no Chile, e o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul ajudaram uma equipe internacional a detalhar uma configuração de disco de formação planetária pouco comum em um sistema, localizado na constelação Orion, segundo um comunicado do ALMA.
O sistema, localizado a 1.300 anos-luz do Sistema Solar, consiste em duas estrelas, orbitando uma em torno da outra a uma distância de aproximadamente uma unidade astronômica (a distância média entre a Terra e o Sol), com uma terceira estrela orbitando as outras duas em uma órbita desalinhada a uma distância de oito unidades astronômicas, e é conhecido desde 1949.
Os discos protoplanetários, como o nome sugere, são o material a partir do qual se formam os planetas em torno de uma estrela, explica o portal Science Alert. A estrela necessita primeiro se formar e crescer em um viveiro estelar. Depois um nó de material em uma nuvem protoestelar colapsa gravitacionalmente, e começa a girar, criando, assim, um disco gigante de gás e poeira, que se alimenta da estrela em crescimento.
Quando este processo de formação é concluído, o material restante do disco começa a se aglomerar, e eventualmente forma planetas e outros corpos menores. É por isso que, em sistemas planetários como nosso Sistema Solar, os planetas e cinturões de asteroides são alinhados de forma mais ou menos plana, contornando a linha do equador da estrela.
Ao redor de sistemas de múltiplas estrelas, no entanto, o plano planetário é muitas vezes desalinhado com as órbitas de suas estrelas. O estudo dos discos protoplanetários ao redor de sistemas de múltiplas estrelas pode nos ajudar a entender como este desalinhamento acontece.
Os três anéis possuem uma gigante nuvem protoplanetária de poeira e gás, com os anéis a distâncias de 46, 185 e 340 unidades astronômicas a partir do centro do sistema. O último anel é o maior já encontrado. Em comparação, a distância média entre Plutão e o Sol é de 39,5 unidades astronômicas.

Descobertas realizadas

"Em nossas imagens, vemos a sombra do anel interno no disco externo", disse o astrônomo Stefan Kraus, da Universidade de Exeter, Reino Unido, uma descoberta anteriormente observada pelo ALMA em 2017.
 
 
 
Imagem de GW Orionis, sistema de três estrelas com uma peculiar área interna
Kraus e sua equipe realizaram simulações computadorizadas em 3D do GW Orion, chegando à conclusão de que as influências gravitacionais conflitantes das estrelas ao longo de diferentes planos foram capazes de produzir o pronunciado rasgo de disco no sistema.
No entanto, a astrônoma Nienke van der Marel, da Universidade de Victoria, Austrália, cuja equipe é liderada por Jiaqing Bi, crê que deve haver outro fator que leva ao fenômeno.
"Pensamos que a presença de um planeta entre estes anéis é necessária para explicar por que o disco foi rasgado. Este planeta provavelmente esculpiu uma fenda de poeira e quebrou o disco onde estavam os anéis internos e externos atuais."
Os estudo foi publicado nas revista The Astrophysical Journal Letters e também na Science.

Imagem hiper-realista de Jesus Cristo é criada com ajuda de inteligência artificial (FOTO)



O fotógrafo holandês já havia usado tecnologia para recriar figuras históricas e fictícias, mas foi o seu trabalho mais recente que provocou rebuliço nas redes sociais.

Com a ajuda de inteligência artificial, o fotógrafo holandês Bas Uterwijk cria representações artísticas de personagens famosas e, em seu mais novo trabalho, Uterwijk produziu uma foto hiper-realista de Jesus Cristo.
O artista usou o serviço de rede neural Artbreeder para combinar várias imagens conhecidas de Jesus, incluindo representações artísticas de origem bizantina e renascentista, como "Salvator Mundi", de Leonardo da Vinci. Uterwijk também tentou adaptar a aparência do profeta à área geográfica e ao tempo em que viveu, como o cabelo e a barba, para que ficasse de acordo com as etnias do Oriente Médio da época.

thread: My Jesus portrait is going pretty viral on Twitter at the moment, without me being tagged so for everyone interested here is a little info on the process of constructing it: @OmarjSakr
2,4 mil
888 pessoas estão tweetando sobre isso



No momento, meu retrato de Jesus está se tornando viral, sem que eu seja marcado, então para todos os interessados aqui estão algumas informações sobre o processo para construí-lo
Embora o resultado seja hiper-realista, o próprio artista reconhece que é simplesmente uma das possibilidades de como Jesus poderia ser. O trabalho foi amplamente compartilhado nas redes sociais e muitos internautas expressaram que esta representação de Cristo se distanciava do que é conhecido no Ocidente.
No entanto, outras pessoas consideraram o retrato de Uterwijk a primeira representação convincente do Jesus histórico. "Nunca entendi por que Jesus é retratado com cabelos louros, liso e com aparência escandinava, quando ele é do Oriente Médio", comentou uma internauta no Twitter.
"O resultado é uma impressão artística de como esse homem [Jesus Cristo] poderia ser, mais do que uma busca científica por uma semelhança exata", afirmou Uterwijk na rede social.

Rota mais rápida e barata para chegar à Lua é patenteada pela NASA (FOTO)




Décadas após o fim da corrida espacial, permanece extraordinariamente caro e difícil de chegar à Lua. Todavia, a jornada pode ficar mais fácil graças a uma nova trajetória desenvolvida pela NASA.

A agência espacial norte-americana NASA registrou recentemente no Escritório de Patentes e Marcas dos EUA a patente de uma série de manobras orbitais, que vai fazer as futuras viagens para a Lua serem mais rápidas e baratas.
A novidade não se destina a grandes espaçonaves que transportam astronautas ou rovers, mas a missões menores, com naves pequenas e de orçamento mais restrito.
NASA has patented a new route to the moon. Patent No. 10696423
1,8 mil
486 pessoas estão tweetando sobre isso




​A NASA patenteou uma nova rota para a Lua. Patente número 10696423
"Esta trajetória para a Lua surgiu por necessidade, como essas coisas costumam acontecer […]. Precisávamos manter os custos de lançamento baixos e encontrar uma maneira barata de chegar à Lua", explica Jack Burns, astrofísico da Universidade do Colorado, EUA, ao portal Business Insider.

Missão Dapper

A primeira espaçonave a tirar proveito desse novo caminho orbital e que pode fazer descobertas sem precedentes do lado oculto da Lua será o Desbravador de Polarímetro da Idade das Trevas (Dark Ages Polarimeter Pathfinder, no original), projeto liderado por Burns.
Com o tamanho de um micro-ondas, a espaçonave vai registrar, pela primeira vez, ondas de rádio de baixa frequência do lado oculto da Lua, emitidas há bilhões de anos, quando átomos, estrelas, buracos negros e galáxias estavam apenas começando se formar, e onde os cientistas podem detectar os primeiros sinais de matéria escura ainda não vista.

Em busca de ouro, empresa australiana encontra uma das maiores crateras de meteorito do mundo (FOTO)



Foi estimado que o buraco tenha cinco quilômetros de diâmetro. O geofísico Jayson Meyers considera que estudar crateras assim ajuda a prever futuras quedas de meteoritos e asteroides.

Geólogos encontraram um buraco gigante, com idade estimada em 100 milhões de anos, perto da cidade Ora Banda, no sudoeste da Austrália, informa o jornal The Guardian.
 
 
 
Cratera de meteorito encontrada na Austrália
A cratera foi estimada como tendo um diâmetro de cinco quilômetros, e foi encontrada em meio a uma perfuração em busca de ouro pela empresa de mineração australiana Evolution Mining, quando realizava estudos eletromagnéticos.
"Esta descoberta foi feita em uma área onde a paisagem é muito plana. Você não saberia que estava lá porque a cratera se encheu ao longo do tempo geológico", relatou o geofísico Jayson Meyers.
Meyers acredita que mais descobertas assim poderiam ajudar os cientistas.
"Se pudermos entender mais da história geológica, podemos prever quando o próximo evento acontecerá, ou ver quando outro asteroide nocivo poderá nos atingir".
"Provavelmente já fomos atingidos por mais asteroides do que pensávamos. Se começarmos a reconhecer mais destes, então o panorama começa a mudar, e temos que nos perguntar qual é a frequência e por que razão eles acontecem", acrescentou o especialista, estimando que o meteorito da Ora Banda tenha um diâmetro de entre 100 e 200 metros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)