Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 7 de junho de 2020

Segredo para combater eficazmente COVID-19 pode estar em uma vitamina



Cientistas holandeses acreditam ter estabelecido uma ligação entre deficiência de vitamina K e o desenvolvimento de formas graves ou fatais da COVID-19.

Pesquisadores que estudaram pacientes internados no hospital Canisius Wilhelmina, na cidade holandesa de Nijmegen, destacaram os benefícios da vitamina K após descobrirem uma ligação entre a sua deficiência no organismo e as manifestações mais graves da COVID-19.
A notícia foi avançada pelo jornal britânico The Guardian e refere que a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causa a coagulação do sangue e leva à degradação das fibras elásticas nos pulmões.
A vitamina K, que é ingerida através dos alimentos e absorvida no trato gastrointestinal, é fundamental para a produção de proteínas que regulam a coagulação e pode proteger as fibras pulmonares contra o ataque do novo coronavírus.

Resultados do estudo

Segundo o Guardian, a investigação, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisa Cardiovascular de Maastricht (Países Baixos) - um dos maiores institutos de pesquisa cardiovascular e vascular da Europa - estudou 134 pacientes internados com COVID-19 entre 12 de março e 11 de abril, comparando os dados com um grupo de 184 pacientes que não apresentava a doença.
O estudo apurou que os pacientes falecidos ou internados em UTIs por COVID-19 apresentavam níveis baixos de vitamina K.
Jona Walk, coautora do estudo, adiantou ser intenção dos pesquisadores "dar vitamina K em uma dose significativa e suficientemente alta para realmente ativar [a proteína] que é tão importante para proteger os pulmões, e verificar se ela é segura".

Principais recomendações

Rob Janssen, outro cientista que trabalha no projeto, disse que, à luz das descobertas iniciais, aconselha uma ingestão saudável de vitamina K, exceto para aqueles que tomam medicamentos anticoagulantes para o sangue, utilizados na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas.
"Existem [vitaminas] K1 e K2. A K1 está em espinafres, brócolis, verduras, mirtilos e em todos os tipos de frutas e verduras. A K2 é melhor absorvida pelo organismo e podemos encontrá-la no queijo [azul] holandês, tenho que dizer, e no queijo francês também", explicou Janssen ao Guardian.
O cientista recomendou, assim, um regime alimentar rico em vitamina K, por ser "boa para os vasos sanguíneos, ossos e provavelmente também para os pulmões".
Janssen referiu-se igualmente a uma iguaria japonesa feita de grãos de soja fermentados chamada natto, muita rica em vitamina K2, e "que nas regiões do Japão onde existe o hábito de se comer muito natto, não há uma única pessoa a morrer de COVID-19. Isso é motivo de reflexão, eu diria".
Assim, os cientistas acreditam que uma mudança de hábitos alimentares poderia ser uma arma eficaz contra o novo coronavírus, pelo que procuram financiamento para avançar com novos testes clínicos.
As melhores fontes de vitamina K na natureza são os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolis, couve e alface. Outras fontes ricas são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo.

Mais vistas da semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)