Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

terça-feira, 24 de junho de 2014

A importância e poder da Pemba

 

 

A Lei de Pemba

A Pemba, como já escrevi em outros textos, é um elemento sagrado, importantíssimo, que quem estuda magia, Umbanda e diversos cultos afrobrasileiros, sabem como ela surgiu, o que é, de onde vem e pra que serve. Mas, ela não é usada apenas ritualisticamente pra evocação ou invocação, na verdade, tribos africanas, da região onde ela foi inventada ou é fabricada, também pintam o corpo em danças, festividades e como forma de embelezamento, tanto homens, quanto mulheres. Na verdade, povos africanos, gostam muito de pintar o corpo.

E a Pemba, gera muita confusão, especialmente em nosso país, desde os que se deixam levar pelos estigmas, quanto pelos que se deixam levar pelo poder das superstições. Ou seja, há os que acham que a Pemba é um pó que é basicamente usado para o mal, pra magia negra e pra obter poderes. Enquanto outros, tem a sensação de que poderão usá-la pra conseguir o que querem. Tudo é fruto na verdade da desinformação. O certo mesmo é que ela deve ser usada por quem sabe, por quem tem a outorga e só se for necessária e quando for necessária.

E como eu disse, ela não só deve ser usada pra invocação ou evocação dos orixás e da magia, mas, também como proteção. Pessoas que pintam símbolos no corpo e que tem força e defesa contra espíritos ruins. Ao passo em que se pintarem símbolos ruins podem atrair coisas ruins pra perto de si. Da mesma forma com as tatuagens, há quem pinte coisas boas, simbolos sagrados e quem pinta evocações a demônios. Ai vai da consciência de cada um!

Uma coisa importante é que devemos lembrar sobre Sagrada Lei de Pemba, que não quer dizer propriamente um conteúdo ligado a Pemba, propriamente o giz ou o pó, mas, a Lei Divina, as normas ancestrais, aos códigos de ética dos magos e as tradições cósmicas. E que o uso desse elemento magístico, deve se ater as leis sagradas da Lei Maior. 

Com a pemba tudo se pode fazer em Umbanda, bem como, em todos os Rituais Africanistas e, no entanto, é o objeto sagrado mais profanado. Mas, entenda, esse "pode-se fazer", como eu mencionei, se atém a Lei Maior, ou seja, tem que ter outorga, tem que ter poder e tem que ter acima de tudo necessidade. A grafia sagrada dos orixás, que não é apenas o conhecimento da Raiz de Guiné, mas, muitas ou todas as outras raizes, e o simbolismo do Oponifá é uma delas, assim como o Alfabeto Adâmico, também carrega chaves importantes, na verdade, não basta conhecer e sim ter permissão.

Muitos magos caem em desgraça, por que ao conseguirem certo conhecimento pensam que podem abusar da sorte e da vida. Não é bem assim, quanto mais ganha-se poder, mas, terá responsabilidades e deveres permanentes, entre eles o de respeitar a magia, os mais fracos e os que não tem defesa. Tenho observado, que qualquer pessoa usa sem saber, e sem o preparo devido, para o que está fazendo . Mas isso, não é o pior ! Há Entidades Espirituais que a empregam sem o conhecimento de causa, o que se pode verificar com facilidade. Pois como eu já afirmei aqui, não são todas as entidades que tem o poder ou conhecimento da magia, mas, as vezes usam. Assim também como sabemos que tem entidades iniciantes, que muitas vezes até instigadas por seus médiuns se metem a fazer o que não poderiam tentar.

Também tem muitos pais e mães de santo que abusam muito de seus guias, colocando-os em "saias justissimas", por isso prudência é algo que todos deveriam ter! Quando incorporam em um médium, solicitam a pemba e saem riscando por aí a fora . Estas Entidades são iguais aos Umbandistas inexperientes, que tudo quer resolver, sem nada saber. Conceda a pemba às Entidades, com parcimônia, observando o que estão fazendo. Na maioria das vezes, não estão fazendo nada mesmo e são como crianças que imitam os adultos. E, outras vezes, são iguais aquelas pessoas que sabem escrever em línguas estrangeiras que não conhecemos, e se divertem a escrever barbaridades, pois estão conscientes de que não entendemos o que estão fazendo. E, assim, temos vários Terreiros de Umbandas, com falsas Entidades. Por isso, quando entregar a pemba para as Entidades desconhecidas, ou para a que não tenha confiança, use outra pemba e vá desmanchando aquilo que a Entidade, de má fé, está atraindo para o ambiente de seu trabalho.

O uso da pemba é abusivo e, na quase totalidade dos Terreiros de Umbanda. Muitas pessoas pensam que só porque é um espírito que lhe fala que pode confiar em tudo ou que ele não erra, por isso muitos tem danos irreversíveis. Também vemos que as pessoas costumam adotar viver no mundo do extasi do inconsciente. Não fiquem colocando suas responsabilidades nas entidades! Tem pessoas que vão corriqueiramente aos pés das entidades pedirem que elas tomem decisões que na verdade seria do próprio indivíduo. Algumas chegam e falam: "posso ou devo me separar?" ou dezenas de outros tipos de interrogação, que não cabe a entidade decidir por você. Ele pode apenas aconselhar e tentar esclarecer pra que a própria pessoa chegue a uma decisão, mas, querer colocar sua vida nas mãos de qualquer guia espiritual é um erro e covardia. Assim como fazem os cristãos da moda, que acham que por comprar uma Bíblia e pagar dízimo que tudo na vida passa a ser gerido por Deus e que assim tudo dará certo. Isso é até uma ofensa ao Senhor, pois colocar tudo na conta de Deus é abdicar do seu livre-arbítrio e querer dar o "migué" no Criador. Ele até nos ajuda, nos ilumina e nos direciona, mas, a decisão será sempre nossa. Mas, muitos se consideram santos e salvos, justamente por isso, ao afirmar que "coloquei minha vida nas mãos de Deus" e assim claro, fica fácil achar que dai em diante, nem peca, nem erra e nem tem mais dissabores - o que é um mero engano.

É engraçado como religiosos quando se fanatisam, passam a pensar imprudentemente, confundindo sectarismo com fé! E acham que só porque se acham "convertidos" que dai em diante tudo cairá do céu. Não lembram que grandes escolhidos, como Moisés, Davi e outros, que eram iniciados e de espírito elevado, tinham que continuar tomando suas decisões, inclusive eram punidos por seus erros, pois Deus, escolhe, mas, não escravida. As decisões continuam conosco. Prova disso, foi que muitos patriarcas, foram punidos por seus erros. E por falar em erros, muitos também pensam que só porque compraram uma Bíblia e pagam dízimos, ou rezam aos sábados, que o pastor tem o poder de perdoar seus pecados, sem cumprir sua missão e carma - engano total. Percebam que Moisés morreu sem poder entrar na terra prometida, porque pegou contra o Senhor ao duvidar de suas promessas. Então não fique no salto alto, só porque marcha pra Jesus ou porque paga dízimos, que mesmo assim terá que prestar conta de todos seus pecados. Não basta se dizer convertido, tem que cumprir seu destino!

Carlinhos Lima.

Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida

Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida
Amor, saúde, riqueza e sucesso: como atuam os Senhores do Destino na nossa vida

 Os Senhores do Destino e sua ação na vida do homem

Quando eu falo em "SENHORES DO DESTINO", como coloquei em meu primeiro livro de UMBANDA ASTROLÓGICA, ao tratar da busca do homem por si mesmo, por todos os mistérios que envolvem a vida e que estão ao seu redor, eu quis na verdade, colocar em discussão o que já existe desde sempre no meio filosófico, espiritualista, esotérico e religioso, que é o debate sobre até que ponto o homem é livre ou comandado por forças superiores.

E nesse debate, as religiões se debruçaram séculos em busca de uma conclusão. O aplicado Santo Agostinho, foi um dos grandes homens a se inclinar aos estudos dessas questões, como por exemplo, sobre a Astrologia, se os astros influenciavam ou não nossa vida. No entanto, sabemos bem, que a maioria das pessoas, que se prestaram a estudar tanto os prós, quanto os contras, sabemos bem a que na maior parte, tinha uma agenda oculta por trás deles, ou seja, no caso de Santo Agostinho, por exemplo, sabemos que ele tinha a pressão da Igreja, da sua fé e dos medos, desenvolvidos como estudante da teologia cristã. Dai se cria limites, preconceitos e nem sempre se vai a fundo nas questões, pois esbarra-se nos limites da religião. E geralmente isso ocorre em todas as vertentes, da mesma forma como temos livros do meio esotérico, que sabemos que as crenças dos autores, acabam influenciando. Por isso tentei o máximo ficar longe dos cultos, das religiões e desenvolver minha tese, o mais inspirado possível em meus próprios conhecimentos.

Estudos forjados com material de diversas vertentes, até mesmo as não religiosas, as materialistas e mesmo as da ciência. Mas, sabemos que quem escreve sobre conceitos como estes, não escreve pra cientistas, ateus ou materialistas, e sim pra quem se identifica com o assunto e busca o algo mais naquilo que lhe é latente na alma. Portanto escrevi pra espiritualistas, estudantes de magia, de Wicca, de Umbanda, de astrologia, de Candomblé, de Ifá, de Espiritismo e de um modo geral, de quem tenta entender sua ancestralidade. Porém, deixo, claro, meus conceitos a disposição de qualquer um que quiser debater, como por exemplo, sobre a tese de três forças atuantes sobre a vida, quando em nossa era por exemplo, há quem aceite apenas duas ou apenas uma. 

As forças que estou falando são o destino, o livre-arbítrio e o acaso. Que são as três forças que aceito como atuantes na vida dos seres vivos, gerenciadas por Deus e seus ministros. Porém tá cheio de filosofias, publicações e defensores de apenas duas, o destino e o livre-arbítrio. Como tem também os que acreditam apenas numa dessas duas, ou seja, tem os que acreditam no destino e os que acreditam apenas no poder da vontade ou do livre-arbítrio. 

Na filosofia de Umbanda Astrológica, após anos de estudos, a minha conclusão é que as 3 forças operam, ora juntas, ora contrapostas e ora uma dá espaço pra outra. Ou seja, há diversas ocasiões na existência e assim em certos momentos o livre-arbítrio prospera ou comanda, da mesma forma que em outros, o destino comanda, já em outros o acaso entra pra corrigir as coisas. Assim sabemos que tem partes da nossa existência que o destino impera, que não podem ser mudadas e que temos que simplesmente vivê-las e aceitá-las. Não escolhemos por exemplo, onde nascer, como nascer, qual será nosso DNA e mesmo ao longo da vida, não podemos decidir sobre o que acontece com o nosso organismo, apenas cuidar dele pra que certas coisas não aconteça com excesso.

Da mesma forma em muitos momentos o destino deixa que possamos decidir, ele sai pra que a nossa vontade apareça. E quando nem o destino impera e nem a nossa vontade foi capaz de cumprir o projeto, ai entra o acaso pra corrigir ou reformular as questões. Porém muitas pessoas, costumam escolher acreditar em apenas um ou outro. Nas redes sociais por exemplo, tá cheio de frases do tipo que diz "você consegue tudo o que quiser, basta querer..." e assim por diante. O que é um incentivo ao otimismo da pessoa, mas, ao mesmo tempo não condiz com a realidade. Na verdade cria ilusões. Tem pessoas que teimam a vida toda buscando um objetivo que tá na cara, mesmo pra quem não é místico, que jamais ela conseguirá, mas, com essa ilusão que todo mundo "consegue qualquer coisa", ela perde anos e anos da vida sem se mancar! Nós não nascemos pra ser tudo, pra ter tudo e com força pra conquistar tudo. 

Não é todo mundo que pode por exemplo, ser um campeão de MMA, mesmo que ela tome bomba, treine a vida toda, busque todo tipo de arte marcial. E assim em todo seguimento. Porém tem pessoas que por ver outra fazendo algo ela se ilude achando que poderá fazer o mesmo! E não é bem assim. E por isso temos profissionais ruins em todos os seguimentos, porque tá cheio de gente que tenta aquilo que é incapaz de desempenhar direito. Ou seja, as pessoas não se dão conta que há vocação e dom. Tem muita gente que se mente em ser algo e fazer algo, por vocação, mas, nem sempre isso basta. Da mesma forma que tem pessoas que tem dons e ignora-os, abdicando-se deles. Os profissionais de sucesso ou pessoas que tem uma vida de sucesso, são aquelas que fazem com vocação aliada aos dons. 

No entanto, acontece que muitos tem dons e teima em ignorá-los, gente que por exemplo, tem dom musical, artístico ou pra fazer coisas importantes, mas, que renega, busca fazer algo diferente, por preguiça ou por que não quer pagar o preço. Pois tudo tem um preço. E é por isso que tá cheio de pessoas insatisfeitas na vida, fazendo coisas que não gosta. Ao ponto que tá cheio de outras que acha que tá fazendo o que gosta, mas, também tá insatisfeita, porque não tem o dom pra desempenhar bem! As pessoas tem como maior problema a falta de semancol ou seja, seguem mais os instintos e não a consciência. Tem pessoas que até percebem que não tem futuro promissor numa area, mas, por teimosia, bate de frente e continua dando "murro em ponta de faca".

E isso acontece também no amor. Tá cheio de gente que passa a vida toda, lutando por um suposto amor, que não existe, em casamentos ou relacionamentos horóscopos que só trazem lágrimas, vergonha e dor, mas, ficam repetindo pra si mesmos "não vivo sem ele...". Ou seja, a falta de autoestima, de força e a grande teimosia, faz com que muitas pessoas passem a vida insistindo na espera de uma mudança que jamais acontecerá. E não acontecerá por dois motivos: primeiro porque ela escolheu errado, tá ali e com aquela pessoa, pelo mau uso do livre-arbítrio e contra o destino; E segundo, porque ela não tenta recomeçar.

Tem também as pessoas que caem em armadilhas, se deixam usar e se envolver por pessoas manipuladoras, são usadas e se acostumam por isso. Tá cheio por exemplo, de cunhadas, que ficam anos, transando com o cunhado, servindo de objeto sexual, mesmo sabendo que nunca vai dar em nada. Existem amantes que ficam uma vida inteira, esperando que a outra pessoa largue seu conjugue e venha em definitivo, o que quase sempre acontece o ontrário. Tem ainda os que colocam como meta conquistar alguém que não é pra ser seu e por essa cruzada pessoal insana, perdem uma vida inteira.

E assim sabemos que é a falta de ouvir seu Eu Interior, seus ancestrais, buscar entender seu destino e de que forma deve usar seu livre-arbítrio. Mas, isso é impossível não? Não, justamente por isso surgiram os magos, os mestres, os monges e tudo ligado a busca espiritual. Que muitos confundem com busca de poder, de manipulação de riqueza. Mas, que a principal busca é compreender a si mesmo, entender sua missão e achar seu caminho neste mundo. Se e quantos conseguem? Isso é difícil determinar, apenas digo que este é o caminho. A busca começa por ai, por tentar primeiro entender quem somos e depois pra onde devemos seguir. É uma busca longa e não como todos pensam que pagam por um mapa astrológico e vão ter a receita de sua vida. Tem gente que vai a uma consultoria achando que pagando cem reais, terão todo passado presente e futuro nas mãos, pra depois virar as costas e não voltar jamais! É um grave engano. As pessoas precisam de iniciação, de vigília constante e de focar a luz, usando a fé, a ritualística e o compromisso o tempo todo.

Quando falo em "Senhores do Destino", me refiro as forças Supremas que controlam o sistema, o Cosmos, partido da maior delas, que considero o Criador da vida e de tudo - Deus! E seus ministros, anjos, orixás, guias de luz e toda força ancestral de nosso planeta. E como eu disse, eles servem de juizes, avaliando a partir do livro da vida de cada um, da soma do consciente e inconsciente, pra ver onde atuam, se precisam atuar e de que forma o carma se desenrola.

A visão da Umbanda Astrológica é diferente em alguns aspectos da Umbanda Tradicional e do Candomblé. Por exemplo, os orixás não vistos como na maioria dos seguimentos afrobrasileiros, como simples espíritos, ancestrais ou forças que representam elementos e a natureza. Na Umbanda Astrológica, os orixás, também são vistos como forças de egrégoras e signos. Assim como os odús do Ifá. Ao mesmo tempo em que signos astrológicos ou do Ifá, não vistos apenas como casas e símbolos, mas, como tendo senhores responsáveis por aqueles portais e casas. Ou seja, há um mistério muito mais complexo do que as formas simplistas que muitos divulgam e confundem. Só que o ser humano tende a ter dois comportamentos radicais: ou são tradicionalistas e creem apenas naquilo que está pré-estabelicido por tradições que ele conhece e que por isso teima em não mudá-las ou contestá-las, e/ou, é anarquista, tentando mudar tudo radicalmente e descartar o que já está em vigência. Quando na verdade, temos que aceitar, acatar ou buscar reformular, com prudência, apenas aparando arestas, tentando entender e corrigir sem uma agressiva reformulação insensata.

Mas, os cultos afrobrasileiros causam tantos debates e  estigmas, pelo fato que ele é divulgado. Muita gente não pisa os pés num terreiro por exemplo, nem vai num jogo de Tarô ou de búzios, achando que indo lá tá indo falar com mortos, tá indo na macumba ou tá indo a um pacto! O que não tem nada a ver. Nem sempre ao falarmos de orixás, estaremos falando de espíritos, mas, de signo. Dizer por exemplo que uma pessoa é de Oxóssi, não quer dizer que ela vai incorporar um índio ou que tem caboclos na sua cola o tempo todo. Apenas quer dizer que ela tem a força dessa vibração que tem o signo ligado a terra, as florestas, a vida no meio ambiente e que é uma pessoa com características desse orixá. Temos que compreender que orixá, nem sempre é espírito ou entidade literal, mas, símbolo, signo e força ancestral.

Da mesma forma que, signos, não podem ser vistos apenas como símbolos pra serem lidos. Na visão de Umbanda Astrológica, e por isso a fusão empregada, vemos a força atuante de senhores de cada portal zodiacal, representantes dessa força e por isso a comparação ou cruzamento com os orixás. Assim como cruzamos cabalísticamente com anjos ou qualquer outras forças espirituais. Então quando falamos de Senhores do Destino, falamos por exemplo de Orumila, a Testemunha da Criação, que através dos signos de Ifá, a sua Coroa Astrológica, revela os segredos divinos ao homem. Pois o homem ao se ver em dúvida e sozinho, busca sempre o sagrado em busca de respostas.

Axé a todos e Shalom!

Leiam meu livro:

Compre o seu aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)