Inanna era a deusa (dingir) do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos sumérios, sendo associada ao planeta Vênus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumerianas.
Assim como Lilith que é vulgarmente tratada como um demônio da noite, a Pombagria também é descrita dessa forma, aliás, muito assemelhada ou identificada também com Lilith. A Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão. E a Pombagira a mulher de Exu, um dos primeiros orixás, senhor dos caminhos e mensageiro dos Senhores do Astral Superior. Sendo tambem senhores do portal entre consciencia e subconsciência.
De Lilith pensa-se que o Relevo Burney, um relevo sumeriano, a represente. Muitos acreditam que há uma relação entre Lilith e Inanna, deusa sumeriana da guerra e do prazer sexual. E porque não a identificarmos também com Pombagira? Pra muitos Pombagira é só um egum, um ser desencarnado, mas, ela é mais que isso, é também um ser ancestral, e é responsável pela sexualidade.
Surge em praticamente todos os mitos, sobretudo pelo seu caráter de deusa do amor (embora seja sempre referida como a virgem Inanna); por exemplo, como se a deusa tivesse se apaixonado pelo jovem Dumuzi, tendo este morrido, a deusa desceu aos infernos para resgatá-lo dos mortos, para que este pudesse dar vida à humanidade, agora transformado em deus da agricultura e da vegetação.
Carlinhos Lima
Mago de Umbanda Astrológica, Astrólogo, Tarólogo e Pesquisador.
2/9/2010
- ...
-
QUÍRON RETRÓGRADO: poderes de cura, iniciáticos e alquímicos O caminho da percepção Os planetas retrógrados são mai...
-
Extremamente difícil, porque o indivíduo sente que todas as coisas que tenta fazer estão bloqueadas pelas circunstâncias ou oposição dos ou...
-
O termo Orixá e o nome dos respectivos Orixás deriva-se da Índia, do Egito e de povos mais antigos, na África esses termos ...