Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

sábado, 23 de julho de 2011

Sob as asas dos anjos na Umbanda


Pois é queridos irmãos, que a paz do Senhor nosso Deus, Criador do Universo e senhor de todo amor e luz esteja convosco! Falta-me tempo pra tá aqui atualizando o blog como gostaria, pois, minhas responsabilidades me tomam grande parte do meu dia, pois na verdade sou um guerreiro solitário, sem apoio de pessoal, faculdades ou recursos financeiros fartos como muitos tem por  grandes centros luxuosos. Mas, vou fazendo o que posso na medida do possivel, sempre estudando bastante, aqui com minhas pesquisas, meditações e orações para que o Astral Superior me ilumine e me guie pra que sempre que possivel eu possa trazer alguma mensagem pra vocês.

Eu como buscador sempre soube o quanto é complicado ser um medium sem orientação, sem apoio, sem respostas e sem acesso. Busca-se informações, e quase sempre elas lhes são negadas! Vemos pessoas com nariz arrebitado, autores de livros, vendedores de cursos e exclusivistas, que na verdade só tem é muita panca, muita enrolação e malandragem. Mas, não desistimos nunca, pois, se o astral nos contactou, nos escolheu e nos faz  ter vontade de seguir adiante, sempre vamos lutar firmes e honestamente.

Por falar em informações, quero mais uma vez dizer que muitos são os questionamentos, os quais respondo sempre na medida do possivel, grande parte, na verdade maioria por email, mas, alguns que tem emails coincidentes, com a mesma pergunta e sempre trago pra cá  pro blog pra dar um tino a outras pessoas. Os questionamentos são dificeis de responder, não só por que ter respostas é coisa complicada e séria, como  pelo fato de termos um nível muito alto de sectarismo, fanatismo e retrogradas posturas em todo meio religioso. Assim nem sempre o que respondermos será aceita, entendido ou pode ser taxada como verdade absoluta! Na verdade cabe a cada um aceitar ou não, caso se identifique e siga ou  não, caso ache importante...

Bem uma questão importantissima que sempre chega até mim é sobre anjos e demonios na Umbanda, muitas pessoas já tá mais do que ciente da mistura que há na Umbanda Brasileira com muitas formas de crenças, como o esoterismo, o espiritismo, o catolicismo, budismo e muitas outras coisas. Como também sabemos bem como o sincretismo distorceu muita coisa, a superstição, maculou grande parte dessa Umbanda que deveria ser mais profunda do que é hoje e como a tradição oral nem sempre se apresenta completa, pois está sempre sujeita a deturpação.

Eu não tenho duvida que a Umbanda deu um grande passo com o Mestre Da Matta, quando ele tentou fazer uma sintese de vários seguimentos, serviu não só pra resgatar muito do que havia sido esquecido, ou não havia sido captado, ou tinha sido realmente ignorado pelos líderes da Umbanda no Brasil, além do mais, ele tentou codificar,  tornar mais acessivel e compreensivel tudo aquilo que conseguiu acessar e acreditar. Foi desse esforço que surgiu a vontade em muitas pessoas em levar adiante os estudos, a busca   pela convergência e pela ordem mais serena, mais harmonica e mais conetada pra unir o saber dos cultos afro-brasileiros. E é por causa disso que temos hoje em dia várias casas de culto com um novo paradigma, mais voltado ao esoterismo, a uma ordem mais profunda e a busca de um saber mais centrado nos mistérios da ancestralidade. Mas, creio que de Da Matta pra cá não houve mais evolução, o que temos hoje em dia é uma grande ficção inebriando a literatura umbandista e pouca verdade sendo dita, com o unico proposito de dominar, lucrar e centralizar nas mãos de poucos o saber umbandistico.

O Mestre Rivas Neto que a meu entender é o maior mestre em atividade hoje, vem tentando fazer o maximo que pode, levando informação com honestidade e tentando explicar aquilo que tem acesso com muita  modéstica e raciocinio elevado. No entanto,  as faculdades de Umbanda  a meu vêr estão longe de dar o passo importante que deveria dar. Creio isso por que não aceito que o simples saber vindo da tradição oral tenha a maior importancia para que essa convergência seja feita, mas,  é no saber da tradição oral que essas faculdades estão mais focadas e por isso, nunca serão capazes de fazer as reformas que são necessáris para a Umbanda florecer e brilhar como deve.

Muitos criticam Pai Matta por tentar codificar ou decodificar a Umbanda, mas, é justamente neste ponto  que ele mais contribuiu e cresceu. Sem o codigo não conseguimos acessar a magia, as leis e a fé. Como disse João Paulo II, "a fé tem que ter as asas da razão" e a tradição oral por ser tão flexivel, tão acessivel por qualquer um e tão facil de deturpar não pode ser o pilar principal da Umbanda.

Sem os ponteiros do relogio não podemos medir o tempo, sem a contagem dos odús e itan ifás, não se pode interpretar o Orumilá Ifá, sem os arcanos não se pode usar o Tarô e sem as configurações não se pode ler o  horoscopo, ou sem as linhas, não se pode estudar quirologia... E assim por diante. Veja que sem a Biblia e os documentos sagrados, o judaismo e  catolicismo, o Cristianismo como um todo, não existiria mais. Sem todo saber codificado a astrologia já teria desaparecido. Então não podemos ficar reféns apenas da tradição oral, ou corremos o risco de ter o mesmo fim dos conhecimentos mais,  incas, celtas, mijis e muitos outros! Simplesmente sumir...

Mas, respondendo a pergunta que vários irmãos me  mandaram, sobre anjos e demonios, respondo que acredito sim na existência deles, que os anjos trabalham pela força da luz, do bem e servem a Deus, e que Demonios são criaturas sombrias que querem nos fazer cair. E que os anjos são mais importantes que os orixás  pois os orixás estão ligados a ancestralidades da alma humana, já os anjos  estão ligados a nossa ancestralidade celeste. Mestre Da Matta fez muito bem em citar os anjos nas suas codificações de Umbanda Esoterica, pois,  Miguel ou Mikael da Cabala  está acima de Xangô, assim como os demais arcanos estão acima dos outros orixás.  E não se enganem Satanas, existe, ele é forte e não são poucas orações que podem amedrontá-lo, na verdade ele faz parte do sistema antigo, e não se iludam com essa historinha de que a "magia é neutra" que exu trabalha para "o bem e o mal", por que na verdade tudo nessa vida tem seu papel definido, aquilo que trabalha para o bem sempre tem seu papel  para o crescimento e aquilo que trabalha para o mal sempre quer destruir.

Axé a todos e não me julguem ao falar aqui de anjos estarem acima de orixás, na verdade não tiro a importancia e poder das entidades cosmicas, na verdade só quero deixar claro que cada criatura celeste ou terrestre, tem seu papel embaixo do sol.     Os orixás estão  masi proximos da ancestralidade humana e tem um papel mais primordial quando o assunto são relações, amores, odios e outras provações,  já os anjos tem seu papel de mensageiros divinos, com um toque mais sagrado onde sua intercessão é mais elevada! Enfim são segredos, misterios e os bons mediuns sabem captar a importancia disso, pois, já vi grandes pais de santo que ao ascender a vela pra seu orixá, nunca deixa de ascender a vela do seu anjo da guarda! Ele sabem bem que precisa de proteção espiritual, que as asas do Senhor é seu maior e melhor refúgio.

Axé e paz a todos!

Carlinhos Lima
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)