Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Magia Sagrada: O poder do Borí



Rituais


O Bori Da fusão da palavra Bó, que em Ioruba significa oferenda, com Ori, que quer dizer cabeça, surge o termo Bori, que literalmente traduzido significa “ Oferenda à Cabeça”.

Do ponto de vista da interpretação do ritual, pode-se afirmar que o Bori é uma iniciação à religião, na realidade, a grande iniciação, sem a qual nenhum noviço pode passar pelos rituais de raspagem, ou seja, pela iniciação ao sacerdócio.

Sendo assim, quem deu Bori é (Iésè órìsà). Cada pessoa, antes de nascer escolhe o seu Ori, o seu princípio individual, a sua cabeça. Ele revela que cada ser humano é único, tendo escolhido as suas próprias potencialidades. Odú é o caminho pelo qual se chega à plena realização de Orí, portanto não se pode cobiçar as conquistas dos outros.

Cada um, como ensina Orunmilá – Ifá, deve ser grande no seu próprio caminho, pois, embora se escolha o Orí antes de nascer na Terra, os caminhos vão sendo traçados ao longo da vida. Exú, por exemplo, mostra-nos a encruzilhada, ou seja, revela que temos vários caminhos a escolher.

Ponderar e escolher a trajectória mais adequada é a tarefa que cabe a cada Orí, por isso, o equilíbrio e a clareza são fundamentais na hora da decisão e é por intermédio do Bori que tudo é adquirido. Os mais antigos souberam que Ajalá é o Orixá funfun responsável pela criação de Orí.

Desta forma, ensinaram-nos que Oxalá deve ser sempre invocado na cerimónia de Bori. Iemanjá é a mãe da individualidade, e por essa razão está directamente relacionada com Orí, sendo imprescindível a sua participação no ritual. A própria cabeça é a síntese dos caminhos entrecruzados. A individualidade e a iniciação (que são únicas e acabam, muitas vezes, configurando-se como sinónimos) começam no Orí, que ao mesmo tempo aponta para as quatro direcções.
OJUORI – A TESTA ICOCO ORI – A NUCA OPA OTUM – O LADO DIREITOOPA OSSI – O LADO ESQUERDO Desta mesma forma, a Terra também é dividida em quatro pontos: norte, sul, este e oeste; o centro é a referencia, logo, todas as pessoas se devem colocar como o centro do mundo, tendo à sua volta os quatro pontos cardeais: os caminhos a escolher e a seguir.

A cabeça é uma síntese do mundo, com todas as possibilidades e contradições. Em África, Orí é considerado um Deus, aliás, o primeiro que deve ser cultuado, mas é também, juntamente com o sopro da vida (emi) e o organismo (ese), um conceito fundamental para compreender os rituais relacionados com a vida, como o Axexê (asesé).

Nota-se a importância destes elementos, sobretudo o Orí, pelos Orikis com que são invocados. O Bori prepara a cabeça para que o Orixá se possa manifestar plenamente. Entre as oferendas que são feitas ao Orí algumas merecem menção especial. É o caso da galinha de Angola, chamada Etun ou Konkém no Candomblé; ela é o maior símbolo de individualização e representa a própria iniciação.

A Etun é adoxu (adosú), ou seja, é feita nos mistérios do Orixá. Ela já nasce com Exú, por isso se relaciona com o começo e com o fim, com a vida e a morte, por isso está no Bori e no Axexê. O peixe representa as potencialidades, pois a imensidão do oceano é a sua casa e a liberdade o seu próprio caminho.

As comidas brancas, principalmente os grãos, evocam fertilidade e fartura. Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza. O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos. Todos os elementos que constituem a oferenda à cabeça exprimem desejos comuns a todas as pessoas: paz, tranquilidade, saúde, prosperidade, riqueza, boa sorte, amor, longevidade, mas cabe ao Orí de cada um eleger as prioridades e, uma vez cultuado como deve ser, proporciona-as aos seus filhos.


Carlinhos Lima - Astrologo, Tarologo e Pesquisador.


Mais vistas da semana

 

ZODÍACO: AS DOZE CRIANÇAS



As doze Crianças Zodiacais.
E no principio dos tempos, Deus compareceu ante suas Doze Crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana. Uma por uma, cada criança deu um passo à frente para receber o Dom que lhe cabia e assim o arquétipo humano foi estabelecido com todas suas características primordiais.

"Para ti ÁRIES, dou a primeira semente, para que tenhas a honra de plantá-la iniciando a longa caminhada a caminho do aprimoramento cósmico. Para cada semente que plantares mais outro milhão de sementes se multiplicará em tuas mãos. Não terás tempo de ver a semente crescer, pois tudo o que plantares criará cada vez mais e mais para ser plantado. Tu serás o primeiro a penetrar o solo da mente humana levando Minha Idéia. Mas não cabe a ti alimentar e cuidar dessa Idéia, nem questioná-la. Tua vida é ação, e a única ação que te atribuo é a de dar o passo inicial para tornar os homens conscientes da Minha Criação. Por esse trabalho, Eu te concedo a virtude do Respeito por Ti Mesmo. Tua coragem e tua iniciativa é fundamental, para que a humanidade comece sua caminhada heróica para seu crescimento espiritual".
Silenciosamente Áries, retornou ao seu lugar.

"A ti, TOURO, Eu dou o poder de transformar a semente em substância. É grande a tua tarefa, e requer paciência, pois tens de terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves, assim, questionar, e também não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso Eu te concedo o Dom da Força. Trata de usá-la sabiamente. No entanto, não deves se deixar dominar pelo materialismo, preguiça ou egoísmo, pois se assim procederes tu formara substancias nocivas".
E Touro voltou lentamente ao seu lugar.

"A ti, GEMEOS, Eu dou as perguntas e as respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu Dom, reservado para ti: o Conhecimento. Recebendo a substancia repassada por teu irmão (Touro) não poderás jamais ensinar erroneamente, o se deixar levar pela curiosidade imprudente".
E Gêmeos voltou rapidamente ao seu lugar.

"A ti CANCER, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção. Minha idéia é que provoques neles risos e lágrimas, de modo que tudo o que eles vejam e sintam desenvolva uma plenitude desde dentro. Para isso Eu te dou o dom da Família, para que tua plenitude possa multiplicar-se. Porém não se deixe levar pela gula, e use os conhecimentos recebidos de Gêmeos, para dar bons ensinamentos a tua família."
E Câncer voltou ao seu lugar.

"A ti LEÃO, atribuo à tarefa de exibir ao mundo Minha Criação em todo o seu esplendor. Mas deves ter cuidado com o orgulho, e sempre lembrar que é Minha Criação, e não tua. Se o esqueceres, será desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho, basta fazê-lo bem. Para isso te concedo o Dom da Honra. No entanto essa honra só será plena se fizeres cumprir as leis, ter obediência ao teu Criador e pregar a misericórdia a todos os povos".
E Leão voltou, majestosamente ao seu lugar.

"A ti, VIRGEM, peço que empreendas um exame de tudo o que os homens fizeram com a Minha Criação. Terás de observar com perspicácia os caminhos que percorrem, e lembrá-los de seus erros, de modo que através de ti, Minha Criação possa ser aperfeiçoada. Para que assim o faças, Eu te concedo o dom da Pureza de Pensamento. Essa pureza deve ser repassada a todos os trabalhos da humanidade, em especial nos trabalhos necessários a cura e caridade".
E Virgem, voltou pensativamente ao seu lugar.

"A ti LIBRA, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente de seus deveres para com os outros, para que ele possa aprender a cooperação assim como a habilidade de refletir o outro lado das suas ações. Hei de levar-te aonde quer que haja discórdia, e por teus esforços te concederei o Dom da Paz. Também através de ti se propagara a justiça e a lealdade. Além disso por ti o amor se manifestará através da união dos opostos".
E Libra retornou ao seu lugar.

"A ti, ESCORPIÃO, darei uma tarefa muito difícil. Terás a habilidade de conhecer a mente dos homens, mas não te darei a permissão de falar sobre o que aprenderes. Prudência estará presente em tua alma. Muitas vezes te sentirás ferido por aquilo que verás e em tua dor te voltarás contra Mim, esquecendo que não sou Eu, mas a perversão da Minha Idéia que te faz sofrer. Verás tanto e tanto do ser humano, que chegarás a conhecer o homem enquanto animal, e lutarás tanto com os instintos animais de ti mesmo, que perderás o teu caminho; mas, quando finalmente voltares a mim, Escorpião, terei para ti o Dom supremo da Finalidade. Será também através de ti que a mutação e o aprimoramento genético se dará".
ESCORPIO retornou ao seu lugar.

"SAGITÁRIO, a ti Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as suas distorções da Minha Idéia, eles se tornam amargos. Através do riso, darás ao homem a esperança, e através da esperança voltarás os seus olhos novamente para Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento, e em cada vida que atingires, conhecerá a inquietação. A ti, Sagitário, darei o dom a Infinita Abundância, para que te possas expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão e levar até ele a esperança e a Fé. O conhecimento superior se manifestara por ti através do legado herdado de seu irmão (Escorpião)".
E Sagitário voltou ao seu lugar.

"De ti, CAPRICORNIO, quero o suor da tua fronte, para que possas ensinar aos homens o trabalho. Não é fácil a tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens cair sobre os teus ombros; mas, pelo jugo de tua carga, ponho em tuas mãos a Responsabilidade sobre o caminho do homem. Terás que ensinar o dom da liderança, da obediência e do respeito, sempre com paciência, prudência e humildade."
E Capricórnio tornou pensativamente ao seu lugar.

"A ti, AQUARIO, dou o conceito do futuro, para que através de ti o homem possa ver outras possibilidades. Terás a dor da solidão, pois não te permito personalizar o Meu amor. Mas, para que possas voltar os olhares humanos em direção a novas possibilidades, eu te concedo o dom da Liberdade, de modo que, livre, possas continuar a servir a humanidade onde quer que ela necessite de ti. Essa tua liberdade deve servir para modernizar conceitos e promover a renovação com aperfeiçoamento das civilizações. Mas o dom elevado dessa liberdade só terá frutos quando compreenderes que a maior liberdade só existe na união, pois através dela é que o amor se manifesta".

E Aquário retornou ao seu lugar.

“A ti, PEIXES, dou a mais difícil tarefa de todas. Peço-te que reúnas todas as tristezas dos homens e as tragas de volta para Mim. Tuas lágrimas serão, no fundo, Minhas lágrimas. A tristeza e os padecimentos que terás de absorver, são o efeito das distorções impostas pelo homem à Minha Idéia, mas cabe a ti levar até ele a Compaixão, para que ele possa tentar de novo. Por essa tarefa supremamente difícil, Eu te faço o dom mais alto de todos. Tu serás o único de Meus doze filhos que Me compreenderá. Mas este Dom do Entendimento é só para ti, Peixes, pois quando tentares difundi-lo entre os homens, eles não te escutarão. Também não deves tentar usar os teus dons místicos ou conhecimentos ocultos que acumulará através das varias vidas, pois isso acarretará em sofrimentos. Pois a ti será sintetizado o poder do carma da humanidade, o qual passara a mensagem que mostrara que somente com paciência e resistência o homem evolui".
E Peixes voltou pensativo ao seu lugar.

E então DEUS disse: "Cada um de vós tem uma parte da Minha Idéia e de minha essência, recebendo uma centelha do meu espírito através da luz do Sol que será aperfeiçoada pelos astros. Não deveis confundir a parte com o todo dessa Idéia, nem podereis negociar vossas partes entre vós. Pois cada um de vós é perfeito, mas não compreendereis isso até que vós Doze sejais Um. Pois então o Todo de Minha Idéia será revelado a cada um de vós. Cabe a cada um, saber harmonizar todas as camadas de seu espírito, sendo que cada camada se integra com perfeição a todas as outras"

E as Doze crianças foram embora, cada uma determinada a executar seu trabalho da melhor maneira, para poder receber o dom que lhe havia de caber. Mas nenhum entendeu plenamente sua tarefa, e quando voltaram, confusos, Deus disse: "Cada um de vós acredita que o Dom do outro é melhor. Por isso eu permitirei que negocieis entre vós". E, por um momento, cada criança ficou entusiasmada, imaginando as possibilidades da nova missão. Mas Deus sorriu e disse: "Voltareis a Mim muitas vezes, pedindo-me para serdes liberados de vossas missões. E em cada vez que isso acontecer, Eu entenderei vosso pedido. Passareis através de inumeráveis encarnações antes que a missão originária que vos prescrevi esteja completada. Dou-vos um tempo infinito para que a completeis, pois só quando estiver terminada a missão é que podereis estar Comigo".

Assim cada uma das crianças tem seu tempo de testar as possibilidades das outras. e cada uma pode fazer também o papel das outras, mas sempre com o seu toque pessoas. Sendo que cada uma pode dar inicio aos ciclos como todas as outras e todas tem a chance de plantar a semente, assim como Áries. Ou seja, ao passar pelo Ascendente todas as outras Onze crianças começa um ciclo diferente e necessário. Isso leva as demais as outras posições fazendo ambas conhecer os dons e limitações das outras. tudo isso é necessário para que todas se conheçam e se conformem com o que receberam, percebendo que todos tiveram dons de iguais valores.

Com a troca de posições dos signos através do Zodíaco vemos o grande poder da Sabedoria de Deus se manifestar e cada uma das doze crianças acabam aprendendo e compreendendo sozinhas através da evolução todos os conhecimentos essenciais para a evolução espiritual. Além do mais todo conhecimento adquirido e moldado pelas ações constantes de todos os planetas que atem sempre sobre todas as camadas da alma, dando a ela integração e harmonia em busca da perfeição.



ASTROLOGIA E UM GRANDE ASTROLOGO



Quero a aqui render minhas homenagens ao grande astrólogo JUAN ALFREDO CÉSAR MÜLLER pelo seu trabalho em prol da astrologia.
Psicólogo, homeopata e astrólogo foi idealizador, fundador e presidente da gestão inaugural da primeira associação de astrólogos surgida em nosso país. Em 1978, criou e presidiu o I Colóquio Brasileiro de Astrologia em São Paulo, evento que deu início a realização de congressos brasileiros unindo profissionais, estudantes e pesquisadores de vários estados da federação.



Lá estiveram presentes alguns dos mais renomados astrólogos do país, tais como Emma Costet de Mascheville, Waldyr Bonadei Fücher, Rodrigo Araês, Olavo de Carvalho, etc., Secretariou o evento o professor Willy Wirz, pesquisador e professor de Astrologia.
Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 29/06/1927 às 14h30m, originário de família suíça é tetraneto de Johann Müller de Königsberg - o célebre astrólogo, prelado e matemático alemão Regiomontanus, nascido a 6 de junho de 1436. Regiomontanus dirigiu seu próprio observatório astronômico, editou efemérides de 30 anos e criou um dos doze sistemas de cálculos de casas astrológicas, que leva seu nome. Criou um dos fundamentos da trigonometria e escreveu comentários sobre o Almagesto.
Müller estudou na Suíça, onde se formou psicólogo na Universidade de Zurique. Foi aluno de Jung, que o obrigou a cursar a cadeira livre de Astrologia para que pudesse receber seu diploma. Segundo contava Müller, Jung lhe obrigou a estudar Astrologia para que aprendesse a não criticar algo que não tivesse estudado. Talvez Jung conhecesse a ascendência de Müller e tenha por isso percebido o papel importante que a Astrologia teria em sua trajetória. Vejam a comparação entre os mapas de Regiomontanus e Müller. São notáveis os contatos quase exatos existentes entre Netuno, em ambos os mapas quase no mesmo grau de Leão, bem como a conjunção de Plutão de Regiomontanus com conjunção de Lua e Plutão do nascimento de Müller.
Assim, através de Müller, a Astrologia nacional compartilha raízes profundas com a tradição européia, tanto através de Regiomontanus quanto de Karl Gustav Jung, responsável pela reabertura da cátedra de Astrologia na Universidade de Zurique. No mapa astral de Müller, Aquário na casa IV, assinalando suas raízes astrológicas, com Urano recebendo conjunção de Júpiter e o trígono de Mercúrio e o trígono exato do Ascendente. Urano encontra-se em quadratura à conjunção de Urano e Netuno em Capricórnio na casa XI do mapa do Grito do Ipiranga, o que é consistente com sua atuação pioneira e impulsionadora à Astrologia Nacional.
Fixou-se em São Paulo em 1952. Foi membro do Conselho Holos Brasil, filiado à Universidade Holística de Paris. Fundou e presidiu a Sociedade Brasileira de Szondi. Ministrou juntamente com o Prof. Raul Varella e com a colaboração de Olavo de Carvalho e Antonio Carlos Harres, o primeiro curso de extensão em Astrologia para formandos em Psicologia na PUC de São Paulo, em 1979. Participou como palestrante de vários eventos promovidos pela Escola Júpiter em São Paulo e SARJ no Rio de Janeiro.
Faleceu por volta das 18h do dia 01/07/1990 em SP, quando o Ascendente entrava em conjunção com Saturno em Capricórnio, repetindo aspecto semelhante ao seu nascimento, com o Ascendente em conjunção a Saturno em Sagitário.
Psicólogo Clínico altamente conceituado, o Dr. Müller utilizava princípios astrológicos no diagnóstico e tratamento de pacientes. Falava fluentemente o português, o espanhol, o alemão, o francês e o inglês. Além disso, conhecia profundamente os tratamentos homeopáticos, assim como alguns princípios alquímicos. Por sua coragem profissional, por seu caráter e por seus conhecimentos, o Dr. Müller é um marco na história da Astrologia nacional.
Com a força de sua autoridade científica, conhecimento profundo do assunto e elegância natural, soube fazer-se ouvir na defesa de nossa causa. Continuamos precisando de muitos "Dr. Müller" para esclarecer o público, afastar os preconceituosos e dar a devida respeitabilidade ao nosso movimento. Espero que a CNA consiga coroar esse trabalho.

Juan Alfredo César Müller merece sim ser indicado como patrono da CNA. (artigo do site da CNA)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (343) astrologia (299) signos (205) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) horóscopo (43) espaço (42) anjo (36) esoterismo (36) arcanos (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)