Total de visualizações de página

Planetas e Orixás regentes de 2023

domingo, 22 de novembro de 2015

Não maculem a Umbanda com modismos populistas só pra agradar e atrair seguidores!

Não chamem o Baixo-Astral pra seu ambiente

Olhando a Umbanda e Candomblé de longe, de fora dos terreiros, mas, tentando me manter informado, fico feliz ao saber que há mais pessoas de fé nos orixás do que os sensos e pesquisas nos mostram. Mesmo muita gente escondendo a sete chaves sua fé, a verdade é que há um interesse maior do que se pensa pelo conhecimento dos orixás. Mas, ao mesmo tempo, o que enfraquece e tá acabando com a Umbanda e cultos afrobrasileiros, é tanto a confusão, má pregação e ganância, quanto a má fé de falsos líderes. É impressionante ver a confusão no meio da Umbanda. Por um lado a macumbaria corre solta nos grandes centros, onde supostos sacerdotes, tentam viver e até enriquecer com rituais, consultas e mau uso do axé. Já por outro lado, um falso puritanismo, o sufocamento da Umbanda pelo kardecismo e publicações de ficção que pregam que a Umbanda "é cristã e que orixás são desnecessários". E assim as pessoas usam exageradamente de forma banal as palavras: cigana, Zé Pilintra, Exú, Kiumba e Pombagira. Existe, uma busca incansável de marqueteiros da fé, de rotular e estigmatizar a Umbanda, como algo cristanizado, mas, que utiliza-se de praticas necromantes, xamânicas e obscuras. Enfim, é um "balaio de gato só". Falta descência e coerência. Se de um lado pregam puritanismo, por outro, pregam ganãncia e bagunça fetichista.

E não é fácil falar disso, pois o ódio de quem promovo uma Umbanda "populista" é enorme. Supostos "teólogos" misturam uma espécie de Umbanda de "faz de conta", com crenças cristãs, simpáticas a um país de predominância cristã. E assim como evangélicos destroem o cristianismo iniciático e sagrado, com suas crenças superficiais e sem sacerdócio, também o kardecismo sufoca a Umbanda, com seu jeitinho "mauricinho", "culto" e puritano. E o Kardecismo, é uma crença fantástica. Longe de mim criticar  esse importante seguimento, porém o que critico aqui é a mistura ou confusão que alguns umbandistas fazem ao quere mesclar uma coisa a outra - Umbanda é culto afrobrasileiro e kardecismo é outra coisa, de espiritualismo, mais eruopeu.

Mas, enfim, cada um siga como quizer. Quem quizer renegar os orixás que o faça. Quem quizer se apegar apenas a eguns trabalhando na corrente astral de Umbanda que faça. Problema de cada um. No entanto, respondendo a diversos questionamentos de amigos e estudiosos que me enfiam emails com perguntas, quero tocar aqui em algo gravíssimo que anda acontecendo na Umbanda, especialmente do Sul e Sudeste, que é o uso de alucinógenos pra evocar entidades, especialmente drogas como maconha. Se alguém que se diz pai de santo libera o uso de maconha em seu terreiro, saiba que não tem nem firmeza, nem um código de ética apurado e será punido pelo astral em algum momento. 

E médiuns que alega que sua entidade pede o uso de maconha, é melhor averiguar seus conceitos e conhecimentos, pois, ou sua entidade tá sem luz e confusa, ou você está apenas tendo alucinação esquizofrência, confundindo com mediunidade. Enfim, como sempre eu digo, que cada um faz o que quer de sua espiritualidade, mas, como meu papel e divulgar a mensagem, faço para quem quizer ouvir e seguir, mas, quem quizer ignorar, é problema de cada um! E sem esse papo de "erva da paz", que não faz mal ou que é algo que "xamãs faziam" ou outras alegações cinicas que muitos fazem, pois, não vai tirar sua culpa frente ao astral. Droga não é aceita, pois mácula os chacras, a mente, o astral ao seu redor, atrai espíritos ruins de baixo astral e as sombras invadem seu inconsciente.

Caros irmãos, não se esqueçam de seu orí, de seus ancestrais, de sua responsabilidade com suas linhas e chacras. Mulheres por exemplo, que tem pombagiras fortes, ativas e desequilibradas, ao usarem, drogas, alucenógenos, chás toxicos, cocaína ou outras substâncias sombrias, terão problemas conjugais, sexuais e doenças. Homens que tem exus de frente ou comandando sua vida sexual, terão dificuldades pelo caminho. Além do mais, um terreiro é um local onde tá a base ancestral, a família e o axé. Onde deve frequentar a criança, o idoso e as pessoas debem. Nao cai bem, um local com cheiro de drogas no ar, infestando e contrastando com o incendo e o astral do ambiente. É ridículo, ver pessoas sãs, normais e que deveria servir de exemplo, se drogando, tentando fugir da realidade e tentando acessar o sagrado pelo esgoto... não maculem a Umbanda e não desrespeitem os orixás!

E não venham com esse papo de que tribos isso ou aquilo usavam ervas não. Pois tinham também as que faziam sacrificios humanos, estupubros e outras coisas sombrias, mas, nem por isso, nós queremos imitá-los. A Umbanda de hoje é muito puritana pra criticar o Candomblé e rituais ancestrais, fogem de rituais e sacrificios como o demõnio foge da cruz, mas, na hora de aderir a modismos e fraquezas, ai não pensam duas vezes. Tomem noção do que estão fazendo...

Carlinhos Lima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

magia (342) astrologia (296) signos (202) espiritualidade (194) amor (167) Umbanda (155) umbanda astrológica (145) orixá (139) UMBANDA ASTROLOGICA (127) CONCEITOS (120) mulher (120) religião (94) signo (93) anjos (72) comportamento (66) candomblé (62) mediunidade (50) 2016 (49) espaço (42) horóscopo (42) anjo (35) arcanos (35) esoterismo (35) magia sexual (35) oxum (33) Ogum (31) ancestrais (30) sexualidade (29) 2017 (28) estudos (27) fé religião (27) oxumaré (27) iemanjá (25) Yorimá (12)