Usando métodos modernos de pesquisa genética, biólogos dos EUA calcularam quando surgiram na Terra as cianobactérias, que obtêm energia por fotossíntese e são responsáveis pelo aparecimento do oxigênio na atmosfera.
Os cientistas acreditam que o Grande Evento de Oxidação, quando aumentou o teor de oxigênio na atmosfera terrestre, ocorreu no início do Proterozoico, há cerca de 2,45 bilhões de anos.
As cianobactérias tinham produzindo oxigênio antes disso, mas o elemento era gasto totalmente, por exemplo, na oxidação de rochas. Não se sabe quanto tempo durou essa fase "preparatória".
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) demonstraram que todas as cianobactérias que existem agora têm o mesmo antepassado que surgiu há cerca de 2,9 bilhões de anos, segundo o estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.
Seus predecessores se separaram das outras bactérias há cerca de 3,4 bilhões de anos. Naquele momento teria surgido o processo de fotossíntese oxigenada.
Explicando o longo período existente entre o surgimento da fotossíntese e o Grande Evento de Oxidação, os cientistas dizem que os primeiros antepassados das cianobactérias representavam apenas uma pequena proporção do biossistema da Terra primitiva e a quantidade de oxigênio produzido por eles era insignificante.
"Embora haja evidência da primeira fotossíntese oxigenada – que é a mais importante e realmente surpreendente inovação evolutiva na Terra – ainda levou centenas de milhões de anos para ela funcionar", disse o autor principal da pesquisa, Greg Fournier.
- ..
-
QUÍRON RETRÓGRADO: poderes de cura, iniciáticos e alquímicos O caminho da percepção Os planetas retrógrados são mai...
-
A influência dos astros sobre os homens Marte em Touro: Marte neste signo indica grande capacidade de trabalho e espírito de iniciativa r...
-
Extremamente difícil, porque o indivíduo sente que todas as coisas que tenta fazer estão bloqueadas pelas circunstâncias ou oposição dos ou...